Início » Futebol » Ambição e inovação: conheça a história do mascote do Athletico Paranaense

Ambição e inovação: conheça a história do mascote do Athletico Paranaense

Publicado em:

Última atualização:

O Athletico Paranaense teve algumas representações em sua história, mas nenhum mascote combinou melhor do que o Furacão. Atualmente, aliás, a equipe possui um grupo de representantes, que, juntos, formam as características do fenômeno natural, porém, aplicado ao futebol. Conheça a história!

Criação do mascote do Athletico Paranaense

Fundado em 26 de março de 1924, o Athletico Paranaense vivenciou momentos importantes em sua história. Antes de 2018, o clube tinha como nome oficial Atlético Paranaense, porém, idealizou um projeto de renovação, mudando também o escudo, o uniforme e o até mesmo o mascote.

Ao longo da história, esses momentos desencadearam outras situações. Por exemplo, a principal razão para a criação de um mascote para o Athletico Paranaense aconteceu após um período vitorioso. Assim, em 25 anos, passou de Cartola para o popular Furacão.

No ano em que o Athletico Paranaense comemorou 94 anos de existência, o termo Furacão foi modernizado e passou a ter uma nova representação, assumindo o papel de mascote. Além disso, também incluíram a criação da Família Furacão no pacote das mudanças.

Cartola, o primeiro mascote do Athletico

O Athletico Paranaense surgiu após a fusão de dois clubes do estado do Paraná. Em 1915, aconteceu a primeira edição do Campeonato Paranaense, título conquistado pelo International Foot-Ball Club. Dois anos depois, foi a vez do América Esporte Clube conquistar seu título pela primeira vez. Em 1924, então, optaram pela junção.

Durante a década de 1920, muitos adeptos do International se vestiam com trajes mais sofisticados. Dessa forma, como a cartola faz parte deste tipo de vestimenta, o clube passou a ser associado ao termo. Como resultado, o chapéu se tornou o primeiro mascote do Athletico Paranaense.

O início da “era” Furacão

Nos primeiros 21 anos de existência, o Athletico Paranaense havia conquistado oito títulos do Campeonato Paranaense. Entre as 28 conquistas no total, a da edição de 1949 fez a equipe ficar conhecida popularmente como Furacão.

Além disso, até hoje consideram o elenco que disputou o torneio um dos mais fortes da história do futebol paranaense. Naquela edição, a competição teve como artilheiro o jogador Neno com 18 gols. O Athletico Paranaense teve também uma campanha histórica de 12 jogos, perdendo apenas um e terminando com 22 pontos. Foram 49 gols marcados e 19 sofridos.

A era do Furacão como mascote do Athletico Paranaense rendeu muitos títulos. O time conquistou o Campeonato Brasileiro de 2001, foi vice-campeão brasileiro de 2004 e da Libertadores de 2005, além de ter como última conquista a Copa Sul-Americana de 2018.

O novo Athletico Paranaense

Em 2018, o Athletico Paranaense passou por um processo de modernização no clube, inclusive no mascote. Com as mudanças realizadas, o Furacão passou ter outra representação.

Foi quando, então, surgiu a Família Furacão como mascote do Athletico, expandindo o significado. Se antes representava a força da equipe dentro de campo, agora também busca representar os torcedores.

Sendo assim, a Família Furacão é formada por um pai, uma mãe, um casal de filhos e um cachorro, apelidado de “Fura-cão”. Cada mascote representa uma característica do lema do Athletico Paranaense: ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação. Juntos, essas representações formam a força de um furacão.

Com o novo grupo de mascotes, o Athletico Paranaense conquistou a Copa do Brasil de 2019, a Sul-Americana de 2021 e foi finalista da Libertadores de 2022.