Início » Automobilismo » Fórmula 1 » Grand Prix é o mesmo que corrida? Entenda um dos principais conceitos da Fórmula 1

Grand Prix é o mesmo que corrida? Entenda um dos principais conceitos da Fórmula 1

Publicado em:

Última atualização:

A temporada 2024 foi a maior da história da Fórmula 1. Ao todo, a campanha contou com 24 GPs entre março e dezembro. O primeiro foi o Grand Prix do Bahrein, enquanto a temporada se encerrou com o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Mas você sabe exatamente o que é um Grand Prix e como funciona um GP de Fórmula 1?

Então, aprenda a seguir isso e muito mais sobre o esporte favorito dos amantes do automobilismo:

O que significa Grand Prix?

Grand Prix nada mais é que uma expressão em francês que significa Grande Prêmio. Ela pode se referir a competições de diversas coisas, desde esportes como automobilismo, golfe, patinação artística, vôlei etc., até mesmo disputas como um Grand Prix de inovação em tecnologia, por exemplo.

Um dos Grand Prix mais conhecidos mundialmente são os de Fórmula 1. Como citado no início do texto, cada corrida do circuito de automobilismo se chama Grand Prix — aqui, no Brasil, Grande Prêmio ou, ainda, GP — do país ou cidade na qual a corrida ocorre. Assim, temos o Grand Prix de Bahrein, o Grande Prêmio de Cingapura ou, então, o GP da Itália.

E por que as corridas de Fórmula 1 se chamam Grand Prix?

Isso remete ao início do esporte em si, antes mesmo de a Fórmula 1 ser institucionalizada. No final do século 19, a paixão das pessoas pela velocidade começou a despontar e as corridas, a acontecer. Na época, a França se configurava o centro automobilístico da Europa. Assim, era comum ver carros disputando corridas nas ruas.

Contudo, a prática colocava em risco a vida das pessoas, uma vez que por vezes as corridas aconteciam com tráfego regular de automóveis. Isso muitas vezes resultava em acidentes graves e até fatais. Em 1906, o Clube Francês do Automóvel organizou a primeira corrida fechada da França, em Le Mans. 

Assim, o evento ficou conhecido como Grand Prix des Automobiles Clubs de France ou, em português, Grande Prêmio do Clube de Automóvel da França. Então, quando a Fórmula 1 foi criada, décadas depois, já era costume chamar as corridas de carro de Grande Prêmio.

Como funciona um Grand Prix ou Grande Prêmio

Já entendemos que GP é a abreviação de Grand Prix, que, em português, significa Grande Prêmio; bem como que uma temporada de Fórmula 1 é composta de diversos GPs. Mas, como um GP funciona? Bem, ao contrário do que muitos pensam, um GP não se limita à prova que acontece geralmente aos domingos, pela manhã.

Na verdade, um Grand Prix dura um fim de semana inteiro, de sexta a sábado. Nesse período, acontecem treinos e corridas de sprint, também chamadas corridas de classificação. Assim, um GP é realizado de acordo com o seguinte cronograma:

Cronograma de um Grand Prix
DiaAtividades
1° dia: sexta-feiraTreino livre seguido de uma corrida sprint que define a largada da corrida de classificação
2° dia: sábadoCorrida sprint pela manhã e corrida de classificação para a prova à tarde
3° dia: domingoProva normal do GP

Vale ressaltar que cada Grande Prêmio acontece em um circuito ou pista, previamente aprovado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA, na sigla em Francês). Geralmente, as corridas começam em uma reta seguida de diversas curvas. Cada GP tem, em média, 305 quilômetros, enquanto cada circuito tem cerca de sete quilômetros por volta. 

Assim, cada Grand Prix tem um número de voltas definido, e a corrida dura em torno de duas horas. O objetivo, claro, é ser o primeiro a ultrapassar a linha de chegada e no menor tempo possível. No entanto, os dez primeiros pilotos a cruzar a linha de chegada pontuam de acordo com a lista a seguir: 

  • Primeiro colocado: 25 pontos
  • Segundo colocado: 18 pontos
  • Terceiro colocado: 15 pontos
  • Quarto colocado: 12 pontos
  • Quinto colocado: 10 pontos
  • Sexto colocado: 8 pontos
  • Sétimo colocado: 6 pontos
  • Oitavo colocado: 4 pontos
  • Nono colocado: 2 pontos
  • Décimo colocado: 1 ponto