Início » Tênis » Veja a biografia da tenista Leylah Fernandez

Veja a biografia da tenista Leylah Fernandez

Publicado em:

Última atualização:

Uma das grandes sensações do mundo do tênis em anos recentes foi a canadense Leylah Fernandez. A atleta, mesmo com pouca idade, já conseguiu resultados expressivos em diversos torneios importantes. Em 2021, inclusive, fez uma das finais mais inesperadas da história do esporte quando enfrentou a britânica Emma Raducanu na final do US Open. Desde então, tem tentado melhorar ainda mais seu desempenho e colecionar mais feitos no Tour.

Leia o texto a seguir para conhecer melhor a sua carreira no esporte. Além disso, confira quais são os seus melhores resultados em Grand Slams e outros eventos.

Entrada no mundo do esporte

Leylah Allie Fernandez nasceu em 2002 na cidade de Montreal, no Canadá.

O seu interesse no esporte surgiu desde criança. Seu pai Jorge, que curiosamente é ex-jogador de futebol do Equador, ajudou ela a praticar para se tornar atleta. Ele assistia a vídeos na Internet e estudou mais sobre tênis para ensiná-la.

A partir daí, se mudou para a cidade de Bouton Beach, nos Estados Unidos, e passou a ter instalações públicas mais adequadas para evoluir. Além disso, também contou com o apoio da Federação Canadense, a Tennis Canada, que a convidava para grandes torneios.

Com isso, em 2019, realizou sua estreia no mundo do profissional e disputou torneios da ITF.

Ascensão de Leylah Fernandez na carreira

Desde quando entrou no tênis, Leylah Fernandez tem sido uma sensação. Para se ter uma ideia, em 2019, fez várias finais em eventos juniores além de, inclusive, conquistar o torneio de Roland Garros juvenil.

E os resultados, embora fossem cada vez melhores, pareciam não alterar Leylah que, com o passar dos anos, só melhorou no seu jogo e não sentiu pressão. Em 2020, por exemplo, venceu Belinda Bencic e, um torneio da Billie Jean King Cup e chegou até a sua primeira final de WTA no Aberto do México, quando foi derrotada por Heather Watson. Além disso, também fez sua estreia em um torneio de Grand Slam no Australian Open daquele ano como qualifier.

Por fim, em 2021, teria o melhor ano de toda a sua carreira até então. Foi nele em que conquistou seu primeiro título no circuito, o Monterrey Open, e também, como dito antes, foi quando chegou à final do US Open contra Emma Raducanu, para quem acabou sendo derrotada por 2 sets a 0. Esses eventos melhoraram o ranking da canadense que, um ano depois, conseguiria chegar à décima-terceira posição.

Performance de Leylah em Majors

Hoje com 21 anos, Leylah ainda tem como ponto alto a performance nos Estados Unidos três anos atrás, todavia, não deixou de colecionar bons resultados em Grand Slams posteriormente. Na simples, chegou até a fase de quartas de final de Roland Garros em 2022. Além disso, nas duplas foi até a decisão do Aberto da França em 2023.

Nos outros Majors, Wimbledon e Australian Open, foram os que Fernandez teve mais complicações. Em ambos chegou apenas até à segunda rodada nas edições de 2023 e 2024 no individual. Já quando dividiu a quadra com outro tenista, conseguiu ir no máximo à terceira partida nos dois eventos.