A Seleção Suíça de futebol pode não ter a maior lista de conquistas ou mesmo ser tão famosa como a de outros países, mas, ainda assim, ela é extremamente importante para a história do esporte. Isso porque a Associação de Futebol da Suíça foi um dos membros fundadores da Fédération Internationale de Football Association, a FIFA, que até hoje tem no país a sua sede.
Assim, com uma trajetória intimamente ligada à da entidade máxima do futebol, o time nacional suíço tem até histórias interessantes a contar. E, a seguir, você poderá conhecê-las! Boa leitura!
Como surgiu a Seleção Suíça de futebol
Não existem relatos específicos sobre a primeira partida de futebol realizada na Suíça, mas acredita-se que as primeiras partidas tenham sido por volta de 1960, vindas com os visitantes britânicos e os filhos das famílias abastadas do país que retornavam de seus estudos na Inglaterra.
Em 1879, se dei o primeiro clube de futebol do país, nascido de um grupo de estudantes que conheceram o esporte por meio de um professor de inglês. Assim, a Associação de Futebol da Suíça surgiu em 1895. E, com ela, foi criado o primeiro time nacional.
Naquela época, o futebol já era um esporte relativamente popular no país. Contudo, era ligado mais às crianças em idade escolar, aos estudantes e visto também como um simples hobby vindo do Reino Unido. Então, nos primeiros anos, a equipe não alcançou resultados muito expressivos nos jogos dos quais participou.
O primeiro jogo oficial da Seleção Suíça de futebol aconteceu somente em 1905. Na ocasião, enfrentou o time da França na casa do adversário, perdendo a partida por um a zero.
Os primeiros torneios oficiais
Foi somente em 1924 que a Schweizerischer Fussball-Verband — nome oficial da Seleção Suíça de futebol — participou de sua primeira competição oficial: os Jogos Olímpicos de Paris de 1924. E, embora não tivesse nenhum histórico de destaque em competições, a equipe surpreendeu a todos.
A equipe suíça até as finais e desbancando equipes como as seleções da Itália, Espanha e Peru. Na final, os suíços encararam a Seleção Uruguaia, para quem acabaram perdendo por três a zero, ficando com a medalha olímpica de prata.
Dez anos depois, a equipe estreava na Copa do Mundo da Itália de 1934, quando teve um de seus melhores desempenhos, chegando até as quartas de final antes de ser eliminada pela Tchecoslováquia. Ao todo, a Seleção da Suíça participou de 12 Copas do Mundo, mas nunca foi além das quartas, às quais chegou outras duas vezes, em 1938 e 1954.
A partir de então, a equipe sofreu um “apagão”, sem conseguir se classificar para outros torneios internacionais. Foi somente na década de 1990 que a Suíça voltou a figurar entre as grandes seleções mundiais após se classificar para a Copa do Mundo de 1994. Dois anos depois, em 1996, o time disputou seu primeiro Campeonato Europeu da UEFA e em 2019, participou da Liga das Nações da UEFA pela primeira vez.
A relação entre a Suíça e a FIFA
Hoje considerada a entidade máxima do futebol mundial, a FIFA foi fundada em 21 de maio de 1904. Na época, diversas associações de futebol de diferentes países sentiam a necessidade de um órgão que regulamentasse e supervisionasse os torneios do esporte e, principalmente, os jogos internacionais.
Assim, as associações de futebol de seis países mais o Real Madrid — representando o futebol espanhol, visto que a associação do país surgiu somente em 1913 — se reuniram para criar tal organização. E, dentre elas, estava a Associação de Futebol da Suíça.
Embora a FIFA tenha surgido na França, ela logo mudou sua sede para Zurique, capital da Suíça, onde permanece até hoje. Assim como desde 2016, o suíço Gianni Infantino é o presidente da entidade.
Os títulos da Seleção Suíça de futebol
Como dito anteriormente, a equipe de futebol da Suíça nunca foi muito conhecida por sua expressividade e força no futebol mundial. E, apesar de ter participado de várias Copas do Mundo e Olimpíadas, ela não avançou muito em tais competições.
Assim, a maior conquista a Seleção Suíça de futebol se trata da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1924. Além disso, as melhores classificações da equipe em outros torneios internacionais foram as seguintes:
- Copa do Mundo: quartas de final em 1934, 1938 e 1954;
- Campeonato Europeu: quartas de final em 2020 e 2024;
- Liga das Nações da UEFA: quarto lugar em 2019.
Os craques a seleção da Suíça
Mesmo sem ter títulos em seu histórico, a Suíça tem seus jogadores de destaque que atuaram na seleção. E um dos mais queridos pela torcida é Alexander Frei, o maior artilheiro da equipe de todos os tempos. Frei jogou no time entre 2001 e 2011 e, nesses dez anos de Seleção, ele marcou 42 gols em 84 partidas.
Outro atleta que também tem lugar cativo no coração da torcida é Heinz Hermann, um dos jogadores que mais tempo atuou pelo time. Hermann atuou na equipe entre 1978 e 1991, disputando 118 partidas no período.
Contudo, os jogadores que mais defenderam a Seleção Suíça foram Granit Xhaka e Ricardo Rodriguez. Ambos entraram na equipe em 2011 e continuam jogando pelo time atualmente. Xhaka participou de 135 partidas com a camisa da seleção nacional, enquanto Rodriguez fica em segundo lugar, com apenas dez partidas a menos.
Qual é a convocação da Seleção da Suíça de futebol para 2024?
Em 2024, coube a Yakin Murat a responsabilidade de treinar e liderar a seleção suíça de futebol. E, para este ano, o professor convocou a seguinte equipe:
Goleiros: Yann Sommer, Gregor Kobel e Yvon Mvogo.
Defensores: Manuel Akanji, Ricardo Rodríguez, Silvan Widmer, Fabian Schär, Nico Elvedi, Eray Cömert, Ulisses Garcia, Bećir Omeragić, Gregory Wüthrich, Aurèle Amenda, Leonidas Stergiou, Kevin Mbabu e Cédric Zesiger.
Meio-campistas: Remo Freuler, Granit Xhaka, Michel Aebischer, Zeki Amdouni, Fabian Rieder, Xherdan Shaqiri, Denis Zakaria, Steven Zuber, Edimilson Fernandes, Vincent Sierro, Joël Monteiro, Dereck Kutesa, Filip Ugrinic, Christian Witzig e Dan Ndoye.
Atacantes: Breel Embolo, Ruben Vargas, Kwadwo Duah, Noah Okafor, Renato Steffen e Andi Zeqiri.