Luciano Darderi é um dos tenistas mais novos participando da ATP. Ele já acumula alguns recordes atualmente e está ganhando destaque no tênis. Além disso, começou recentemente a sua carreira profissional. Continue lendo para entender qual foi sua trajetória até o momento e quais são as atuais estatísticas do tenista italiano.
Como Luciano Darderi começou sua carreira no tênis?
Luciano nasceu em 2002 e é um dos tenistas mais jovens presentes no ATP. Ele estreou no ATP em 2023 como participante qualificatório, mas já conseguiu sua primeira vitória. Darderi enfrentou Hugo Gaston e ganhou pela primeira vez no ATP. Além disso, ele entrou na chave principal do Abierto Mexicano de Tenis de 2023.
Ele acabou entrando no campeonato por conta da desistência de outro tenista, Carlos Alcaraz. Em agosto de 2023, venceu seu primeiro título Challenger em Todi. Além disso, também conquistou seu segundo título Challenger em Lima. Por conta da sua atuação, Darderi conseguiu chegar no Top 125 do ATP em 13 de novembro de 2023.
2024: a grande virada na carreira de Darderi
Luciano Darderi se classificou em 136º lugar e conseguiu entrar na chave principal. O tenista registrou cinco vitórias na ATP durante o Córdoba Open de 2024. Além disso, conseguiu derrotar Tomás Barrios Vera e também surpreendeu Sebastian Ofner e Yannick Hanfmann. Com isso, Darderi chegou na semifinal da ATP e enfrentou o campeão defensor Sebastián Báez.
Foi então que ele obteve uma grande conquista em sua carreira: sua primeira vitória sobre um top 30. Assim, Luciano conseguiu chegar à sua primeira final na ATP. Ele enfrentou Facundo Bagnis e venceu o título em sets diretos. Esse confronto foi a terceira vez na ATP desde 1990 que dois qualificados se encontraram em uma final de torneio ATP 250. As últimas vezes que isso ocorreu foi em Sydney 2015 e Kitzbuhel 2018.
Portanto, depois da sua vitória, Darderi subiu 60 posições e alcançou o top 80 no ranking em 12 de fevereiro de 2024. Ademais, Luciano entrou no Golden Swing, o Argentina Open de 2024. Por conta da sua vitória, teve o status de Special Exempt (SE).
Já para o Chile Open, ele recebeu um wildcard e também alcançou as quartas de final. Novamente, Darderi derrotou dois tenistas argentinos, Facundo Bagnis e Juan Manuel Cerundolo. Após isso, ele fez sua estreia em Masters no Miami Open de 2024. Porém, acabou perdendo a partida para Denis Shapovalov.
Quais são as estatísticas de Luciano Darderi?
O tenista italiano segue em uma ótima temporada de sua carreira. Apesar de ser um novato no profissional, ele demonstra ótimas estatísticas. Sua última partida foi no dia 4 de julho, na qual foi derrotado pelo outro tenista italiano, Lorenzo Musetti. Já na partida anterior, em 2 de julho, venceu o americano Jan Choinski.
No momento, sua posição no ranking do ATP é 37°, enquanto o recorde de sua carreira foi estar no 34° lugar. Sendo assim, ele está no Top 40 depois de chegar à sua segunda semifinal de ATP da temporada no ATP Lyon Open de 2024.