O estádio Governador Plácido Castelo, ou simplesmente Arena Castelão, está localizado em Fortaleza, no Ceará. A sua inauguração aconteceu em 1973. Ele já foi escolhido para receber grandes eventos, incluindo as finais do Campeonato Brasileiro da Série B e alguns jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014.
Desde a sua fundação, passou por reformas que fizeram com que ficasse ainda melhor, sendo a reformulação da estrutura em 2012 uma das que mais trouxeram impactos, pois teve como objetivo a preparação para a Copa do Mundo.
História da construção da Arena Castelão
As obras do Arena Castelão tiveram início na década de 1960, após o interesse em ações do governador do estado na época, Aderaldo Castelo. Ele foi o responsável pelo início da execução do projeto, junto à Federação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará (FADEC), criada para acompanhar e gerenciar todo o processo.
No início, a ideia seria que o estádio fosse construído no bairro do Alagadiço. No entanto, os custos estavam altos e então eles passaram a procurar por outras áreas. A escolha foi por um terreno de 25 hectares em posse da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Assim, as obras iniciaram e a inauguração aconteceu em novembro de 1973.
A primeira partida foi entre o Ceará e Fortaleza. Para se ter uma ideia, estima-se que houve um público de 70 mil pessoas para ver o empate entre os dois times. Um ponto interessante é que nesta inauguração só existiam dois lances de arquibancada.
Nova estrutura após a reforma de 2014
Como a Arena Castelão esteve entre os escolhidos para receber alguns jogos da Copa do Mundo de 2014, o estádio teve então que passar por algumas reformas para se adequar aos padrões estabelecidos.
O objetivo do novo projeto foi a transformação em uma arena modera, que fosse multiúso e autossustentável. Entre as melhorias estão o rebaixamento do campo, a ampliação da arquibancada inferior e uma nova cobertura que protege toda a arquibancada. Além disso, os camarotes, salas VIP e restaurante estão concentrados em um novo módulo.
Junto a isso, construíram um estacionamento subterrâneo com 4.200 vagas e o estádio se tornou o primeiro na América do Sul a obter a certificação ambiental Leed.
Qual a capacidade atual da Arena Castelão?
A capacidade atual da Arena Castelão é de 63.903 pessoas. Porém, o espaço já recebeu públicos maiores, principalmente em eventos culturais e religiosos, como a visita do Papa João Paulo II, que conseguiu reunir cerca de 120 mil pessoas.
Agora, em relação às partidas de futebol, o maior número de pessoas aconteceu em 2015, durante a partida da final da Copa do Nordeste. Os times que se enfrentaram foram o Ceará e o Bahia, fechando com o placar de 2 a 1 para o Ceará. Ao todo, o público foi de 63.904 pagantes, representando, basicamente, a total capacidade do Castelão.
Em 2024, o recorde de público foi na Final do Campeonato Cearense. No total, 57.100 torcedores foram assistir ao jogo entre o Ceará Sporting Club (CSC) e Fortaleza Esporte Clube (FEC).