Início » Futsal » Fundamentos do futsal: veja quais são as principais habilidades para praticar a modalidade

Fundamentos do futsal: veja quais são as principais habilidades para praticar a modalidade

Publicado em:

Última atualização:

Muito mais que apenas dribles, o futsal tem diversos fundamentos que devem ser seguidos para um atleta se tornar completo. Até mesmo para jogar futebol, muitas vezes os jogadores praticam antes o futebol de salão como forma de adquirir habilidades que os farão diferenciados no esporte de campo.

Por isso, continue a leitura e conheça os principais fundamentos do futsal, bem como a importância de cada um deles para o desenvolvimento de um jogador com repertório na modalidade.

Primeiro contato com o futsal

Se tratando de Brasil, dificilmente alguém nunca jogou futsal, ainda que somente na infância. Isso porque as escolas do país, sejam públicas ou privadas, costumam ensinar o esporte nas aulas de Educação Física. E mais do que fundamentos do futsal, os alunos aprendem sobre dedicação, trabalho em equipe e disciplina, conhecimentos que ultrapassam as quadras.

No entanto, quem deseja se destacar no esporte precisa dominar os principais fundamentos do futsal, que vão muito além do básico ensinado nas escolas, passando também por regras e esquemas táticos.

Fundamentos do futsal: quais devem ser os principais recursos de um jogador?

O futsal exige muito mais que habilidade com a bola nos pés. Para se destacar, o jogador precisa dominar diversos fundamentos, que vão desde o controle de bola até o trabalho em equipe. Isso garante que o atleta seja capaz de tomar decisões rápidas em um ambiente dinâmico e de alta intensidade de maneira inteligente e acertada.

Veja a seguir os principais fundamentos do futsal e como cada um deles influencia no desempenho de um jogador em quadra:

Controle de bola

Um dos principais fundamentos para jogar futsal, o controle de bola é essencial para manter-se com a posse. Isso porque, por ser um jogo rápido, o domínio permite que o atleta tenha uma boa condução da pelota durante a partida, facilitando a criação de jogadas e os passes precisos mesmo sob pressão.

Passe

E por falar em passe, esse também é um recurso importante no futebol de salão. Quem tem esse fundamento bem treinado tende a se dar bem diante dos adversários. Geralmente, o passe no futsal é feito pelo chão, uma vez que a bola dessa modalidade é mais pesada que a de futebol.

Mesmo assim, também é possível fazer passes pelo alto, que têm menos chances de interceptação do oponente. Entretanto, é menos comum e há menos maneiras de se fazer do que o rasteiro.

Dentre os rasteiros, aliás, existem vários tipos: de calcanhar, trivela (ou seja, com a parte exterior do pé, também conhecido como “três dedos”), de peito de pé ou de letra (quando o jogador cruza a perna que vai tocar na bola por trás da perna de apoio) e mais. Já na bola alta, existe também o de cabeça, apesar de ser mais comum no futebol de campo.

Drible (e finta)

Esse é o fundamento de futsal que os espectadores mais gostam de ver. Conhecido por ser a “alma” do futebol de salão, o drible é parte essencial da partida. Com pouca quadra e muitos atletas em um espaço limitado, esse é um recurso bastante utilizado pelos jogadores para se livrarem dos adversários e chegarem ao gol.

Entretanto, não é todo drible que funciona em qualquer situação. Por isso, o atleta deve saber qual usar e em qual momento, ou pode ceder a bola para o adversário e tomar um contra-ataque.

Dentre os dribles mais bonitos, estão a caneta (quando o jogador passa a bola entre as pernas do adversário), o elástico (tocar a bola com a parte externa do pé para um lado e rapidamente movê-la para o outro lado com a parte interna) e a carretilha (o atleta prende a bola entre os pés e joga a bola por cima da cabeça do oponente).

Apesar de o drible e a finta serem parecidos, eles não são a mesma coisa. Enquanto o drible consiste em tomar uma ação com a bola, a finta é uma forma de enganar o adversário apenas com o movimento do corpo, com a pelota parada.

Finalização (ou chute) no futsal

Um time pode ter um bom domínio de bola, lindos passes e dribles dignos de cinema. No entanto, se ele não tem uma boa finalização, dificilmente ganhará uma partida. Por isso, a finalização é, talvez, o fundamento mais importante do futsal — assim como no futebol.

Na finalização, é possível chutar da mesma forma que se dá alguns passes. Porém, o chute, muitas vezes, requer mais força, como na trivela ou no peito de pé. Entretanto, alguns chutes podem exigir mais “jeito”, isto é, habilidade, do que propriamente potência. Esse é o caso do chute de letra e geralmente do cabeceio.

Ainda, há chutes que não exigem técnica nenhuma, como os feitos para afastar a bola da zaga, comumente feito quando o time toma pressão do adversário dentro da área.

Movimentação e transição

No futsal, a movimentação com a bola é tão importante quanto sem ela. Com um espaço limitado, os atletas devem estar em constante movimento para abrir espaço entre linhas e conseguir passes mais precisos. Por isso, a movimentação exige mais do que fôlego, mas uma análise tática da partida.

Além disso, por ser um jogo dinâmico, as transições ofensivas e defensivas acontecem muito rápido no futebol de salão. Dessa forma, as equipes devem reagir rapidamente ao perder ou recuperar a bola, a fim de marcar o adversário ou o gol.