Início » Futebol » Campeonato Gaúcho » Campeonato Gaúcho 2024: classificação atualizada e próximos jogos 

Campeonato Gaúcho 2024: classificação atualizada e próximos jogos 

Publicado em:

Última atualização:

O Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil com mais representantes na Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2024, por exemplo, teremos três representantes gaúchos no Brasileirão: Internacional, Grêmio e Juventude. 

A rivalidade da dupla Grenal é sempre um dos pratos principais da temporada campeonato gaúcho 2024, disputado de maneira quase ininterrupta desde o ano de 1919. Mas, nestes mais de 100 anos de história, mais times do Gaúchão também merecem destaque. 

Neste ano, são 12 equipes na disputa pelo título, com o Grêmio em busca do hexacampeonato consecutivo e o internacional querendo conquistar a taça para acabar com esse longo jejum de conquistas domésticas. 

O Campeonato Gaúcho 2024 

O Campeonato Gaúcho 2024 é a 104ª edição do torneio. E para este ano foi mantido o regulamento dos anos anteriores, com 12 equipes disputando a elite do futebol do Rio Grande do Sul. 

Na primeira fase todos os clubes do Campeonato, chamado oficialmente de “Campeonato Gaúcho de Futebol de 2024 – Série A” e por motivos de patrocínio de “Gauchão Ipiranga 2024” se enfrentarão em turno único, todos contra todos.  

Após as 11 rodadas os 8 mais bem classificados se enfrentarão nas quartas de final, em partida única e com o time de melhor campanha na fase anterior tendo a vantagem de jogar como mandante e com a vantagem do empate para se classificar. 

Já as semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, e caso haja um empate no saldo de gols a decisão da vaga será na disputa pênaltis. 

Ao final da primeira fase as três melhores equipes que ainda não estiverem classificadas para uma divisão nacional em 2024 ganharão uma vaga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025. 

Com exceção da dupla Grêmio e Internacional, o clube de melhor campanha na primeira fase também ganhará o título de Campeão do Interior. Os dois piores classificados após o final da primeira fase serão rebaixados e darão lugar ao campeão e vice da segunda divisão gaúcha em 2025. 

Times do Campeonato Gaúcho: expectativas 

O Campeonato Gaúcho de 2024 será disputado por 12 equipes no total, de diversas partes do estado do Rio Grande do Sul: 

  • Avenida, da cidade de Santa Cruz do Sul 
  • Grêmio Esportivo Brasil, da cidade de Pelotas 
  • Caxias, da cidade de Caxias do Sul 
  • Guarany, da cidade de Bagé 
  • Grêmio, da cidade de Porto Alegre 
  • Internacional, da cidade de Porto Alegre 
  • Juventude, da cidade de Caxias do Sul 
  • Novo Hamburgo, da cidade de Novo Hamburgo 
  • Santa Cruz, da cidade de Santa Cruz do Sul 
  • São José, da cidade de Porto Alegre 
  • São Luiz, da cidade de Ijuí 
  • Ypiranga, da cidade de Erechim 

A dupla Gre-Nal é a grande favorita para conquistar o título, assim como foi nos últimos anos. Porém, é importante lembrar: nas duas últimas temporadas o Colorado sequer chegou até a decisão do campeonato. 

Em 2023 o Grêmio derrotou o Caxias na final, e em 2022 o Ypiranga de Erechim. O Tricolor foi campeão nas últimas seis edições, e o Internacional tenta encerrar o jejum que já dura desde 2016. 

Transferências e Contratações Relevantes 

A principal transferência para o Campeonato Gaúcho 2024 é de saída e não de chegada de um jogador. O uruguaio Luis Suárez foi para o Inter Miami da MLS e não vestirá mais a camisa do Grêmio neste ano. 

Para manter a sua hegemonia o time trouxe alguns jogadores como o venezuelano Soteldo, o goleiro Marchesin e o volante Dodi, mas ainda não trouxe um grande nome para o seu ataque. 

Quem conseguiu trazer um grande nome para o seu ataque foi o Internacional, que fechou a contratação do colombiano Rafael Borré, que estava na Alemanha depois de uma passagem de sucesso pela Argentina. 

Porém, Borré ainda não tem data para chegar ao Colorado e não irá jogar o Campeonato Gaúcho. Enquanto isso, o nome de referência do ataque colorado é o atacante Lucas Alario. 

Confronto Mais Esperado: Grenal  

Como em todas as temporadas do Campeonato Gaúcho, neste ano o confronto mais esperado da primeira fase foi o Gre-Nal. E aqui vale outra curiosidade sobre o futebol gaúcho: os Grenais são clássicos numerados, para manter a sua história. Neste ano tivemos o Gre-Nal 441. 

No confronto da primeira fase o Internacional venceu por 3×2, gols de Mauricio, Lucas Alario e Alan Patrick para o Internacional e Renê (contra) e Villasanti para o Grêmio. 

 O Gol de Alario no Gre-Nal 441 foi o de número 600 na história do Internacional na história dos Gre-Nais. 

Vale a lembrança de que por conta da campanha das duas equipes na primeira fase, um novo Gre-Nal pode acontecer apenas na final se ambas as equipes se classificarem para a decisão. 

Caso as duas equipes consigam a classificação, mais dois GreNais serão disputados no Campeonato Gaúcho, com a grande decisão. A última vez que um campeonato foi decidido com um Gre-Nal foi em 2019, com título para o Grêmio.  

Tabela do Campeonato Gaúcho: classificação atual 

Atualmente o Campeonato Gaúcho está em sua fase de semifinais, esperando os jogos de volta para definir os dois finalistas da temporada.  

A primeira fase do torneio foi disputada em 12 rodadas e terminou da seguinte maneira: 

Posição Equipe Pontos Saldo de Gols 
Internacional 28 14 
Grêmio 23 13 
Caxias 16 
Guarany de Bagé 16 -3 
Juventude 15 
São José 15 
Brasil de Pelotas 15 
São Luiz 13 
Ypiranga 10 -7 
10 Avenida -5 
11 Novo Hamburgo -9 
12 Santa Cruz -12 

Com isso, as quartas de final foram disputadas entre os oito primeiros colocados, e a dupla Novo Hamburgo e Santa Cruz foi rebaixada para a segunda divisão. As quartas de final, disputadas em jogo único, foram disputadas da seguinte maneira: 

  • O Juventude venceu fora de casa o Guarany de Bagé por 4 a 0; 
  • O Internacional recebeu o São Luiz e venceu por 3 a 0; 
  • O Caxias enfrentou em casa o São José e venceu por 1 a 0; 
  • O Grêmio em casa recebeu o Brasil de Pelotas e venceu por 2 a 0. 

Próximos Jogos do Campeonato Gaúcho na reta final  

Na fase de semifinais teremos duelos de clubes de Porto Alegre contra os clubes de Caxias do Sul.  

E até agora a situação é a seguinte: 

  • No Alfredo Jaconi em Caxias do Sul Juventude e Internacional empataram em 0 a 0. O jogo de volta é na segunda-feira, dia 25 de março, às 21h30 (Horário de Brasília); 
  • No Centenário, também em Caxias do Sul, o Caxias foi derrotado pelo Grêmio por 2 a 1. O jogo de volta é na terça-feira, dia 26 de março, às 21h00 (Horário de Brasília). 
  • Os vencedores disputarão as finais provavelmente nos dias 31 de março e 7 de abril, ainda sem horários e datas confirmados pela Federação Gaúcha de Futebol. 

Como Acompanhar o Campeonato Gaúcho 

O Campeonato Gaúcho é um dos poucos que ainda contam com a transmissão da Rede Globo em todas as suas plataformas. Desta forma, os jogos serão transmitidos de diversas formas pelo grupo: 

  • A RBS TV, filial da Rede Globo na TV aberta no Rio Grande do Sul, transmite uma partida por rodada.  
  • O SporTV transmitirá 13 partidas da primeira fase, além de 2 jogos das quartas e todos das semifinais e finais. 

O Futebol Gaúcho no Brasileirão 2024 

O Campeonato Gaúcho é um dos mais competitivos do futebol nacional atualmente, celeiro de alguns dos últimos grandes técnicos da Seleção Brasileira. E os times do campeonato gaúcho não ficam para traz, fazendo sucesso nas principais divisões do Brasileirão: 

  • Nesta temporada Grêmio, Internacional e Juventude estarão na Série A do Campeonato Brasileiro.  
  • Caxias, São José e Ypiranga de Erechim representarão o estado na Série C.  
  • A Série D contará com Avenida, Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo. 

História e Tradições do Futebol Gaúcho 

A história do Campeonato Gaúcho começa no ano de 1919, e logo de cara já teve o Grêmio como um dos participantes. Porém, nesta primeira edição o time foi superado pelo Brasil de Pelotas. Uma das grandes curiosidades desta primeira edição é o fato de que ela deveria ter acontecido um ano antes, e sem a presença do Grêmio. 

O primeiro Campeonato Gaúcho da história seria disputado em 1918 por Cruzeiro de Porto Alegre, 14 de julho e Brasil de Pelotas, mas acabou sendo adiado por conta da epidemia da Gripe Espanhola no Rio Grande do Sul. 

O Grêmio conseguiu o seu primeiro título anos depois, em 1921, e hoje acumula nada menos do que 42 títulos do Campeonato Gaúcho. 

O outro gigante do estado, o Internacional, demorou mais para conquistar o seu primeiro título, em 1927, mas hoje é o maior campeão da história com 45 conquistas. 

Até a década de 1960, o Campeonato Gaúcho era disputado por regiões. Desta forma, apenas o campeão de Porto Alegre podia enfrentar o campeão de outras regiões do estado. Apenas em 1961 o torneio passou a ser unificado, disputado por equipes de todas as partes do Rio Grande. 

Curiosidades do Gauchão 

Com mais de 100 anos de tradição, o Gauchão é um dos campeonatos estaduais mais tradicionais do futebol nacional. E neste mais de um século de história acumulou algumas curiosidades, como: 

  • O Internacional é o maior campeão da história, com 45 títulos. 
  • Apesar da atual série de 6 títulos do Grêmio, a maior série de título também é do Internacional: 8 consecutivos entre 1969 e 1976. Em todas, venceu o Tricolor na final. 
  • Apesar de disputar a Série A do Campeonato Brasileiro, o Juventude não vence o Campeonato Gaúcho há 26 anos, desde 1998. 
  • Tite já foi campeão gaúcho por Grêmio e Internacional. Além disso, também venceu no ano 2000 como treinador do Caxias. 
  • O maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho é Sandro Sotilli, que entre 1990 e 2014 acumulou 111 gols. 
  • Airton Pavilhão e Leôncio Vieira são os dois atletas com mais títulos do Campeonato Gaúcho na história, com 11 títulos cada.