Início » Tênis » Exemplo de técnica e simpatia: conheça o tenista Gael Monfils

Exemplo de técnica e simpatia: conheça o tenista Gael Monfils

Publicado em:

Última atualização:

Apesar de não ser tão conhecido quanto Novak Djokovic, por exemplo, Gael Monfils é um dos principais atletas de tênis em atividade. O francês de 37 anos entrou muito jovem para o mundo do esporte, tendo vencido vários torneios importantes. Além disso, é dono de muito carisma e simpatia. Confira abaixo a trajetória de Monfils!

Carreira de Gael Monfils

Nascido em Paris no dia 1º de setembro de 1986, Gael Monfils é um tenista consolidado que sempre mostrou talento para o tênis. Aliás, com 15 anos, ele já estava despontando como uma promessa do esporte. Para exemplificar e reforçar esse prospecto, o tenista conquistou o título júnior do Australian Open em 2004, com pouco tempo de carreira oficialmente e com somente 17 anos.

Ascensão no circuito profissional

Depois do destaque ainda em torneios juvenis, Gael Monfils estreou no circuito profissional com impacto. Em 2005, por exemplo, ele alcançou a quarta rodada em Roland Garros, o qual acabou se tornando o seu torneio favorito. Mas, voltando um ano, Monfils migrou da categoria júnior para a adulta/profissional em ainda em 2004. Nesse ano, ele disputou o ATP no Aberto de Moselle, mas acabou eliminado nas quartas de final. Posteriormente, o tenista disputou seu primeiro Masters, o de Paris 2004.

Em 2005, Gael Monfils fez uma das maiores jogadas da história dos rankings de tênis. Isso porque, o tenista pulou 200 posições e foi parar no top 50 daquela atual temporada, tendo conquistado o título do seu primeiro ATP e ainda outras duas decisões. Posteriormente, o tenista venceu dois títulos de Challenger em Besançon e Túnis. Além disso, chegou à terceira rodada em Wimbledon. Ele começou o ano posterior como o 25º cabeça-de-chave no Roland Garros de 2006, mas já ocupava a 23ª posição no ranking no encerramento da competição.

O ano de 2009 foi bastante difícil para Gael Monfils. Isso porque, o tenista iniciou muito bem, vencendo Rafael Nadal no Qatar Open. No entanto, no Australian Open, o francês foi obrigado a abandonar o duelo contra o compatriota Gilles Simon devido à uma lesão no pulso. Posteriormente, uma lesão no joelho causada pela doença de Osgood-Schlatter fez com que Monfils desistisse de participar do Masters de Roma e de Madri.

Os anos seguintes foram de muitas competições para Gael Monfils, porém com resultados negativos. Em 2012, então, as lesões começaram a aparecer com frequência, principalmente no pulso, ombro e costas, além de, mais tarde, o joelho voltar a apresentar problemas. No entanto, o tenista não desistiu e continuou competindo até conquistar não só seu primeiro título no ATP 500, bem como atingir o número 6 no ranking.

Estilo de jogo

Gael Monfils é conhecido por um estilo de jogo que inclui habilidades de acrobacias e atuações defensivas que impressionaram não só fãs, bem como críticos. Além disso, o seu forehand pode alcançar a marca de 199 km/h. No entanto, vale observar que toda a desenvoltura do tenista em quadra geraram lesões que atrapalharam o jogador em várias etapas da carreira.

Gael Monfils em 2024

O ano de 2024 tem sido interessante para Gael Monfils. Isso porque, o tenista chegou à semifinal no Qatar Open, se estabelecendo como o jogador mais velho disputando a etapa na competição. Como resultado da participação, o francês apareceu em 40º lugar no ranking. Além disso, também alcançou a marca de 550 vitórias na modalidade simples. Vale observar que Gael possui 12 títulos em sua carreira, porém nenhum em Grand Slams. Assim, atualmente, o jogador tem o objetivo de competir no US Open, que ocorre em agosto.