Início » Lutas » UFC » Categorias de peso no UFC: saiba os limites e os campeões de cada uma 

Categorias de peso no UFC: saiba os limites e os campeões de cada uma 

Publicado em:

Última atualização:

Do peso-palha feminino ao peso-pesado masculino, são várias as categorias de peso no UFC. Elas foram criadas para tornar as lutas mais justas e eliminar quaisquer desvantagens ligadas ao peso corporal dos competidores. No entanto, nem sempre as disputas na organização foram assim.

Na época de sua criação e ao longo dos primeiros eventos, o Ultimate Fighting Championship funcionava no esquema de torneio. Não havia distinção de peso e um lutador enfrentava diversos oponentes em uma mesma noite para se sagrar campeão. No entanto, a partir de 1997, o UFC passou a dividir os lutadores em categorias de peso, que disputavam entre si para ver quem seria o campeão, ou seja, o dono do cinturão daquela categoria.

Hoje, são nove categorias de peso, visto que a Superfight foi extinta com o fim da era dos torneios. A seguir, entenda como funciona a pesagem e os limites de peso de cada uma delas. 

Como funciona a pesagem no Ultimate?

Na manhã do dia anterior a cada evento, os atletas sobem à balança em um evento público e televisionado para conferir se estão nos limites de peso da categoria na qual vão lutar. A pesagem costuma acontecer entre 9h e 11h da manhã, no horário local do evento. Geralmente os atletas tentam pesar o mais próximo possível do limite a fim de não sofrerem tanto desgaste nos momentos anteriores à luta. 

O que acontece se um lutador não atingir o limite de peso no dia da luta?

Caso o atleta não consiga bater o peso, a depender da comissão reguladora ou da quantidade excedida, o competidor recebe uma hora extra na qual poderá fazer o possível — seguindo as regras, claro — para perder o peso excedente. 

No entanto, caso ele siga sem atingir o limite, várias são as punições possíveis. A mais comum é a transferência de parte do valor da bolsa daquele que ultrapassou o limite para seu adversário. Assim, os dois atletas entram em um acordo para competirem fora de uma categoria de peso específica, o chamado “peso casado”. Caso isso não seja possível, a luta é cancelada. 

Entenda todas as categorias de peso do UFC

Como dito anteriormente, são nove as categorias de peso do Ultimate: palha, mosca, galo, pena, leve, meio-médio, médio, meio-pesado e pesado. Destas, apenas três existem tanto na modalidade feminina quanto masculina: mosca, galo e pena, pois o peso-leve feminino deixou de ser disputado após a aposentadoria de Amanda Nunes por falta de competidoras. 

A seguir, então, conheça os limites de peso de cada divisão de peso do UFC e seus atuais donos de cinturão.

Categoria peso-palha: 52,1kg ou 115 libras

A primeira categoria de peso do UFC é exclusivamente feminina e compreende lutadoras que pesam até 52,1kg. No entanto, em lutas que não envolvem disputas de cinturão, há uma tolerância de cerca de uma libra, ou seja, aproximadamente 450g. Assim, nos confrontos regulares, as atletas do peso-palha podem chegar até 52,6kg. 

Atual campeã: Zhang Weili

Categoria peso-mosca: 56,7kg ou 125 libras

O peso-mosca é a primeira categoria do Ultimate com lutas tanto na modalidade feminina quanto masculina. Atualmente, o cinturão dos moscas pertence ao brasileiro Alexandre Pantoja. Conforme o limite de tolerância para lutas que não envolvam disputa de cinturão, o limite de peso pode chegar até 57,1kg.

Atuais campeões: Alexandre Pantoja | Valentina Shevchenko

Categoria peso-galo: 61,2kg ou 135 libras

Curiosamente, o peso-galo é uma categoria de peso relativamente recente no mundo do UFC. Isso porque a divisão fazia parte do World Extreme Cagefighting (WEC), programa dos mesmos organizadores do UFC que era voltado justamente aos pesos mais leves. Assim, quando o WEC foi absorvido pelo UFC em 2010, Dominick Cruz, que na época era o campeão, seguiu no posto no Ultimate. Para disputas de cinturão, o limite é de 61,2kg e, com a tolerância, sobe para 61,6kg para as lutas convencionais. 

Atuais campeões: Merab Dvalishvili | Julianna Peña

Categoria peso-pena: 65,7kg ou 145 libras

O peso-pena também fazia parte do WEC antes de ser absorvido pelo UFC. Mas, dessa vez, o primeiro título pertenceu ao brasileiro José Aldo, que se tornou o “rei dos penas” ao manter o cinturão até 2015. Com um limite de 145 libras ou 65,7kg nas disputas de título, o peso com a tolerância pode chegar a 66,2kg nos confrontos regulares. Apesar de a categoria não ter mais disputas femininas, a última campeã dos penas entre as mulheres foi a leoa Amanda Nunes.

Atuais campeões: Ilia Topuria | Amanda Nunes (aposentada)

Categoria peso-leve: 70,6kg ou 155 libras

Quem quiser tirar Islam Makhachev do posto de campeão dos leves e líder do ranking peso por peso tem que pesar até 155 libras, o equivalente a 70,3kg. No entanto, nas lutas que não envolvem disputa de cinturão, o peso pode chegar até 70,7kg, com a tolerância de uma libra.

Dono do Cinturão: Islam Makhachev

Categoria meio-médio: 77,1kg ou 170 libras

Aqui acontece o primeiro grande salto de peso entre uma categoria e outra, pois o meio-médio tem um limite quase sete quilos maior que os leves. E considerando a tolerância para lutas sem cinturão em jogo, o peso pode alcançar os 77,5kg. 

Dono do cinturão: Belal Muhammad

Categoria peso-médio: 83,9kg ou 185 libras

Com Drico Du Plessis atualmente como dono o cinturão, a divisão dos médios ficou famosa por consagrar o brasileiro Anderson Spider Silva como um de seus maiores representantes. No entanto, a categoria só estreou no Ultimate em 2001. Enquanto, nos combates regulares, o peso pode chegar a 84,3kg, em lutas com defesa de cinturão o limite é de 83,9kg, o equivalente a 185 libras, ou menos.

Dono do cinturão: Dricus du Plessis

Categoria meio-mesado: 92,9kg ou 205 libras

O peso meio-pesado é uma das categorias que mais mudou de campeão ao longo dos anos. Entre donos de cinturão regulares e interinos, já foram quase 20. Também é a partir dos meio-pesados que ocorre um novo salto no peso, dessa vez de nove quilos. Assim, o limite para disputas de título é de 205 libras, o equivalente a 92,9kg. Enquanto isso, nas lutas comuns, os atletas podem pesar até 93,4kg.

Dono do cinturão: Alex Pereira

Categoria peso-pesado: 120,2kg ou 265 libras

Enquanto muitos pensam não haver limite para o peso-pesado, não é bem assim. As regras do UFC definem que, nesta categoria de peso, o limite seja de 120,2kg (265 libras) e 120,6kg para lutas de disputa de título ou regulares, respectivamente. Contudo, esta é a divisão em que se vê uma maior variação de peso dentro desses limites.

Isso acontece porque, enquanto alguns atletas preferem privilegiar a força, mantendo-se o mais próximo possível ao limite de peso, outros priorizam a agilidade, optando por se manterem um pouco mais leves. 

Dono do cinturão: Jon Jones | Tom Aspinall (interino)

CategoriaLimite peso (disputas de título)Primeira lutaPrimeiro campeãoAtual campeão
Peso-palhaAté 52,2kgThe Ultimate Fight 20, 12 de dezembro de 2014Carla EsparzaZhang Weili
Peso-mosca femininoAté 56,7kgThe Ultimate Fighter 26Nicco MontañoValentina Shevchenko
Peso-mosca masculinoUFC 132, 22 de setembro de 2012Demetrious JohnsonAlexandre Pantoja
Peso-galo feminino
Até 61,2kg
UFC on Fox: Henderson vs. DiazRonda RouseyJulianna Peña
Peso-galo masculinoWEC 53, 16 de dezembro de 2010Dominick CruzMerab Dvalishvili
Peso-pena feminino
(extinto após a aposentadoria de Amanda Nunes)

Até 65,8kg
UFC 208, 11 de fevereiro de 2017Germaine de RandamieAmanda Nunes
Peso-pena masculinoUFC 123, 20 de novembro de 2010José AldoIlia Topuria
Peso-leveAté 70,3kgUFC 30, 23 de fevereiro de 2001Jens PulverIslam Makhachev
Peso meio-médioAté 77,1kgUFC Brasil, 16 de outubro de 1998Pat MiletichBelal Muhammad
Peso-médioAté 83,9kgUFC 33, 28 de setembro de 2001Dave MenneDricus du Plessis
Peso meio-pesadoAté 92,9kgUFC Japão, 21 de dezembro de 1997Frank ShamrockAlex “Poatan” Pereira
Peso-pesadoAté 120,2kgUFC 12, 7 de fevereiro de 1997Mark ColemanJon Jones | Tom Aspinall (interino)