Atualmente em 9º lugar na FIVB, a Liga das Nações de Voleibol Masculino, a seleção cubana de vôlei, que venceu o Brasil na 1º rodada do torneio, é uma das mais fortes do mundo. A equipe caribenha no momento ocupa o 12º lugar do ranking em todo o mundo. Com 7 participações nas Olimpíadas, os atletas da nova geração buscam uma posição que supere o bronze de 1976.
Em doze partidas até aqui na VNL, são 17 pontos acumulados, 5 vitórias e 7 derrotas. Vale destacar que somente as oito melhores seleções do torneio avançam para o mata-mata. Buscando ultrapassar a Argentina e se classificar para as quartas de final, a seleção cubana de vôlei quer voltar a ter o prestígio que tinha anteriormente.
Quer saber mais sobre a seleção cubana de vôlei? Acompanhe a leitura do artigo para ver momentos de destaque do país caribenho no esporte, além de principais jogadores do elenco e informações sobre a rivalidade com o Brasil.
A história da Seleção Cubana de Vôlei
Com uma história de sucesso nos torneios da América do Norte, a seleção cubana de vôlei tem buscado retornar à glória de tempos anteriores como uma das mais fortes no esporte. Conseguindo sempre alcançar bons resultados no NORCECA, o país caribenho também mostra tradição nas competições mundiais.
Embora a medalha de bronze conquistada em 1976 seja o melhor resultado do time nas Olimpíadas, é com a geração da década de 90 que a equipe mais teve destaque no vôlei. Entre seis principais títulos, vale destacar a medalha de ouro na Liga Mundial de 1998 e também na Copa do Mundo de 2001.
Confira os títulos da seleção cubana de vôlei na categoria masculina e seu melhor resultado apresentado em cada torneio:
- Jogos Olímpicos: 7 participações e 1 medalha de bronze (1976)
- Campeonato Mundial: 16 participações e 2 medalhas de prata (1990 e 2010)
- Campeonato NORCECA: 27 participações e 16 medalhas de ouro
- Copa do Mundo de Vôlei: 8 participações e 1 medalha de ouro (1989)
- Copa dos Campeões: 4 participações e 1 medalha de ouro (2001)
- Challenger Cup: 1 participação e 1 medalha de ouro (2022)
- Liga Mundial: 26 participações e 1 medalha de ouro (1998)
- Copa América: 7 participações e 2 medalhas de ouro (2000 e 2008)
- Copa Pan-Americana: 9 participações e 4 medalhas de ouro (2014, 2016, 2019 e 2022)
- Jogos Pan-Americanos: 16 participações e 5 medalhas de ouro (1971, 1975, 1979, 1991 e 1999)
- Copa dos Campeões da NORCECA: 2 participações e 1 medalha de ouro (2019)
Somando todos os títulos e pódios em todas as participações do campeonato, as estatísticas gerais mostram que a seleção cubana de vôlei já conquistou 30 ouros, 22 pratas e 25 bronze, totalizando 77 medalhas.
Elenco atual da seleção cubana de vôlei
Atualmente disputando a Liga das Nações, o país caribenho tem em seu elenco jogadores de times brasileiros, como Michael Sanchez do São José, Adrián Goide do Brasília Vôlei e Miguel Lopez do Sada Cruzeiro. Confira agora toda a equipe dos atletas da seleção cubana de vôlei:
- Osniel Melgarejo – Ponta
- Michael Sánchez – Oposto
- Javier Concepción – Central
- Yonder Garcia – Líbero
- Liván Osoria – Central
- Miguel David Gutiérrez – Oposto
- Lyvan Taboada – Levantador
- Jesús Herrera – Oposto
- Robertlandy Simón – Central
- Adrián Goide – Levantador
- Miguel López – Ponta
- José Miguel Gutiérrez – Ponta
- Marlon Yant Herrera – Ponta
- Alain Gourguet Salas – Líbero
Rivalidade com Brasil
Além de falar da seleção cubana de vôlei e sua história, é preciso também entender sua rivalidade com o Brasil, que despontou principalmente nos anos 90, período mais vencedor do país caribenho.
Sendo verdadeiras potências e com muita tradição no esporte, as equipes se enfrentaram em pelo menos 19 oportunidades nos últimos 20 anos. O retrospecto geral até aqui é de equilíbrio, com um cenário mais positivo para os canarinhos, com 12 vitórias brasileiras e 7 de Cuba em competições oficiais.
Só no ano passado, em 2023, foram três confrontos, com duas vitórias do Brasil e uma dos cubanos, justamente na VNL. Vale destacar que a partida entre as federações na VNL de 2024 já está sendo contabilizada, com vitória de 3 sets a 1 para os cubanos.
Embora muitos duelos tenham sido travados em Jogos Pan-Americanos, Brasil e Cuba já se enfrentaram também nas Olimpíadas em seis oportunidades. Embora a seleção cubana de vôlei tenha participado do Rio-2016, foi em Sidney-2000 o último retrospecto dos plantéis, tendo dois confrontos e duas vitórias brasileiras.
No torneio da Liga das Nações, embora o Brasil tenha perdido na 1º rodada para o país caribenho, os canarinhos já despontaram na frente da tabela, estando atualmente na 7º posição com 21 pontos, 6 vitórias e 6 derrotas. Em contrapartida, a situação do time cubano não vai tão bem, ocupando o 9° lugar na tabela, está com 17 pontos, 5 vitórias e 7 derrotas.
O torneio decide os últimos classificados para os Jogos Olímpicos da França, no qual o Brasil já está na fase de grupos após alcançar a medalha de prata no Pré-Olímpico de Vôlei. O fato ocorreu após o time de Bernardinho vencer a poderosa Itália por 3 sets a 2 no Maracanãzinho.