Início » Tênis » Carlos Alcaraz derrota Alexander Zverev e é campeão de Roland Garros 2024

Carlos Alcaraz derrota Alexander Zverev e é campeão de Roland Garros 2024

Publicado em:

Última atualização:

A final da edição de 2024 de Roland Garros nunca será esquecida pelos espanhóis. Afinal, depois de dois anos desde a última vitória de Rafael Nadal no Grand Slam, novamente o país viu um representante na final da competição. Mas o país da paella tem mais o que comemorar, pois o campeão de Roland Garros 2024 foi Carlos Alcaraz.

“Desde pequeno que saía da escola correndo só para ligar a televisão e ver este torneio, e agora estou levantando o troféu na frente de todos vocês”, disse Alcaraz em entrevista aos organizadores do evento. “Tem sido inacreditável o apoio que recebo, me sinto em casa.”

Com apenas 21 anos, Alcaraz entrou no saibro com as estatísticas a seu favor. Isso porque ele já havia conquistado outros dois Grand Slams em sua carreira: Wimbledon em 2023 e o US Open de 2022. Com isso, ele se tornou o tenista mais jovem a vencer três Grand Slams nos três tipos diferentes de solo em que ocorrem as disputas no esporte. Antes de Alcaraz, apenas outros seis tenistas fizeram o mesmo. E, entre eles, o próprio Nadal conseguiu este feito. No entanto, ele era 18 meses mais velho que seu conterrâneo quando alcançou o marco, em 2009.

A vitória em solo francês também garantiu ao espanhol uma premiação de cerca de R$13,5 milhões, aumentando a fortuna que ele arrecadou com as premiações para R$122 milhões – incluindo o valor ganho com o título de Wimbledon.

O desempenho de Carlos Alcaraz em Roland Garros 2024

Quem gosta de muita emoção em uma final de qualquer esporte não tem nada do que se queixar da decisão em Roland Garros. Alcaraz entrou em quadra para enfrentar o alemão Alexander Zverev em uma partida que teve 4 horas e 19 minutos de duração; a segunda mais longa de toda a história do aberto da França. 

Alcaraz entrou forte na disputa, fechando o primeiro set a 6-3, com três quebras de serviço contra Zverev. Entretanto, no set seguinte, foi a vez do alemão “retribuir a gentileza” e explodir no saibro, quebrando dois serviços do espanhol, ou seja, pontuando no saque rival. Com isso, Zverev finalizou o segundo set em 6-2.

O terceiro set veio para testar o coração do público. Considerado o mais equilibrado de todos, o que se viu nele foi um duelo de gigantes, com a bola indo e vindo entre as quadras de ataque e defesa. O alemão, contudo, conseguiu controlar melhor a mão – e os nervos –, terminando a rodada em 7-5. 

Bastava vencer mais um set e o título seria de Zverev. No entanto, Alcaraz estava disposto a mostrar que aquela queda de braço não acabaria tão cedo. Demonstrando todo seu poder de combate no saibro, o espanhol avançou em cima do rival – que dificilmente anotou a placa do caminhão que o atropelou. Isso porque Alcaraz anotou um sonoro 6-1, chegando em grande momento para o último set.

No melhor estilo mata-mata, Carlos Alcaraz mostrou um jogo praticamente perfeito no quinto e decisivo set. Ele quebrou o serviço do alemão duas vezes e com um drop shot, abriu o placar para 3-1. Sem dar brechas para o oponente, o espanhol fechou o set em 6-2, garantindo sua primeira taça Coupe des Mousquetaires.