Separados por cinco pontos e 12 posições na tabela do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Fluminense farão neste sábado, a partir de 21 horas, no estádio Nilton Santos, mais uma edição do Clássico Vovô, o segundo nesta temporada.
No primeiro encontro do ano, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, no fim de janeiro, melhor para o Alvinegro, que venceu em casa por 2×1, com gols de Savarino e Igor Jesus — Germán Cano descontou.
Com dez pontos em cinco rodadas, o Fluminense aparece em terceiro lugar no Brasileirão e pode até mesmo terminar a rodada na liderança. Já o Botafogo soma apenas cinco pontos e surge em 15º, posição incômoda para o atual campeão.
Durante a semana, as duas equipes entraram em campo por competições continentais. O Botafogo foi à Argentina e perdeu para o Estudiantes por 1×0 pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Tricolor, por sua vez, poupou o time titular contra o Unión Española, no Chile, pela Copa Sul-Americana, e voltou com um empate por 1×1.
As odds para Botafogo x Fluminense
Diz a máxima que clássico não tem favorito, ou seja, a tônica esperada quando dois rivais se enfrentam é a do equilíbrio. No Clássico Vovô deste sábado não é diferente. Jogando em seu estádio, o Botafogo aparece com pequena vantagem, e por isso a odd para vitória alvinegra é de 2.20. Empate pode pagar 3.10 e triunfo do Fluminense tem cota de 3.50.
Chance dupla a favor do Glorioso, ou seja, vitória ou empate, pode render 1.30. No caminho contrário, o apostador levará 1.63 por real para casa se o Tricolor não perder no Niltão.
Palpite para que as duas equipes balancem as redes tem odd de 2.00, taxa acima do 1.44 por real que será pago se a partida tiver pelo menos dois gols.
Com essas dicas, você já pode fazer suas apostas no Campeonato Brasileiro.
Botafogo
Atual campeão brasileiro e da Libertadores, o Botafogo começou 2025 em marcha lenta. Eliminado no Campeonato Carioca logo na primeira fase, o time é apenas 15º no Brasileirão, com uma vitória, dois empates e duas derrotas após cinco rodadas.
Na Libertadores, o Alvinegro venceu apenas uma vez e, com dois resultados negativos, é apenas terceiro colocado no grupo A, que tem ainda Universidad de Chile, Estudiantes e Carabobo, da Venezuela.
Após um 2024 inesquecível para a torcida, o Botafogo perdeu peças muitos importantes no elenco, além do treinador Artur Jorge, que acertou com o Al-Rayyan, do Catar. Sem Luiz Henrique, Almada, Junior Santos e Tiquinho Soares, o Glorioso se reforçou com Artur, Jair Cunha, Santiago Rodríguez e Nathan Fernandes, entre outros.
Prova do baixo poder de fogo do Alvinegro na temporada é que Savarino, com apenas cinco participações em gols (duas bolas na rede e três assistências), é quem lidera a produção ofensiva do time. Patrick de Paula, com quatro gols marcados, é o artilheiro até aqui.
Fluminense
Tetracampeão brasileiro, mas sem comemorar o título desde 2012, o Fluminense demitiu o técnico Mano Menezes após perder para o Fortaleza na estreia da atual edição. Já com Renato Gaúcho no comando, o Tricolor venceu três vezes e empatou uma, alcançando a terceira colocação, com dez pontos. O Palmeiras, que lidera, soma 13.
O time também vai bem na Copa Sul-Americana, após três rodadas. O Flu lidera o grupo F com sete pontos, um a mais que o Once Caldas, da Colômbia. Unión Española, do Chile, tem dois, e GV San José, da Bolívia, soma apenas um.
Com Hércules, Lezcano, Canobbio, Everaldo e Renê como principais contratações, o Fluminense quer esquecer o péssimo ano de 2024, quando lutou contra o rebaixamento no Brasileirão até a última rodada.
Até aqui, a grande notícia para o Tricolor em 2025 é a volta do faro de gol de Germán Cano, que já foi às redes 14 vezes em 21 partidas. Destaque também para Jhon Arias, com três gols e sete assistências, e Canobbio, que balançou as redes cinco vezes e deu dois passes para que companheiros marcassem.
Quem vence: Botafogo ou Fluminense?
Apesar de colocar dois times que se equivalem frente a frente, o Clássico Vovô tem favoritismo pendendo para o lado do Botafogo por dois motivos: o Glorioso joga em casa e defende invencibilidade de oito jogos (sete vitórias e um empate) contra o Fluminense. O Tricolor venceu o rival alvinegro pela última vez em junho de 2022.
Já o retrospecto geral do clássico é equilibrado, com ligeira vantagem do Fluminense, que venceu 123 vezes e perdeu 115 — houve ainda 103 empates. Levando em consideração apenas estatísticas referentes ao Campeonato Brasileiro, a supremacia muda de lado: são 22 vitórias do Botafogo e 19 triunfos do Tricolor, além de 19 igualdades.
Onde assistir a Botafogo x Fluminense
Botafogo x Fluminense, que terá início às 21 horas de sábado, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, será transmitido pelo sistema de pay-per-view Premiere.