Serena Williams não apenas conquistou Grand Slams e títulos no circuito internacional como também acumula medalhas olímpicas pelos Estados Unidos. Considerada uma das maiores tenistas de todos os tempos, Williams é uma recordista em Jogos Olímpicos na modalidade ao lado grandes nomes do esporte.
Medalhas olímpicas de Serena Williams
Sydney 2000
Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, Serena Williams fez sua estreia no principal evento do esporte no planeta. Contudo, desta vez a jovem de 19 anos jogou apenas o torneio de duplas. Ao lado de sua irmã Venus, ela conquistou a medalha de ouro nas duplas femininas, derrotando as holandesas Kristie Boogert e Miriam Oremans.
Anteriormente, as Williams haviam derrotado a dupla canadense na primeira rodada e as russas na segunda. Em seguida, nas quartas de final as jovens norte-americanas desbancaram as grandes favoritas, as francesas Amélie Mauresmo e Julie Halard-Decugis, por 2 sets a 0 e derrotaram as belgas Els Callens e Dominique van Roost na semi.
Na chave individual, as escolhidas para representar os Estados Unidos foram Venus Williams e Monica Seles.
Pequim 2008
Posteriormente, Serena Williams voltaria a uma edição de Jogos Olímpicos apenas em 2008, mais uma vez para conquistar uma medalha. Nesse hiato, a tenista perdeu a edição de 2004 das Olimpíadas por conta de uma lesão.
Nas duplas, as irmãs Williams foram cabeças de chave número 2 do torneio olímpico de tênis e não tiveram muitas dificuldades para avançar. Após eliminar a dupla checa na estreia, elas venceriam as japonesas e uma das duplas russas nas fases seguintes para chegar até a semifinal.
Por fim, Venus e Serena venceriam as irmãs Alona e Kateryna Bondarenko, da Ucrânia, na semifinal e derrotariam as espanholas Anabel Medina Garrigues e Virginia Ruano Pascual para ficar com o ouro.
Desta vez, Serena Williams participaria também da chave individual. Entretanto, assim como sua irmã Venus, sua campanha foi interrompida nas quartas de final com uma derrota para a russa Elena Dementieva, que eventualmente venceria a medalha de ouro.
Londres 2012
Assim como em 2008, Venus e Serena Williams faturariam mais uma medalha de ouro nas duplas femininas. Desta vez, elas passaram pelas romenas Sorana Cirstea e Simona Halep na estreia e pelas alemãs Angelique Kerber e Sabine Lisicki na segunda rodada.
Depois, derrotaram Sara Errani e Roberta Vinci, da Itália, nas quartas e Nadia Petrova e Maria Kirilenko, da Rússia, na semi. Por último, as Williams venceriam Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka, da Chéquia, na final.
Finalmente Serena Williams conseguiu conquistar seu ouro olímpico no individual. Nesta edição, ela passou por Jelena Jankovic na primeira fase e por Urszula Radwanska na segunda. Em seguida, bateu Vera Zvonareva e Caroline Wozniacki para chegar até a semifinal.
Por fim, Serena bateria Victoria Azarenka na semi e Maria Sharapova na final para conquistar sua primeira e única medalha olímpica no individual.
Outras participações
Sua despedida em Jogos Olímpicos aconteceu no Rio em 2016. Porém, desta vez Serena Williams ficou sem medalha.
No individual, ela foi eliminada por Elina Svitolina, da Ucrânia, na terceira rodada por 2 sets a 0. Já nas duplas, Serena e Venus perderiam logo na primeira fase para Lucie Safarova e Barbora Strycova, da Chéquia, que eventualmente ficariam com o bronze.
O que Serena Williams fez de importante na história?
Assim sendo, Serena Williams se tornou a segunda maior medalhista da história do tênis olímpico, com quatro medalhas conquistadas, todas de ouro.
A única atleta que possui mais medalhas é sua irmã mais velha, Venus, com cinco: quatro ouros e uma prata.