Não há como negar que um dos mais famosos jogadores de futebol do Brasil nos últimos anos foi Neymar. O eterno “menino da vila” brilhou no Santos e também fez seu nome em diferentes times do velho continente. Hoje, ele joga no Al-Hilal, da Arábia Saudita. Por todos esses times pelos quais passou, o atacante conquistou diversos títulos, e fez o mesmo pela seleção brasileira. No entanto, falta um troféu na coleção dele. Isso porque Neymar nunca conquistou nenhuma Copa América.
Trajetória de Neymar na Copa América
A primeira vez de Neymar disputando uma Copa América foi em 2011. Apesar da pouca idade, o atacante se destacou no campeonato, marcando dois dos quatro gols da vitória do Brasil em cima do Equador pela primeira fase do torneio. Infelizmente, a seleção caiu ante o Paraguai em uma disputa de pênaltis nas quartas de final e o então conhecido como menino Ney não trouxe o troféu para casa.
Assim, a segunda participação de Neymar em uma Copa América veio em 2015. E como em um filme repetido, o que ocorreu foi o mesmo cenário da competição de 2011. Mais uma vez o Brasil enfrentou o Paraguai nas quartas de final — e mais uma vez a partida foi para a disputa de pênaltis. Então, já é até possível imaginar o resultado: novamente a Seleção Brasileira foi eliminada pelos paraguaios.
Por fim, a terceira Copa América com Neymar em campo foi a de 2021. O atacante — e a seleção como um todo — vieram com fúria, dispostos a levar o título para casa. De fato, o grupo avançou até a última rodada do campeonato, enfrentando ninguém menos que a Argentina. Mesmo com toda a garra em campo, os brasileiros perderam por 1 a 0, amargando o segundo lugar.
Neymar está fora da Copa América de 2024
Entre os dias 20 de junho e 14 de julho, os Estados Unidos recebem a 48ª edição da CONMEBOL Copa América 2024. E, mais uma vez, o Brasil entra em campo na briga para voltar a levantar a taça de campeão do torneio. O técnico Dorival Júnior divulgou a lista oficial com os 26 convocados para o torneio e o nome de Neymar não estava nela.
O atacante ficou de fora da Copa América deste ano por um motivo simples: a grave lesão no joelho que sofreu no final do ano passado. No jogo do Brasil contra o Uruguai, em outubro de 2023, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, o camisa 10 rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Mesmo estando na fase final de sua recuperação, Neymar não foi convocado para o campeonato.
A Seleção Brasileira estreia na Copa América já no dia 24 de junho, enfrentando a Costa Rica. Em seguida, o adversário será justamente o Paraguai, no dia 28 de junho. Fechando os confrontos da primeira fase da Copa América, o Brasil enfrenta a Colômbia no dia 2 de julho.