Início » Futebol » Ligue 1 » Angers Sporting Club de l’Ouest: conheça a história do clube francês e as conquistas

Angers Sporting Club de l’Ouest: conheça a história do clube francês e as conquistas

Publicado em:

Última atualização:

Quem acha que o futebol francês se resume ao PSG está enganado. O Angers Sporting Club de l’Ouest, clube da cidade de Angers, não apenas disputa a elite do Campeonato Francês como é uma grande força no país. Com o seu próprio estádio, o time arrasta uma legião de torcedores por onde passa. Por outro lado, o Angers não vence um título há quase 50 anos.

História do Angers Sporting Club de l’Ouest

O Angers Sporting Club de l’Ouest é um clube de futebol fundado em 10 de outubro de 1919 pelos irmãos Fortin, diretores do banco Crédit de l’Ouest. Coincidentemente, divide a data de criação com a Federação Francesa de Futebol, órgão responsável por comandar a modalidade no país. O grupo disputou o seu primeiro jogo oficial no dia 19 de outubro daquele ano, contra o Nantes.

A partir do encerramento das atividades do Club Sport Jean Bouin em 1931, o Angers se tornou o time mais importante da cidade. Ademais, ganhou o status de profissional após a Segunda Guerra Mundial e, após, foi inserido na segunda divisão do Campeonato Francês por seus bons resultados em campo.

O elenco passou anos alternando entre a primeira e a segunda divisão (similar à Série B do Campeonato Brasileiro). Em 1972, disputou o seu primeiro confronto internacional ao se classificar para a Copa UEFA, contra o Dínamo de Berlim.

Nesse cenário, voltou para a segunda divisão na década de 1980 e só garantiu novamente o acesso em 1993.

Em 2006, o clube foi comprado pelo jovem empresário de Le Mans, Willy Bernard. Com investimentos dentro e fora dos gramados, o elenco conseguiu estabilidade para lutar na Ligue 1 e 2, além de decisões na Copa da França e Copa da Liga Francesa.

Posteriormente, em novembro de 2011, Bernard vendeu suas ações para Saïd Chabane, declarado presidente do clube e acionista majoritário em dezembro. Chabane construiu um centro de treinamento e formação para jovens talentos em Angers.

O time subiu para a Ligue 2 em 2008 e, em 2015, conseguiu a promoção para a elite. Acabou rebaixado em 2023, mas retornou à primeira divisão ao fim da temporada. No futebol, tudo é possível, por isso o Angers ainda sonha com o primeiro título nacional.

Títulos do Angers

A primeira divisão do Campeonato Francês não está na lista de conquistas do Angers. Apesar da constante presença na elite, o time nunca teve o prazer de comemorar o título principal ao fim da temporada. Enquanto isso, o elenco venceu duas edições da segunda divisão.

O Angers já participou de duas finais da Copa da França, em 1957 e 2017, mas perdeu em ambas. Na Copa da Liga Francesa, garantiu o vice-campeonato em 1992, após a derrota para o Montpellier.

O clube não tem troféus internacionais, como a Liga dos Campeões ou Liga Europa. Sendo assim, confira o histórico de títulos do Angers Sporting Club de l’Ouest:

  • Segunda Divisão do Campeonato Francês – 1968/69 e 1975/76

Estádio do clube francês

A casa do Angers é o Stade Raymond Kopa, localizado na Boulevard Pierre de Coubertin, com capacidade para 18 mil torcedores. Fundado em 1912, o espaço francês teve diferentes nomes ao longo da história.

Inicialmente, o local era conhecido como Stade Bessonneau, em homenagem ao seu fundador. Passou por restaurações em 1925 e, em 1957, ao se tornar propriedade da Câmara Municipal de Angers, recebeu uma nova reforma que retirou a pista de atletismo. Então, em 1968, o estádio ganhou o nome de Stade Jean-Bouin.

Em 1993, com o acesso até a Ligue 1, o clube teve de mexer no estádio para atender às normas impostas pela federação e pelas autoridades francesas. Visando dar maior conforto aos torcedores, as arquibancadas receberam melhorias.

No ano de 2015, o espaço recebeu a troca de assentos, melhorias nos camarotes, criação de duas áreas de recepção e instalação de telões. Com o aval da prefeitura, o local foi renomeado para Stade Raymond Kopa em 27 de março de 2017.

Jogadores do Angers

O plantel do Angers é formado por 24 jogadores. Os franceses são maioria, com apenas seis estrangeiros do Senegal, Argélia, Bósnia e Costa do Marfim. O elenco não tem brasileiros no momento, mas Jonas Pessalli, Rudison Ferreira, Vinícius Reche e Cristiano Francisco Grigulo são alguns dos atletas que já defenderam o clube em momentos diferentes da história.

É importante ressaltar que o grupo de jogadores do Angers pode mudar, já que a diretoria tende a contratar peças para compor os setores para as próximas temporadas.

Com 15 gols, Lois Diony foi o artilheiro do Angers na Segunda Divisão do Campeonato Francês 2023/24. Abdelli, com nove, e Farid El Mellali, com oito, também ocuparam a lista de goleadores do torneio na temporada.

Divididos em posições, confira todos os atletas que vestem a camisa do clube francês:

Goleiros:

  • Yahia Fofana e Melvin Zinga.

Defensores

  • Abdoulaye Bamba, Ousmane Camara, Marius Courcoul, Florent Hanin, Cédric Hountondji, Yacine Gaya, Jordan Lefort, Lilian Rao-Lisoa, Halid Sabanovic e Yan Valery.

Meias:

  • Himad Abdelli, Yassin Belkhdim, Pierrick Capelle, Joseph Lopy e Zinédine Ould Khaled.

Atacantes:

  • Sidiki Cherif, Loïs Diony, Farid El Mellali, Adrien Hunou, Justin Kalumba, Guédé Nadje e Ibrahima Niane.