Início » Tênis » Aberto de Charleston, conheça o torneio da categoria WTA 500

Aberto de Charleston, conheça o torneio da categoria WTA 500

Publicado em:

Última atualização:

O WTA 500 de Charleston reúne diversas grandes tenistas todos os anos em um campeonato que faz parte de uma das categorias mais importantes do tênis feminino. Com uma boa pontuação para o ranking da Women’s Tennis Association, o campeonato disputado nos Estados Unidos ocupa o começo do mês de abril geralmente no circuito.

Conheça o WTA de Charleston com sua história, jogadoras campeãs e sua última edição!

História do torneio

O Aberto de Charleston é um torneio da categoria WTA 500. Acima desta estão apenas três categorias mais importantes do circuito: WTA 1000, WTA Finals e os Grand Slams. Seu nome WTA 500 vem justamente da pontuação alcançada pela vencedora do torneio. Anteriormente, a categoria já foi classificada como WTA Tier I e WTA Premier.

O evento é realizado desde 1973, geralmente de maneira anual. A única exceção foi no ano de 2021, que contou com duas edições por conta do cancelamento do campeonato em 2020 por conta da pandemia. Assim sendo, em 2024 foi realizada a 52ª edição do Aberto de Charleston.

Diversas jogadoras importantes do circuito já venceram esse torneio da WTA. A norte-americana Chris Evert, por exemplo, é a maior campeã do Aberto de Charleston com oito conquistas. Em seguida na lista, nomes como Steffi Graf (4), Martina Navratilova (4), Serena Williams (3), Gabriela Sabatini (2), Justine Henin (2) e Conchita Hernández (2) também venceram o título mais de uma vez.

Ademais, outros nomes históricos também venceram o torneio pelo menos uma vez, como é o caso de Venus Williams, Caroline Wozniacki, Jelena Jankovic, Arantxa Sánchez Vicario e Jennifer Capriati.

Mais recentemente, tenistas muito relevantes como Ons Jabeur, Belinda Bencic, Veronika Kudermetova e Madison Keys também levaram o prêmio e os 500 pontos no ranking da WTA para casa.

Onde é o WTA Charleston?

Desde 2001, o WTA de Charleston é disputado em Daniel Island, uma ilha na cidade de Charleston, maior cidade da Carolina do Sul, estado dos Estados Unidos. A partir de 2022, os jogos são disputados no Credit One Stadium, que foi renovado e expandido neste mesmo ano.

Anteriormente, o torneio acontecia em Hilton Island, também na Carolina do Sul. A cidade foi sede do campeonato nos anos de 1973, 1974 e, posteriormente, entre 1977 e 2000.

Nesse meio tempo, houveram duas edições fora do estado. Em 1975 e 1976, Amelia Island, na Flórida recebeu o WTA de Charleston. A cidade fica bem próxima da fronteira da Flórida com a Geórgia, estado vizinho da Carolina do Sul.

WTA Charleston 2024

Em 2024, algumas das principais tenistas do mundo disputaram o Aberto de Charleston entre os dias 1 e 7 de abril. Na chave individual, nomes como Jessica Pegula, Ons Jabeur, Maria Sakkari e Beatriz Haddad Maia foram algumas das cabeças de chave.

No entanto, Danielle Collins foi a vencedora do torneio. A norte-americana número 10 do mundo passou por nomes grandes ao longo do torneio. Primeiramente, ela eliminou a espanhola Paula Badosa na primeira rodada. Logo depois, passou pela tunisiana Ons Jabeur na segunda rodada e por sua compatriota Sloane Stephens na terceira rodada. Em seguida, deixou para trás Elise Mertens nas quartas e Maria Sakkari na semi para enfrentar Daria Kasatkina na final.

Sem muitas dificuldades, a estadunidense venceu a final contra a russa por 6-2/6-1 e levou o prêmio de U$922.573 para a casa, além dos 500 pontos no ranking da WTA.

Já nas duplas, mais tenistas norte-americanas ficaram com o título. Ashlyn Krueger e Sloane Stephens derrotaram as ucranianas Lyudmyla e Nadiia Kichenok no tie-break para conquistar o troféu.

Anteriormente, elas passaram Wu Fang-hsien e Ulrikke Eikeri na primeira rodada. Em seguida, despacharam as britânicas Olivia Nicholls e Heather Watson nas quartas para derrotar as japonesas Makoto Ninomiya e Eri Hozumi na semi.