A camisa do Brasil é, indiscutivelmente, a mais pesada do futebol. Cinco títulos mundiais, dois ouros olímpicos e nove troféus da Copa América colocam a equipe no alto patamar do esporte. Nas cores amarelo, verde e azul, o uniforme brasileiro chama a atenção por sua beleza, originalidade, e também por cada detalhe. Mas, afinal, o que significa o símbolo no escudo da Seleção Brasileira?
Qual é o significado do símbolo da Seleção Brasileira?
Idealizado pela CBF, o emblema da Seleção Brasileira de futebol masculino e feminino possui as cores verde, amarelo, branco e azul, com alusão à bandeira do país. O escudo tem uma cruz pátea branca no centro, com o nome “CBF” escrito em azul. Além disso, listras também estão presentes no desenho.
Em 2019, a CBF modernizou o design do escudo. As principais diferenças com a última versão, de 2002, são as cores vibrantes e as linhas mais aparentes dentro do desenho. No total, segundo o GE, a Seleção Brasileira já teve 15 versões diferentes de escudos, incluindo a atual.
Mas, além do próprio emblema, é possível dizer que os jogadores e treinadores também representam o time do Brasil. Afinal, são eles os protagonistas de cada um das conquistas em cada uma das competições, de Eliminatórias até o Mundial. A camisa também simboliza o país, conhecido como o “país do futebol”.
O fato de grandes atletas já terem vestido o uniforme da Seleção Brasileira deixa o utensílio ainda mais especial. Afinal, é uma honra que Pelé ou Neymar tenham defendido a equipe mais vitoriosa do mundo.
Quantas estrelas tem no escudo do Brasil?
O escudo da Seleção Brasileira tem cinco estrelas. Elas estão posicionadas acima do logo da CBF, ora na cor verde e, às vezes, em amarelo. As estrelas representam os cinco títulos do Brasil na Copa do Mundo da FIFA em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
É tradição que as seleções coloquem estrelas em seus respectivos escudos em referência aos troféus que possuem. A Itália, por exemplo, tem quatro, enquanto a Argentina adicionou a sua terceira em 2022, após vencer a França na final no Catar, com Lionel Messi em campo. A prática também é comum em clubes profissionais ao redor do mundo.
O Brasil busca o hexacampeonato. Quando a Seleção Brasileira levantar a taça dourada pela sexta vez em sua história, é provável que a CBF mude o design do escudo e, consequentemente, adicione mais uma estrela para homenagear os seis triunfos. Resta saber onde a sexta ficará – ao lado, em cima ou dividida em três e três.
Qual é o mascote do Brasil?
A Seleção Brasileira tem como mascote o canarinho. Não somente pela cor do uniforme – que remete ao animal –, mas também porque o pássaro faz parte da fauna brasileira. Afinal, o país é reconhecido mundialmente por suas riquezas naturais, algo que certamente desperta orgulho na população.
A primeira vez que a equipe nacional usou a camisa amarela foi em 1950. Instantaneamente, a Seleção e os jogadores receberam o apelido de canarinho. Aliás, o cartunista Fernando Pierucetti, de acordo com a CNN, foi quem desenhou o animal como mascote. Porém, é a versão de Ziraldo, criada em 1960, que se tornou mundialmente famosa.
Recentemente, o “Canarinho Pistola” caiu nas graças do público. Em 2016, o personagem apareceu pela primeira vez nas redes sociais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com cara de bravo – ou de confiante –, o canarinho veste o uniforme da Seleção Brasileira e até a chuteira. Foi justamente a feição do mascote que ganhou o público nas arquibancadas, inclusive na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.