Início » Futebol » Regulamento do Campeonato Carioca: entenda como funciona o estadual do Rio de Janeiro

Regulamento do Campeonato Carioca: entenda como funciona o estadual do Rio de Janeiro

Publicado em:

Última atualização:

A temporada 2024 está caminhando para o final. Assim, as atenções do futebol se voltam para os estaduais de 2025. O Cariocão, por vezes, gera confusão no entendimento do funcionamento da competição. Desse modo, confira o regulamento do Campeonato Carioca.

Formato do regulamento do Campeonato Carioca

O regulamento do Campeonato Carioca atual está em vigência desde 2021. Dessa forma, 12 equipes participam da primeira fase e todas jogam entre si. Abaixo, os doze times que disputam o Cariocão de 2025:

  • Bangu;
  • Boa Vista;
  • Botafogo;
  • Flamengo;
  • Fluminense;
  • Madureira;
  • Maricá;
  • Nova Iguaçu;
  • Portuguesa-RJ;
  • Sampaio Corrêa-RJ;
  • Vasco;
  • Volta Redonda.

A Taça Guanabara corresponde a fase inicial, onde as equipes se enfrentam em um sistema de pontos corridos. Ou seja, no final da 11ª rodada, a equipe que tiver mais pontos é a campeã da Taça Guanabara.

O Flamengo foi o campeão da competição em 2024. O clube terminou a fase de grupos do Campeonato Carioca com 27 pontos. O segundo colocado foi o Nova Iguaçu, com 24 pontos.

Por outro lado, a equipe que fizer menos pontos é rebaixada para a Série A2 do Campeonato Carioca. Foi isso que que aconteceu com Audax Rio. Com a ida da equipe para a segunda divisão, o Maricá foi promovido à primeira divisão. Nesse sentido, o time conseguiu o acesso após levantar a taça de campeão da Série A2.

Taça Rio

Somente quatro clubes disputam o título da Taça Rio. Desse modo, as equipes classificadas em quinto lugar ao oitavo da Taça Guanabara disputam a Taça Rio, em um sistema eliminatório composto de duas semifinais e a final, como prevê o regulamento do Campeonato Carioca.

Na edição de 2024, Botafogo, Boavista, Portuguesa-RJ e Sampaio Corrêa-RJ, foram os integrantes da competição. Assim, o sexto lugar, Boavista, enfrentou o sétimo, Portuguesa-RJ, de um lado da chave. O Botafogo, quinto colocado, jogou contra o Sampaio Corrêa-RJ, oitavo colocado.

Na atual edição, o chaveamentos é o mesmo: quinto colocado enfrenta o oitavo colocado de um lado da chave, em partidas de ida e volta, e sexto e sétimo colocados disputam uma vaga para final do outro lado. A equipe com a melhor campanha na fase de grupos faz o jogo de volta em casa.

Além disso, as equipes classificadas em 5º e 6º tem a vantagem do empate. Nesse sentido, se após as duas partidas houver empate na soma dos resultados, quem tiver a melhor campanha na Taça Guanabara avança para a final.

Vão para a final os dois vencedores dos confrontos de semifinal. Entretanto, a vantagem adquirida pela melhor campanha na Taça Guanabara só vale para o mando de campo da segunda partida da final. Ou seja, em caso de empate na soma das duas partidas da final, a decisão vai para os pênaltis.

Em 2024, o Botafogo enfrentou o Boavista na final da Taça Rio. O Alvinegro venceu as duas partidas e foi o campeão da competição.

Quem leva o título do Campeonato Carioca segundo o regulamento atual?

De forma semelhante ao formato da Taça Rio, a decisão do Campeonato Carioca também acontece com dois confrontos de semifinal e final. Os quatro primeiros colocados da primeira fase participam da disputa.

Desse modo, o primeiro colocado enfrenta o quarto em duas partidas de semifinal e segundo e terceiro colocados se enfrentam do outro lado da chave. O primeiro e o segundo colocado da Taça Guanabara tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais ou por um empate na soma dos dois jogos. Além disso, fazem a decisão em casa.

Na edição do Cariocão de 2024, Flamengo, Nova Iguaçu, Vasco e Fluminense participaram da decisão. Flamengo e Nova Iguaçu venceram na soma dos dois resultados e assim, avançaram para a final.

Segundo o regulamento do Campeonato Carioca, os dois times que vencerem as semifinais se enfrentam em duas partidas, com o mando de campo da segunda partida para a equipe de melhor campanha. No entanto, a vantagem de jogar por um empate na soma dos dois resultados não existe na final. Dessa forma, caso o empate aconteça, o campeão estadual de 2025 sairá da disputa de pênaltis.