No vôleibol feminino, cada vez mais temos grandes seleções competindo para ver quem é a melhor equipe do mundo. Com a globalização, vários novos países cresceram na modalidade e se tornaram referência no esporte. Todavia, também existem algumas nações que tiveram excelentes resultados no passado mas, no presente, não conseguiram performar da mesma maneira por um motivo ou outro. Esse, aliás, é o caso da Seleção Alemã de Voleibol Feminino.
Dito isso, leia o texto a seguir para entender como é feito o voleibol na Alemanha. Ademais, confira o elenco e os resultados recentes da equipe nos últimos anos.
A estrutura do vôlei alemão
Assim como ocorre com outros esportes na Europa, o vôlei segue a estrutura de pirâmide e a maioria dos países possuem diversas divisões locais. E no caso da Alemanha, isso não é diferente.
O principal torneio das alemãs é o “Women’s Volleyball Bundesliga”, que tem a sua criação do século 20. O torneio, na sua última edição, possuiu 10 times e as equipes na posição final foram para a “Women’s 2. Volleybal Bundesliga Pro”. Em caminho contrário, os times com melhor campanha na Bundesliga Pro subiram de divisão.
Existem outros níveis mais abaixo, como os torneios regionais (Bundesliga North e Bundesliga South) e, aliás, todos estão sob a tutela da DVV (Associação Alemã de Vôlei), inclusive, a própria Seleção Alemã de Voleibol Feminino.
Melhores resultados da Seleção Alemã de Voleibol Feminino
Ao longo da sua história a Seleção Alemã conseguiu a conquistar vários títulos e medalhas nos principais torneios da modalidade. Todavia, é possível notar que muitos deles são em períodos um pouco mais distantes. Os destaques vão para:
- 2 Ouros em Campeonatos Europeus (1983 e 1987);
- 1 Medalha de Prata em Moscou (1983);
- 2 Bronzes em Torneios Grand Prix (2002 e 2009).
O melhor torneio que a equipe performou recentemente foi a Liga das Nações em 2023. O time ficou em oitavo lugar no torneio feito nos Estados Unidos. Ademais, a última vez que a Seleção Alemã de Voleibol Feminina esteve presente nas Olimpíadas foi em Atenas 2004, quando ficou com a nona colocação.
Elenco atual
Na última Liga das Nações que ocorreu nesse ano. O elenco alemão para encarar o torneio foi composto por 15 atletas. São elas:
- Ponteiras: Pia Kästner e Corina Glaab;
- Pontas: Antonia Stautz, Lina Alsmeier, Lena Stigrot, Hanna Orthmann e Vanessa Agbortabi;
- Líberos: Annie Cesar, Elisa Lohmann e Pogany Anna;
- Oposta: Emilia Weske;
- Centrais: Anastasia Cekulaev, Camilla Weitzel, Monique Strubber e Marie Schölzel.
Além disso, vale ressaltar que a equipe tem como comandante o técnico alemão Alexander Waibl.
Perspectivas para o futuro da Seleção Alemã de Voleibol Feminino
Na última Liga das Nações, a Alemanha fez uma péssima campanha e terminou com três vitórias e nove derrotas. Além disso, mal conseguiu se classficar para Paris em 2024.
Essa vem sendo a tônica da equipe nas últimas competições internacionais. Sendo assim, com esse recorte, é difícil prever as alemãs tendo bons resultados de imediato. Resta saber se melhoras virão a longo prazo ou se a tendência de atuações ruins continuará.