Fundado em 2019, o Vedacit Vôlei Guarulhos vem se preparando para o início da próxima temporada do vôlei brasileiro. A equipe terminou a última Copa Brasil de Vôlei em segundo lugar, após perder para o Cruzeiro na final, e também ficou com a medalha de bronze na Liga Brasileira de Voleibol após cair nas semifinais para o Vôlei Renata.
Com sede na cidade paulista de Guarulhos, o time é fruto da parceria entre a empresa de impermeabilizantes e materiais de construção, Vedacit, e a Associação Social Esportiva Índios Guarus (AIG). Juntas, elas idealizaram o projeto esportivo a fim de transformar vidas. Assim, a equipe mantém as categorias de base Sub-19 e Sub-21 a fim de dar visibilidade a novas promessas do esporte.
A seguir, então, conheça um pouco mais o Vedacit Vôlei Guarulhos.
Jogadores do Vedacit Vôlei Guarulhos
Muito embora o time tenha feito uma boa campanha na temporada passada, o VVG resolveu investir na renovação da equipe. Assim, para disputar a temporada 2024/25 do vôlei nacional, o Vedacit Vôlei Guarulhos entra em quadra com os seguintes jogadores:
Levantadores:
- Sandro
- Celso
Oposto:
- André Saliba (ex-Azulim/Gabarito/Monte Carmelo)
Ponteiros:
- Filipe Rammé (ex-Laussane-SUI)
- Deivid (ex-Azulim/Gabarito/Monte Carmelo)
- Lucas Oishi (ex-Minas)
- Leo Lukas
Centrais:
- Álvaro (ex-Araguari)
- Geovane (ex-Vôlei São José)
- Bruno Biella (Naufels-SUI)
Líberos:
- Gian (ex-Suzano)
- Danthon
De todos os atletas que fazem parte do atual elenco do Vedacit Vôlei Guarulhos, apenas os levantadores Sandro e Celso, além do ponteiro Leo Lukas e do central Danthon, tiveram seus contratos da última temporada renovados. Os demais jogadores são novatos na equipe da cidade da região metropolitana de São Paulo.
Um dos destaques é Álvaro. O central fez bonito pelo Araguari na última Superliga, enquanto Bruno Biella e Felipi Rammé retornam ao Brasil após um período atuando no voleibol da Suíça. O técnico, por sua vez, segue sendo Nery Pereira Tambeiro Junior.
As conquistas da equipe
No mesmo ano de sua fundação, o Vedacit Vôlei Guarulhos terminou a temporada em primeiro lugar na série C da Superliga. Em 2020, a equipe liderou a Superliga B, conquistando o sonhado acesso para a Superliga Banco do Brasil – antiga Superliga A.
Mas foi na temporada 2021/22 que o VVG despontou no cenário do voleibol brasileiro ao se tornar vice-campeão paulista e chegar às semifinais da Copa Brasil e da Superliga, em uma campanha digna dos grandes clubes nacionais.
Em seguida, na temporada 2022/23, o Vedacit Vôlei Guarulhos foi o vice-líder das classificatórias para a Superliga, além de ter avançado até a semifinal do Campeonato Paulista, garantindo a classificação para a Copa do Brasil. Também foi nesta campanha que o oposto Franco foi o melhor pontuador da temporada. Além disso, ele terminou a campanha como o melhor oposto do campeonato.
Já na temporada passada, somente pela Superliga, foram 22 jogos, sendo 14 vitórias e apenas oito derrotas, e uma diferença de sets de 56-43. Na Copa Brasil, o time avançou pela primeira vez até as finais. No entanto, o Vedacit Vôlei Guarulhos foi derrotado nas finais pelo Cruzeiro – octacampeão do torneio – por 3 sets a 0, com parciais de 25-23, 25-18 e 25-17.