Início » Lutas » UFC » Peso-pena: limite de peso, campeão e maiores lutadores da categoria do UFC

Peso-pena: limite de peso, campeão e maiores lutadores da categoria do UFC

Publicado em:

Última atualização:

Com mais de 500 atletas lutando em seus eventos, o Ultimate Fighting Championship se divide em 12 categorias de peso: oito masculinas e quatro femininas. Destas, três são disputadas tanto por homens quanto mulheres: a peso-mosca, peso-galo e peso-pena. E é nesta categoria do UFC que competem alguns dos atletas mais comentados do mundo, como Conor McGregor, além de ter sido o palco de outra lenda do MMA: o brasileiro José Aldo. 

A seguir, conheça os detalhes da categoria do UFC, conheça os atuais campeões e relembre os maiores atletas da divisão.

Quanto um atleta peso-pena pode pesar?

Em linhas gerais, o limite de peso para os penas é de 65,7kg, o equivalente a 145 libras. Contudo, conforme ditam as regras do UFC, nas lutas sem título em disputa, os atletas do peso-pena podem pesar até 66,2kg. No entanto, caso o cinturão esteja em jogo, os lutadores só poderão entrar no octógono se, no dia anterior à luta, durante a pesagem, eles não ultrapassarem o marco dos 65,7kg. 

Quem é o atual campeão do peso-pena no Ultimate?

A divisão dos penas foi criada em 2010, após o World Extreme Cagefighting acabar. O WEC era um evento de MMA dos mesmos organizadores do UFC, porém focado nas categorias de peso mais leves. Com sua extinção, o Ultimate absorveu os atletas e as divisões de peso. 

Hoje, o dono do cinturão do peso-pena do UFC é Ilia Topuria, que conquistou o título em fevereiro de 2024. Já entre as mulheres, o posto de rainha dos penas pertence à brasileira Amanda Nunes. No entanto, quando a Leoa anunciou sua aposentadoria, a categoria feminina foi extinta por falta de competidoras.

Relembre grandes lutadores do peso-pena no UFC

Veja, abaixo, nomes inesquecíveis:

Destaques peso-pena masculino

José Aldo, o Rei do peso-pena

Na época do WEC, o cinturão da categoria pertencia ao brasileiro José Aldo. Assim, no UFC 123, quando o peso-pena foi integrado ao UFC, ele foi promovido a campeão também do Ultimate. Aldo permaneceu no posto até 2015, passando por sete defesas bem-sucedidas de título. Após perder o cinturão para Conor McGregor, o atleta recuperou o posto, mas abdicou do cinturão ao mudar de categoria, passando a disputar no peso-galo.

Conor McGregor, o falastrão do UFC

Se tem um lutador que sabe fazer o trash talk, a famosa provocação entre atletas antes de uma luta, é Conor McGregor. Com fama de falastrão, o irlandês sempre gostou de provocar seus oponentes. Mas mais que falar, ele também mostrava toda a sua habilidade no octógono, protagonizando lutas memoráveis, como seu confronto com José Aldo pelo título da categoria. 

O furacão Alexander Volkanovski

O australiano detém o segundo maior número de defesas de cinturão do peso-pena no UFC, derrotado apenas por José Aldo. Volkanovski participou de cinco lutas antes de perder seu título ao mudar de categoria, passando a lutar pelos leves. 

Destaques peso-pena feminino

Confira, abaixo, as atletas:

Germaine de Randamie, a primeira campeã

Em fevereiro de 2017, a holandesa Germaine de Randamie se tornou a primeira campeã do peso-pena feminino ao derrotar Holly Holm que havia subido do peso-galo. No entanto, meses depois, ela perdeu o título por se recusar a enfrentar Cristiane Justino, a principal desafiante ao cinturão. 

Amanda Nunes, a leoa dona do cinturão

Em dezembro de 2018, Amanda Nunes cravou seu nome na história do UFC e do MMA feminino ao se tornar a primeira — e única, até o momento — lutadora a ser campeã em duas categorias de peso diferentes. A Leoa já era dona do cinturão do peso-galo quando subiu para os penas na busca da unificação dos cinturões. E, inclusive, ela conseguiu ao nocautear Cristiane Justino.

No entanto, em junho de 2023, após duas defesas bem-sucedidas do título dos penas, Amanda Nunes abdicou de seus dois cinturões ao anunciar sua aposentadoria dos octógonos. Com isso, o peso-pena feminino deixou de existir por falta de lutadoras que competissem na categoria. 

Todos os campeões lineares da categoria

CampeãoOponenteData
José AldoPromovido do WECUFC 123, 20 de novembro de 2010
Conor McGregorJosé AldoUFC 194, 12 de dezembro de 2015
José AldoFrankie EdgarUFC 200, 9 de julho de 2016
Max HollowayJosé AldoUFC 212, 3 de junho de 2017
Alexander VolkanovskiMax HollowayUFC 245, 14 de dezembro de 2019
Ilia TopuriaAlexander VolkanovskiUFC 298, 18 de fevereiro de 2024

Todas as campeãs da categoria

CampeãOponenteData
Germaine de RandamieHolly HolmUFC 208, 11 de fevereiro de 2017
Cristiane JustinoTonya EvingerUFC 214, 29 de julho de 2017
Amanda NunesCristiane JustinoUFC 232, 29 de dezembro de 2018