Início » Futebol » Como o VAR funciona?

Como o VAR funciona?

Publicado em:

Última atualização:

As entidades reguladoras do futebol procuram constantemente novas formas de tornar o esporte mais justo, introduzindo tecnologias que ajudem os juízes a tomar as decisões corretas ou a corrigir as decisões erradas. O VAR é uma dessas tecnologias. Mas, afinal, como o VAR funciona? É isso que veremos a seguir.

O VAR continua sem reunir a aprovação total dos torcedores, que normalmente referem como problemas com pausas por vezes longas. Também referem que algumas decisões continuam sendo de interpretação pessoal, logo, potencialmente erradas.

Mas afinal, o que é o VAR?

O Video Assistant Referee (VAR) ou Árbitro Assistente de Vídeo em português, é uma ferramenta usada para analisar as imagens de partidas de futebol e ajudar nas decisões dos árbitros principais dessas mesmas partidas.

Utilizado apenas em algumas decisões, o VAR tem uma equipe constituída também por árbitros em uma sala separada com um monte de telas com as imagens do jogo em vários ângulos. Essa equipa está em contato direto com o árbitro principal da partida.

Quando surgiu o VAR no futebol?

Tecnologias parecidas ao VAR eram já utilizadas em alguns esportes, em especial nos Estados Unidos. No futebol, começou a ser testado em 2016, também pelos americanos, com a observação da FIFA.

O sistema foi finalmente aprovado para uso em 2018 e estreou em uma competição oficial na Copa do Mundo daquele ano.

Depois, todas as confederações nacionais adotaram o VAR em suas competições principais e é hoje em dia utilizado em todo o mundo.

Como o VAR funciona no futebol?

Tal como foi dito, o VAR tem uma equipe de árbitros em uma sala separada com várias telas para visionar e revisar as jogadas de uma partida de futebol. Essa equipe pode repetir as jogadas e analisar de forma mais completa o que passou no gramado.

A equipe de VAR está em contato permanente por áudio com o juiz principal da partida e pode solicitar ao juiz a revisão de um determinado lance que ache necessário, ou o próprio árbitro principal pode pedir o visionamento de uma jogada onde tenha dúvidas.

Junto ao campo existe outra tela em que o árbitro principal pode rever os lances e então tomar a decisão que achar mais correta, podendo mudar ou não a sua decisão inicial.

Em que situações o VAR pode ser acionado?

O VAR só é acionado em quatro situações:

Gols

O VAR sempre analisa as jogadas que resultam em gol, quer seja para validar, quer seja para anular. O time de VAR procura ver se houve alguma irregularidade na jogada que resultou em gol, desde o seu início até a bola balançar as redes. Se tudo for regular, a partida prossegue, se não for, o árbitro vai rever as imagens e decidir se é gol ou não. O mesmo acontece quando um árbitro anula um gol.

Pênaltis

O VAR também pode ser usado para confirmar a decisão de atribuir um pênalti, se existiu uma infração para pênalti que os juízes no campo não detectaram, ou para reverter uma decisão equivocada. Tudo funciona de forma semelhante aos gols.

Cartões vermelhos

Em casos de agressões ou infrações graves, o VAR pode intervir, mais uma vez, para auxiliar as decisões do árbitro principal. Quer seja, para chamar sua atenção para o que ele possa não ter visto ou decidido de forma equivocada, ou quando o próprio juiz pede ajuda em caso de dúvida.

De notar que o VAR só pode intervir em casos de cartão vermelho direto e não de acumulação de amarelos.

Erro de identidade

Finalmente, o VAR pode ser utilizado para corrigir um erro de identidade de jogadores, caso, por exemplo, o árbitro tenha confundido o jogador merecedor de punição com um cartão vermelho ou que cometeu uma falta. Mais uma vez, o árbitro pode também pedir ajuda em caso de dúvida.

Casos em que o VAR não pode interferir:

  • Ofensas verbais e marcações de faltas que não sejam para pênalti ou cartão vermelho.
  • Cartões amarelos, mesmo sendo o segundo que resulte em cartão vermelho.
  • Escanteios, arremessos laterais ou tiros de meta.
  • Impedimentos em lances que não resultem em gol.

Como sabem os torcedores se o VAR está sendo utilizado?

O árbitro faz um sinal de retângulo, simbolizando uma tela, para informar que vai revisar um lance no VAR.

Validade do VAR em tempo nos lances

O VAR só pode intervir antes que a partida recomece. Ou seja, quando existe um lance para ser analisado, a partida é interrompida até que exista uma decisão. Se, ou quando, a partida for retomada, o VAR só pode intervir nas jogadas seguintes e nunca nas anteriores.

Veja também:

Baixe o app da Sportingbet na Google Play