Além de ser a capital da Inglaterra, Londres é também a casa de grandes clubes de futebol, como o West Ham United FC. Baseado na região leste da cidade, o time é presença garantida na Premier League. Com Lucas Paquetá, o West Ham surpreendeu ao vencer a Conference League em 2023, o primeiro título internacional da história. Sendo assim, conheça a trajetória, os troféus e os ídolos do elenco londrino.
História do West Ham United FC
Com a falência do Old Castle Swifts, o empresário Arnold Hills decidiu criar um novo time de futebol: o Thames Ironworks FC. Hills convocou ex-jogadores e funcionários do antigo clube para participarem do novo projeto. Com participações na Copa da Inglaterra, Liga Sul e a Primeira Divisão, o elenco se tornava cada vez mais competitivo, com contratações de jogadores profissionais e investimentos na parte interna do clube.
Em 1900, o Thames Ironworks FC encerrou as suas atividades para dar espaço ao West Ham United FC. O primeiro ato do novo time foi golear o Gravesend na Primeira Divisão da Southern League por 7 a 0. Depois de muita luta, a equipe finalmente subiu para a Primeira Divisão inglesa em 1923. Nesse meio tempo, foi vice da Copa da Inglaterra.
O West Ham passou a se destacar no cenário nacional, com decisões na FA Cup, Copa da Liga Inglesa e participações na Primeira Divisão Inglesa. Mesmo assim, não conseguiu emplacar o seu domínio para o continente europeu. Em 1985, o West Ham conquistou a sua melhor campanha ao terminar em terceiro lugar no Campeonato Inglês, conhecido como o melhor elenco da história do clube.
De 1923 até 2024, os Hammers só foram rebaixados da primeira para a Segunda Divisão quatro vezes. O time tem conseguido se manter na elite do futebol inglês, apesar de não brilhar em campo.
O escudo do West Ham tem as cores branco, bordô, azul e amarelo, além do desenho de dois martelos entrelaçados.
Quantos títulos tem o West Ham?
Surpreendentemente, o West Ham nunca venceu o Campeonato Inglês. Por outro lado, a prateleira do clube tem 10 estatuetas. Para os londrinos, o título mais importante é a Conference League, conquistado em 2023 sobre a Fiorentina. Entretanto, faturar a Copa da Inglaterra também é fundamental para ser considerado grande.
O West Ham acumula vitórias em competições que já não existem mais, como a Intertoto, fundada pela UEFA com o objetivo de oferecer oportunidades para equipes que não se classificaram na Liga dos Campeões e Liga Europa.
Então, confira o histórico de troféus do West Ham:
- 3 Copas da Inglaterra – 1964, 1975, 1980
- 2 Segunda divisão do Campeonato Inglês – 1957/58 e 1980/81
- 1 Conference League – 2023
- 1 Taça dos Clubes Vencedores de Taças – 1964/65
- 1 UEFA Copa Intertoto – 1999
- 1 Football League War Cup – 1940
- 1 Supercopa da Inglaterra – 1964
Desempenho em competições
O calendário do futebol europeu é diferente do brasileiro. A temporada começa em agosto e só termina em maio do ano seguinte. Em sua programação, o West Ham se ocupa com três ou quatro competições: a Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e, às vezes, eventos internacionais.
O clube tem uma relação de amor e ódio com a Premier League. São 28 edições, mas nenhum título. Em 1998/99, os londrinos desempenharam a sua melhor campanha ao garantir o quinto lugar, com 57 pontos, com o treinador Harry Redknapp.
Na Copa da Inglaterra, os Hammers alcançaram cinco finais (1923, 1964, 1975, 1980 e 2006), mas venceram só três. Enquanto isso, na Copa da Liga Inglesa, perderam as duas decisões das quais participaram (1966 e 1981). Na Supercopa, competição que reúne os vencedores do Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra, soma um título em três finais (1964, 1975 e 1980).
O West Ham nunca jogou a Liga dos Campeões. Por outro lado, soma seis participações na Liga Europa, com a melhor campanha em 2021/22 quando alcançou a semifinal, eliminado pelo Eintracht Frankfurt.
Por fim, em sua primeira edição da Conference League, o time sagrou-se campeão. Na final, venceu a Fiorentina na Eden Arena.
Ídolos do West Ham United FC
Para alcançar o patamar de ídolo em um clube de futebol, é preciso conquistar bons números, troféus e, claro, demonstrar amor à camisa. Para um clube com tanta história como o West Ham, não poderiam faltar craques.
É impossível falar sobre os Hammers e não citar Vic Watson. O britânico é o maior goleador de todos os tempos, com 326 gols. Integrou a equipe de 1920 a 1935, mas não trouxe títulos. O atacante é também artilheiro na Copa da Inglaterra, com 28 tentos.
Outro destaque do West Ham é Bobby Moore. Quando enfrentou Pelé em campo, o zagueiro ouviu muitos elogios do Rei do futebol. Trouxe três taças para o clube, além de levar a torcida à loucura.
Outros ídolos do West Ham são Geoff Hurst, Jimmy Ruffell, Billy Bonds, Trevor Brooking, Alan Devonshire, Martin Peters e Alvin Martin.