O ciclismo é uma das atividades mais difundidas do mundo inteiro. Desde o surgimento da bicicleta, sempre tem alguém que, ou gosta de acompanhar as competições de esporte, ou gosta de praticar o esporte. Por isso, nas Olimpíadas, o ciclismo de estrada costuma ser uma das competições mais populares e emocionantes, com estratégias táticas, sprints emocionantes e, muitas vezes, finais dramáticos.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o ciclismo de estrada. Continue a leitura.
O que é ciclismo de estrada?
O ciclismo de estrada é uma das disciplinas do ciclismo disputadas nos Jogos Olímpicos. Na competição de estrada, os ciclistas percorrem um percurso que geralmente é realizado em estradas públicas ou circuitos fechados.
As provas de estrada podem incluir corridas de um dia, como a prova de estrada individual, em que os ciclistas competem para completar um percurso definido em um determinado tempo, e também corridas de vários dias, como a prova de estrada por equipes, nas quais grupos de ciclistas competem juntas em uma série de etapas.
História do Ciclismo de Estrada
O ciclismo de estrada foi a primeira modalidade de competição a surgir quando surgiu essa prática do esporte. A primeira corrida de estrada aconteceu 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris. O britânico James Moore foi o primeiro a chegar, após uma competição de 10h25min. Dessa forma, ele percorreu um percurso de 123 km entre Paris e Rouen.
Com o passar dos anos, o esporte ganhou mais força e acabou entrando para o programa de esportes dos Jogos Olímpicos, na primeira edição da competição, em Atenas, em 1896.
Olimpíadas
Desde que foi incluído nos Jogos Olímpicos, o ciclismo de estrada só não esteve presente nas edições de Paris, St. Louis e Londres, retornando na edição de Estocolmo, em 1912. Nos demais, participou de todos os anos normalmente.
A primeira prova disputada na primeira edição foi um percurso tradicional de maratona. Dessa forma, a competição se iniciou em Atenas, e os ciclistas tinham que percorrer até a cidade de Marathon e retornaram à capital grega.
Contudo, para as mulheres esse ingresso veio um pouco mais tarde. Elas só foram entrar no esporte nas Olimpíadas na edição de Los Angeles, em 1984.
Atualmente, existem cinco modalidades de ciclismo nas Olimpíadas. Sendo assim, cada uma delas é dividida em provas, e no ciclismo de estrada não seria diferente. Nesse esporte, há duas opções: provas de estrada e provas contrarrelógio. Conheça as regras de cada uma delas.
Regras do ciclismo de estrada
No ciclismo de estrada há duas provas: as de resistência e as de contrarrelógio. Ambas as disputas são individuais. Na competição de resistência, quem conseguir chegar em primeiro lugar será o vencedor. Já na prova de contrarrelógio, vence quem fizer o menor tempo todo o percurso.
Das regras gerais podemos citar duas que valem para ambas as provas: atrapalhar o adversário pode gerar uma eliminação; e o ciclista que estiver a determinado tempo longe do líder também pode ser eliminado. Confira as regras de cada uma especificamente:
Regras das provas de resistência
Essa prova do ciclismo de estrada exige a resistência, dedicação e estratégia do ciclista. Isso porque é uma prova extensa, de 241,5 km para os homens e 141 km para as mulheres, em que o objetivo é chegar em primeiro lugar. A disputa é entre todos os atletas e tem uma duração em média de cinco horas, no masculino, e quatro no feminino.
Regras das provas contrarrelógio
Se na prova de resistência todos participam, na contrarrelógio, apenas 65 ciclistas, sendo 40 homens e 25 mulheres, entram na disputa. A prova tem um percurso de 54,5 km no masculino e 29,8 km no feminino.
Os competidores largam individualmente, a cada 90 segundos, para terem sempre as mesmas condições de seus concorrentes. Nessa prova, o objetivo é realizar todo o percurso no menor tempo possível.