Início » Skate » Regras do skate: entenda os fundamentos do novo sucesso dos Jogos Olímpicos

Regras do skate: entenda os fundamentos do novo sucesso dos Jogos Olímpicos

Publicado em:

Última atualização:

O skate é uma atividade que surgiu recentemente como esporte. Mas desde então, fez um enorme sucesso entre os jovens. Por isso, vem ganhando cada vez mais destaque. Não é atoa que entrou na lista dos esportes dos Jogos Olímpicos.

Vem conhecer um pouco mais sobre esse novo xodó da competição.

História do skate

O skateboarding surgiu nos anos 1950 nos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia. Os surfistas, quando a maré estava baixa, decidiram colocar rodinhas das suas pranchas. Dessa forma, eles começaram a chamar o skatebording de “surfe do asfalto”. Com o passar dos anos, o esporte foi ficando cada vez mais popular, e os materiais foram ficando mais evoluídos e fáceis de serem comercializados. Sendo assim, na década de 1960, começaram as disputas nos primeiros campeonatos da Califórnia.

Mas foi só em 1990 que o skate ganhou uma projeção mundial. Tendo de frente, o skatista norte-americano Tony Hawk, que foi um líder do movimento. Com as transmissões dos X Games, ajudou a difundir ainda mais o esporte, especialmente no Brasil.

Skate nas Olimpíadas

Apesar do esporte não ser um dos mais novos em idade, ele é sim, um dos mais novos nas Olimpíadas. O skatebording começou a fazer parte do quadro de atividades, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Assim, com o tamanho sucesso na edição, ele já está confirmado para as Olimpíadas de Paris 2024.

Regras do Skate

Apesar de não haver uma regra específica para o skate, alguns pontos deve se levar em consideração na hora da competição, principalmente nas provas nas Olimpíadas. Apesar do skatebording ter várias modalidades, nos Jogos Olímpicos, apenas dois estão no quatro de competições: a park e a street.

Veja quais são as regras de avaliação de cada uma delas.

Park

A competição do park combina uma variação de bowls com curvas, onde os staketistas fazem o uso para ganharem velocidade e realizarem manobrar com o skate no ar. De tal maneira, os atletas são avaliados pela altura, velocidade, controle e grau de dificuldade.

Além da capacidade de utilizar toda a superfície e os obstáculos da pista. São realizadas três apresentações de 45 segundos cada, ao final, as duas melhores são somadas e conta como a pontuação final da rodada. A competição acontece em preliminares e finais.

Street

Já a street, a pista é cheia de obstáculos do dia-a-dia, como o próprio nome já diz. Dessa forma, o skatista irá enfrentar escadas, corrimões e outros obstáculos montados para lembrar aos ambientes das cidades. Assim, os atletas são julgados por suas manobras, bem como, a habilidade de controlar a prancha do skate. Ao todo, são realizadps duas corridas de 45 segundos e cinco truques.

Contudo, ao final de cada rodada, a corrida de maior pontuação e as duas manobras com maior avaliação, serão somadas e irá resultar na pontuação final do atleta. A competição também é dividida em preliminares e finais.

Países que se destacam no skate

Alguns dos países que mais se destacam no skate podemos destacar: Estados Unidos, Brasil, Japão e Austrália. Eles têm uma forte cultura do esporte, uma boa base de praticantes e produziram muitos skatistas de renome mundial ao longo dos anos. Um grande exemplo é a Rayssa Leal, principal nome do skate no Brasil, na atualidade.