O Aberto do Japão, também conhecido como ATP 500 de Tóquio, é um torneio centenário que reúne alguns dos principais tenistas do mundo. No circuito internacional desde 1973, o campeonato possui tradição de sobra e contou com diversas surpresas na atual edição.
Veja como foi o ATP de Tóquio de 2024!
Como funciona o ATP de Tóquio?
O ATP de Tóquio é um dos torneios da categoria ATP 500, uma das mais importantes do circuito masculino de tênis. Atualmente, 32 jogadores participam da chave individual e 16 nas duplas. As partidas são disputadas em melhor de 3 sets no individual e melhor de 3 sets com tiebreak em caso de empate nos dois primeiros sets nas duplas.
O Ariake Coliseum, na capital japonesa, é a sede das partidas com sua quadra dura. A premiação para o vencedor do Aberto do Japão foi de U$1.989.865 na atual edição.
Historicamente, o torneio reunia os principais jogadores do país e com outras estrelas internacionais entre 1922 e 1972. Posteriormente, com o começo do circuito internacional da ITF, o campeonato começou a ser cada vez mais cosmopolita, recebendo em sua maioria jogadores estrangeiros a partir de 1973.
A partir de 1990, com a ascensão dos torneios organizados pela ATP, a Associação de Tenistas Profissionais, o Aberto do Japão se tornou da categoria ATP 500, ATP Championship Series à época, e disputado entre os principais jogadores do planeta.
Participantes e resultados do ATP de Tóquio 2024
Chave individual
Para o ATP de Tóquio 2024, estes foram os 8 cabeças de chave confirmados:
- Taylor Fritz;
- Hubert Hurkacz;
- Casper Ruud;
- Stefanos Tsitsipas;
- Tommy Paul;
- Holger Rune;
- Frances Tiafoe;
- Ben Shelton;
Desses principais jogadores, quatro foram eliminados logo na primeira fase. Taylor Fritz foi eliminado pelo francês Arthur Flis, uma das surpresas do campeonato, enquanto Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas e Frances Tiafoe também caíram de maneira precoce. Outros dos cabeças de chave como Tommy Paul e Hubert Hurkacz perderam seus jogos na segunda rodada e também voltaram para casa mais cedo.
Por fim, dentre os favoritos, o atual campeão do Aberto do Japão, Ben Shelton, caiu nas quartas de final para o jovem Arthur Fils, assim como Holger Rune, eliminado na semifinal pelo francês.
Eventualmente, Arthur Fils se sagraria campeão ao derrotar seu compatriota Ugo Humbert na final por 2 sets a 1. Com essa conquista, Flis chegou a seu segundo título de ATP 500. Anteriormente, ele havia vencido o alemão Alexander Zverev no Aberto de Hamburgo, ainda em 2024. Além disso, Arthur Flis também já venceu um ATP 250 ao derrotar o argentino Francisco Cerúndolo no Aberto de Lyon, na França, em maio de 2023.
Duplas
Na chave de duplas, os britânicos Julian Cash e Lloyd Glasspool foram os grandes vencedores. Primeiramente, a dupla derrotou os argentinos Máximo González e Andrés Molteni, cabeças de chave número 4, na primeira rodada.
Em seguida, passaram pelas quartas de final com um WO da dupla Ben Shelton e Jordan Thompson. Logo depois, derrotaram Alex Michelsen e Alejandro Tabillo na semifinal e, por fim, venceram Ariel Behar e Robert Galloway na decisão por 2 a 1.