Início » Tênis » Os Grand Slams da Serena Williams: quais são seus principais títulos?

Os Grand Slams da Serena Williams: quais são seus principais títulos?

Publicado em:

Última atualização:

Com uma longa carreira, Serena Williams se tornou uma das maiores tenistas de todos os tempos vencendo inúmeros Grand Slams, medalhas olímpicas e outros títulos importantes do circuito. Acumulando uma fortuna em prêmios, a tenista conquistou 73 títulos individuais, 23 de duplas e dois de duplas mistas.

Conheça a história de Serena Williams nos Grand Slams, os principais torneios do tênis, e seus 23 títulos conquistados!

Grand Slams da Serena Williams

US Open: o primeiro título de Grand Slam de Serena

Serena Williams fez sua estreia em Grand Slams em 1998, quanto tinha apenas 17 anos. Anteriormente, ela já havia participado de outros torneios relevantes do circuito. Assim como sua irmã mais velha, Venus, Serena estreou muito cedo no esporte.

Logo após somente um ano sem títulos de Grand Slam, Serena Williams venceu o US Open de 1999, chocando o mundo por sua precocidade. Poucos dias antes de completar 18 anos, a norte-americana derrotou derrotou Martina Hingis e se tornou a segunda afro-americana a vencer um dos principais torneios do tênis.

Em seguida, Serena Williams chegaria a mais nove finais de US Open, se sagrando campeã cinco vezes. Seu segundo título viria em 2002 ao derrotar Venus em uma revanche da final do ano anterior. Depois, ela demoraria seis anos para voltar a vencer o campeonato. No ano de 2008, Serena voltaria a ser campeã ao derrotar Jelena Jankovic por 2 sets a 0 em Nova Iorque.

Em 2011, Williams voltaria a final, mas seria derrotada por Samantha Stosur por 2 sets a 0. Depois, seria tricampeã consecutiva em 2012, 2013 e 2014. Suas vices nessas finais foram Victoria Azarenka (duas vezes) e Caroline Wozniacki, respectivamente.

Posteriormente, Serena seria finalista de mais duas edições: 2018 e 2019. Em ambas ela foi derrotada, primeiro por Naomi Osaka e depois por Bianca Andreescu.

Dessa maneira, a tenista se despediu do US Open em 2022, com seis títulos conquistados no total.

Roland Garros

De todos Grand Slams, Roland Garros foi o que Serena Williams menos fez sucesso. Contudo, mesmo assim foram quatro finais disputadas, com três títulos e apenas um vice-campeonato.

Primeiramente, ela venceu sua irmã, Venus, em 2002 por 2 sets a 0 em uma das várias finais importantes que elas se enfrentaram. Anos mais tarde, Serena voltaria a vencer o Aberto da França em 2013, contra Maria Sharapova, e em 2015, contra Lucie Safarova.

Por último, Williams ainda disputaria a final de 2016, perdendo para a espanhol Garbiñe Muguruza por 2 sets a 0.

Wimbledon: o sonho das Williams

Sonho das irmãs Williams, Wimbledon contou com sete vitórias de Serena. No geral, ela disputou 11 finais, perdendo apenas quatro delas.

Em princípio, Serena Williams derrotou Venus Williams em 2002 por 2 sets a 0. No ano seguinte, Serena conquistaria a dobradinha em cima da irmã por 2 sets a 1 em um jogo histórico.

Logo depois, a norte-americana chegaria a mais duas finais, perdendo em 2004 para Maria Sharapova e em 2008 para Venus.

Mais tarde, Serena Williams conquistaria seus outros cinco títulos. Em 2009 derrotou Venus em mais uma final, em 2010 levou a melhor sobre Vera Zvonareva e, por fim, venceu Agnieska Radwanska, Gabriñe Muguruza e Angelique Kerber em 2012, 2015 e 2016, respectivamente.

Ainda na grama sagrada de Wimbledon, a estadunidense seria finalista mais duas vezes, perdendo para Kerber em 2018 e Simona Halep em 2019.

Australian Open

No Australian Open, Serena Williams conquistou sete títulos, se tornando a maior campeã da Era Aberta de maneira isolada. Seu primeiro título foi em 2003 contra Venus. Depois venceu mais 5 troféus na Austrália: 2005 contra Lindsay Davenport, 2007 contra Maria Sharapova, 2009 contra Dinara Safin, 2010 contra Justine Henin e 2015 contra Maria Sharapova novamente.

Encerrando suas participações em finais, Serena Williams perderia o Australian Open de 2016 para Angelique Kerber e conquistaria seu último título em 2017, mais uma vez contra Venus.