O Araguari Vôlei tem se destacado como uma força no voleibol nacional. No ano anterior, o clube teve um excelente desempenho no Campeonato Mineiro. Com seu alto nível de jogo, a equipe masculina alcançou as quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei de 2024. A seguir, entenda qual é a história por trás desse time potente e quem são os nomes no elenco atual.
História do Araguari no vôlei
O time Araguari Atlético Clube de futebol já é muito querido na cidade de Araguari, no estado de Minas Gerais. Porém, o Araguari Vôlei também se tornou um ícone da pequena cidade. Também conhecido como Café Vasconcelos ou Imecap, a equipe é fruto de uma parceria com outros times, como o Sada Cruzeiro, Praia Clube e Uberlândia Vôlei. Além disso, o time conta com o apoio da prefeitura de Araguari.
Os clubes mineiros contribuem com alguns jogadores de base no elenco do Araguari, como uma estratégia para desenvolver jovens atletas. Infelizmente, não é um time que costuma ter grande sucesso na Superliga A.
Qual é o ginásio do Araguari?
As partidas do Araguari Vôlei geralmente ocorrem no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros, localizado em Araguari. O local possui capacidade para 2.200 espectadores. Foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1982, com um brasão do município de Araguari. Além das partidas de vôlei, o local também é lar de lutas de karatê e projetos sociais de voleibol. Alguns dos eventos que ocorreram no local foram estes:
- Sul-Americano de Clubes de Vôlei de 2023
- Sul-Americano de Vôlei Sub-19 de 2022
- Exibição do jogador multicampeão de futsal Falcão
- Superliga Brasileira de Vôlei
- Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino 2021 e 2022
- Campeonato Mineiro de Basquete 3X3
- Campeonato Mineiro de Karatê 2022
- Campeonato Mineiro de Futsal Feminino
- Jogos Escolares de Minas Gerais
- Campeonato Mineiro de Basquete em Cadeira de Rodas
Quem faz parte do elenco masculino do Araguari Vôlei?
Atualmente, o treinador principal do time é Fabiano Preturlon. Já os nomes que estão dentro da quadra são:
- Bruno Henrique Alves Brasil – Levantador
- Gustavo Campelo Nogueira Brasil – Levantador
- Franco Paese Brasil – Oposto
- Bruno Temponi Brasil – Ponteiro
- Lucas Lóh Brasil – Ponteiro
- Maicon França Brasil – Ponteiro
- Rafael Bairros Brasil – Ponteiro
- Ian Ferreira Brasil – Central
- Pietro Santos Brasil – Central
- Pedro Henrique Tomasi Brasil – Líbero
Esses nomes também estão fazendo parte da Superliga Masculina 2024/25. Aliás, durante a Superliga Masculina 2023/24, o time teve grande sucesso, terminando a primeira fase em sexto lugar e acumulando 34 pontos.
Porém, eles foram derrotados e eliminados pelo Sesi-SP nas quartas de final. A torcida do time espera que possam passar dessa fase para a temporada de 2024/25.
Principais conquistas do time
O elenco, até o momento, não possui nenhum título. No entanto, estão presentes em algumas das principais ligas do voleibol. O time participa da Superliga Brasileira de Voleibol Masculino na Série B e do Campeonato Sul-Americano de Clubes., ambos torneios importantes para a categoria.