Início » Tênis » Mais um da ‘safra’ argentina: conheça Tomás Martín Etcheverry

Mais um da ‘safra’ argentina: conheça Tomás Martín Etcheverry

Publicado em:

Última atualização:

Tomás Martín Etcheverry é um argentino em destaque no tênis atualmente, sendo um dos grandes prospectos do esporte. Desde que estreou em competições da bola amarela, o argentino passou por cima de nomes como o já consolidado Andy Murray. Além disso, é constantemente comparado ao compatriota Juan Martín del Potro. Conheça abaixo um pouco da carreira de Etcheverry!

Carreira de Tomás Martín Etcheverry

Nascido em 18 de julho de 1999, na Argentina, Tomás Martín Etcheverry é um dos tenistas mais promissores atualmente. Desde cedo, Etcheverry mostrou interesse e talento incrível para o tênis, tendo como base a inspiração em ídolos como Juan Martín del Potro. Ele começou a jogar tênis aos cinco anos e, recentemente, alcançou números especiais no esporte, tanto em estatísticas quanto em títulos.

Aliás, Tomás Martín Etcheverry possui três títulos do ATP Challenger, além de cinco conquistas ITF (ITF Men’s World Tennis Tour) na categoria simples. Entretanto, seu melhor desempenho no quesito troféus é em dupla, pois o tenista acumula seis títulos ITF e um ATP Challenger.

Estreia no ATP

Em 2021, Tomás Martín Etcheverry estreou como um dos tenistas presentes no sorteio principal do ATP de Delray Beach Open. Posteriormente, venceu sua primeira partida ATP no Córdoba Open ao derrotar Andrej Martin. Já em Challenger, o argentino eliminou ótimos nomes antes de derrotar o cabeça-de-chave Salvatore Caruso na semifinal e Vitaliy Sachko na final de Perugia, na Itália. Naquele momento, ele era o 166º melhor tenista do mundo.

Mais tarde, em 2022, Tomás Martín Etcheverry teve uma temporada ainda melhor. Isso porque, foi naquele ano que ele estreou no sorteio para o Australian Open, o torneio que abre a temporada no tênis. O tenista alcançou a posição após eliminar outros três nomes do esporte atualmente, Kimmer Coppejans , Jason Kubler e Flavio Cobolli. No entanto, ele acabou derrotado por Pablo Carreño Busta, 19º cabeça-de-chave na competição. O ponto positivo foi que Etcheverry era o 95º colocado no ranking em abril daquele ano.

2023

Em 2023, Tomás Martín Etcheverry alcançou feitos importantes em sua carreira. Isso porque, o tenista chegou às suas primeiras finais de ATP em Santiago e Houston, destacando-se em quadras de saibro. No entanto, seu maior feito foi mesmo no Roland Garros, onde chegou às quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez. Para chegar até a grande decisão, ele derrotou jogadores de alto nível como Alex de Minaur e Borna Ćorić, e sem perder um set se quer. Outro torneio de destaque foi o ATP 500 de Basel, na Suíça, quando o atleta derrotou Andy Murray após três horas de partida (6-7, 3-6 e2-6).

2024

Em 2024, Tomás Martín Etcheverry continuou a chamar atenção. O tenista atingiu sua melhor na carreira ao ocupar a 27ª posição no ranking da ATP em fevereiro. Além disso, é o atual número três entre atletas argentinos. Durante o ano, teve um bom desempenho em vários torneios, incluindo o BNP Paribas Open, onde avançou para a segunda rodada. No Roland Garros, ele alcançou a terceira rodada, porém foi eliminado por Casper Ruud por 3 sets a 1 (6-4, 1-6, 6-2 e 6-2). Vale destacar que essa foi a terceira derrota de Etcheverry para Ruud em três jogos disputados.