Início » Futebol » Campeonato Gaúcho » Qual é o retrospecto do Internacional no Campeonato Gaúcho?

Qual é o retrospecto do Internacional no Campeonato Gaúcho?

Publicado em:

Última atualização:

Maior campeão da história do Campeonato Gaúcho, o Internacional de Porto Alegre é sinônimo de sucesso e tradição no futebol estadual. No entanto, o Colorado não levanta o troféu da competição desde 2016 e está quase perdendo o posto de maior vencedor para o arquirrival Grêmio.

Continue a leitura e veja o retrospecto do Internacional no Campeonato Gaúcho, sua história e os anos mais marcantes no torneio.

A história do Internacional: da criação até o primeiro título no Campeonato Gaúcho

Fundado em 4 de abril de 1909 pelos irmãos Poppe (Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe), o Sport Club Internacional nasceu da ideia de existir uma equipe democrática no futebol gaúcho. Isso porque, naquela época, os times do sul eram majoritariamente formados por descendentes de alemães.

Com apenas três anos de existência, o Colorado ganhou o seu primeiro título: a Taça 12 de abril. Mas foi em 1927, na sétima edição do estadual e 18 anos após sua fundação, que o clube venceu o primeiro título do Campeonato Gaúcho.

Relembre as edições mais marcantes do Inter no torneio:

1927: a primeira conquista do Gauchão

Sob o comando do técnico Edelberto Mendonça, o Internacional se classificou direto para a final após vencer o jogo da Zona Metropolitana contra o Itapuí por 3 a 0.

Além dessa partida, outras equipes se enfrentaram ao longo da competição, incluindo o Bagé, que estava na fase da 7ª Região da Zona Sul e venceu a partida por 6 a 0 contra o 15 de Novembro, o Brasil por 2 a 0 e, finalmente, o 14 de julho por 3 a 0, classificando-se para a finalíssima.

Na grande final, Internacional e Bagé se enfrentaram na Baixada. Do lado Colorado, o elenco era composto pelos seguintes jogadores:

  • Goleiro: Moeller
  • Laterais: Grant e Paulo
  • Zagueiros: Meneghetti e Ribeiro
  • Meio-campistas: Lampinha, Veiga, Barros e Ross
  • Atacantes: Miro e Nenê

O jogo terminou em 3 a 1, com dois gols de Nenê do lado do Inter e um gol de Pasqualito. Assim, a equipe ganhava pela primeira vez na história o título do Campeonato Gaúcho.

1972: campanha invicta

O Campeonato Gaúcho de 1972 é um dos títulos mais emblemáticos da história do Internacional. Isso porque ninguém conseguia parar o Colorado na década de 70. Além da conquista em cima do grande rival Grêmio, que ficou em segundo lugar na tabela, o time teve uma campanha irretocável, com 16 vitórias, dois empates e nenhuma derrota.

A competição contou com 23 equipes divididas em quatro grupos, com jogos de ida e volta. Assim, as duas primeiras de cada chave passaram para a final em um decagonal com mais dois turnos, com Inter e Grêmio, classificados automaticamente no início do campeonato.

O Colorado estreou contra o Cruzeiro, ganhando por 2 a 0 diante de sua torcida no Beira-Rio. Os dois gols de diferença pareciam pouco para o clube, que empilhou chocolates em cima dos adversários: 4 a 0 sobre Caixas, Brasil e novamente Cruzeiro, além de um 6 a 2 contra o Santa Cruz.

Internacional x Cruzeiro: Colorado tetracampeão Gaúcho

Mesmo assim, a competição foi acirrada. No entanto, o Internacional, sob o comando do técnico Dino Sani, conquistou o título com uma consistência impressionante. Na grande final, no dia 20 de setembro contra o Cruzeiro, o elenco do Colorado no Gauchão de 1972 era formado pelos seguintes jogadores:

  • Goleiro: Schneider
  • Laterais: Cláudio Duarte e Figueroa
  • Zagueiros: Pontes e Jorge Andrade
  • Meio-campistas: Carbone, Paulo César Carpegiani, Bráulio (Escurinho) e Claudiomiro
  • Atacantes: Volmir e Valdomiro

Com um jogo pegado, o Internacional confirmou a vitória por 3 a 2 diante do Cruzeiro, com dois gols de Dirceu Lopes pelo lado adversário e Claudiomiro, Escurinho e Valdomiro, que virou o jogo aos 44 do segundo tempo.

O artilheiro do campeonato foi Claudiomiro, uma das principais referências ofensivas do time. Assim, o Internacional terminou a competição com 34 pontos, superando o rival Grêmio por cinco pontos na classificação geral, consolidando a camisa vermelha e branca como a grande tetracampeã de 1972.

2016: o último troféu do Campeonato Gaúcho do Internacional

Apesar de ser o maior campeão do Gauchão, o Inter não vence o torneio desde 2016, mesmo aparecendo em boa parte das finais desde então. Na ocasião, o Colorado já havia vencido o Juventude por 1 a 0 no Alfredo Jaconi, mas fez questão de consolidar a vitória em casa.

No entanto, não foi qualquer vitória. Isso porque o Internacional, sob o comando do técnico Argel Fuchs, Eduardo Sasha, Paulão e Gustavo Ferrareis fizeram questão de fazer, cada um, um gol diante dos mais de 40 mil torcedores no Beira-Rio, sem tentos novamente para o Ju.

Dessa forma, o Internacional se sagrou hexacampeão gaúcho em 2016.

Quantos títulos do Campeonato Gaúcho tem o Internacional?

O Internacional tem 45 títulos do Campeonato Gaúcho: 1927, 1934, 1940-45, 1947-48, 1950, 1951-53, 1955, 1961, 1969-76, 1978, 1981-84, 1991-92, 1994, 1997, 2002-05, 2008-09 e 2011-16.