O tênis é um esporte que possui jogadores de qualidade vindos de todos os cantos do planeta. Seja na Europa ou na Ásia, há sempre um ou dois atletas que têm carreiras promissoras e podem se destacar internacionalmente. No caso, a chinesa Wang Xinyu é um exemplo dessa globalização que a modalidade vem passando. A jovem atleta é uma das esperanças do país e foi convocada para participar dos Jogos Olímpicos de 2024 na França. Aliás, ela derrotou dois brasileiros durante sua trajetória nas duplas.
Leia o texto a seguir para descobrir quem é a tenista e a sua história no esporte. Além disso, confira como foi sua performance nos principais torneios que disputou na sua carreira.
O início de Wang Xinyu
Wang Xinyu nasceu na cidade de Shenzen, na China, em 2001. O seu início no esporte foi ainda quando criança e isso não é à toa. Afinal, sua mãe era ex-jogadora de basquete e seu pai, Wang Peng, foi técnico da equipe de tênis da cidade e também da Seleção Feminina do país.
Dessa forma, Xinyu quis também ser tenista e passou a ser treinada por Peng durante sua infância, aos cinco anos. Após isso, com o passar do tempo, entrou em torneios juniores e começou a competir com outros atletas.
Jamais se destacou da mesma forma que outros nomes no individual e, durante os Grand Slams, muitas das vezes, não conseguia passar da primeira semana nos torneios.
No entanto, foi nas duplas que Wang Xinuy encontrou sua especialidade. Em 2018, chegou até a decisão do Australian Open Júnior com sua parceira Liang En-shuo, de Taiwan, e ergueu o troféu.
A carreira como profissional
Embora ainda participasse de torneios juniores até 2018, o início da carreira profissional de Wang Xuy foi no próprio Australian Open daquele ano. Na ocasião, ela se tornou a jovem jogadora da China a conseguir vaga em uma chave principal.
Desde então, assim como no seu período de juvenil, seu foco maior tem sido o torneio de duplas. Novamente é a categoria que mais lhe entregou resultados e, aliás, atualmente é top 50 do mundo no ranking da WTA. Algo que é histórico para todo o esporte do país.
Os títulos na WTA
Como era de se esperar, Wang Xinyu conseguiu apenas finais em torneios de duplas desde que entrou na WTA. Ao todo, possui quatro troféus em sua cabine, além de outras quatro finais. São eles:
- Jiangxi International (2019);
- Courmayeur Open (2021);
- Berlin Ladies Open (2024).
Todos esses títulos foram conquistados em território chinês e a sua compatriota Zheng Saisai esteve ao seu lado em dois deles.
O desempenho de Wang Xinyu em Grand Slams
Já no que se refere a Grand Slams, Wang Xinyu possui um troféu na sua coleção: Roland Garros de 2023. No evento, ao lado da atleta de Taipei Hsieh Su-wei, venceu a canadense Leylah Fernandez e a americana Taylor Towsend na final.
Vale destacar também que, em 2023, Wang conseguiu alcançar as semis do US Open. Todavia, foi superada por Gabriela Dabrowski, do Canadá, e Eri Routliffe, da Nova Zelândia.
Já nos Grand Slams da Grã-Bretanha e da Austrália, o máximo que conseguiu chegar foi na primeira em 2024 e na segunda rodada em 2023, respectivamente.