O tenista Jiri Lehecka é o atual número 26 do mundo. Com apenas 22 anos, o tcheco acumula números expressivos e recordes impressionantes em todas as superfícies, como a vitória contra Rafael Nadal, no ATP de Madri, e um título de elite.
Por outro lado, uma lesão nas costas o forçou a abandonar Roland Garros e Wimbledon em 2024. Conheça a carreira do jovem e saiba por que é um dos grandes nomes da nova geração do tênis.
Carreira de Jiri Lehecka
O tcheco tem DNA de atleta. O pai, Jiri, era nadador profissional, e a mãe, Romana, disputava atletismo. O garoto, entretanto, escolheu um caminho diferente: o tênis. Começou a jogar com o avô e a mãe e, aos 15 anos, partiu rumo à cidade de Prostejov para se aperfeiçoar.
O Challenger de Prostejov em 2017 foi o primeiro desafio de Jiri como profissional, mas não passou das qualificatórias. Alcançou a final do Czech Republic F11 no ano seguinte, até ser derrotado por Tomas Machac. Mesmo com os resultados ruins, o tcheco persistiu.
Posteriormente, estreou no US Open em 2021, o seu primeiro Grand Slam, mas acabou eliminado na terceira rodada das eliminatórias. O tenista conquistou o título inédito na carreira em 2024, no Adelaide International, ao vencer Jack Draper na final do simples masculino.
Para o atleta, o seu ponto forte é o forehand, ato de bater na bola com a raquete enquanto a outra mão fica à frente do corpo. O piso duro é a superfície de que mais gosta, e o Australian Open e o US Open são os seus torneios favoritos.
Roger Federer é seu ídolo, mas Jiri credita todo o sucesso da sua trajetória ao técnico Michal Navratil. Uma curiosidade é que a comida favorita do esportista é peixe, e o filme predileto é Inception.
Dados e estatísticas do tenista
Jiri é o atual número 26 no ranking ATP, o sistema que define os melhores tenistas do mundo. O tcheco tem se destacado cada vez mais. No total, o atleta possui 193 vitórias e 122 derrotas na carreira, além de um título. Jiri Lehecka atua sozinho mas também participa de competições em dupla.
A evolução do jovem é visível, e não estamos falando somente do seu desempenho em quadra. No ranking mundial, Jiri saiu de 1843, posição que ocupava em 2018, para 31, em 2023.
Jiri nunca venceu um Grand Slam, mas pode ostentar a vitória contra Rafael Nadal em abril de 2024, nas oitavas de final do ATP Masters de Madrid. Entretanto, nunca bateu Djokovic ou Federer.
Em toda a carreira, a melhor campanha que obteve entre os Grand Slam são as quartas de final em 2023, no Australian Open, derrotado por Stefanos Tsitsipas.
As estatísticas da Federação Internacional de Tênis mostram que o tenista tem melhor desempenho no saibro, com 97 vitórias, 55 derrotas e taxa de sucesso de 64%. Na grama, os números mostram apenas cinco triunfos e seis jogos perdidos, enquanto, no piso duro, o atleta venceu 97 partidas e perdeu 58.
Jiri tem apenas um troféu de elite: o Adelaide International, conquistado em janeiro de 2024.
Carreira de Jiri Lehecka:
- 26º lugar no ranking ATP – 1.585 pontos
- 193 vitórias
- 122 derrotas
- 1 título: 2024 Adelaide International
- Melhor posição no ranking: 23º – 15/01/2024