Início » Outros Esportes » Summer McIntoch: nadadora canadense bate próprio recorde aos 17 anos

Summer McIntoch: nadadora canadense bate próprio recorde aos 17 anos

Publicado em:

Última atualização:

Summer McIntosh. Guarde bem esse nome na memória. Isso porque a nadadora canadense de apenas 17 anos chegou prometendo ser o grande destaque das piscinas nos Jogos Olímpicos de 2024 – e entregou tudo. E ela brilhou não apenas em Paris, mas deve ser destaque por muitos anos ainda.

A jovem é a mais nova dona do recorde mundial nos 400 m medley individual, com o tempo de 4m24s38. Mas tem um detalhe: o recorde que ela quebrou era dela mesma! McIntosh diminuiu em quase um segundo e meio sua marca anterior de 4m85s87.

O registro faz de Summer 1s98 mais rápida que a segunda atleta mais rápida da História, a nadadora húngara Katinka Hosszú, que conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de 2016.

Vale destacar que McIntosh havia se destacado na etapa de abril das seletivas, quando registrou seu recorde. Entretanto, ela foi além ao superar o próprio tempo e conquistar o novo marco durante as seletivas de natação olímpica em seu país de origem. Com sua impressionante atuação no evento, a atleta canadense garantiu sua vaga nos 400 m medley individual para as olimpíadas deste ano.

Apesar da pouca idade, Summer McIntosh quebrou vários recordes canadenses, além de ser a mais jovem nadadora do Canadá a ganhar uma medalha de ouro, seja em um Mundial de Natação ou Olimpíadas. Além disso, a adolescente, natural da cidade de Toronto, também é a mais jovem representante do país a participar de qualquer olimpíada desde 1988.

A admirável carreira de Summer McIntosh

Filha da nadadora olímpica canadense Jill Horstead, Summer McIntosh sempre teve uma vida ligada ao esporte. Summer estreou nas Olimpíadas com apenas 14 anos, em Tóquio 2020. Na época, chamou a atenção ao conquistar um quarto lugar nos 400 m livres. No entanto, foi no ano seguinte que seu nome despontou de vez para o mundo da natação internacional.

A jovem fez sua estreia no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste, onde venceu o 200 m borboleta e o 400 m medley individual. Além disso, ela quebrou o recorde individual júnior nas duas modalidades. Summer também disputou os 400 m livres, ficando atrás de Katie Ledecky e levando a prata. Assim, a nadadora canadense começou a consolidar seu caminho dentro da água.

Ainda em 2022, McIntosh conquistou seis medalhas — sendo duas de ouro, três de prata e uma de bronze — na Commonwealth Games. E, novamente, quebrou um recorde, mas agora o canadense, nos 400 m estilo livre.

Em seguida, o ano de 2023 veio comprovar a ótima fase da nadadora de 17 anos. A adolescente ganhou quatro medalhas no World Aquatics Championships na cidade de Fukuoka, no Japão. Foram duas de bronze nos 200 m estilo livre e no revezamento 4×100 m estilo livre e, além delas, outras duas de ouro nas provas individuais dos 200 m metros borboleta e dos 400 m.

Por fim, agora em 2024, antes dos Jogos de Paris, McIntosh venceu Katie Ledecky nos 800 m livres, encerrando os 13 anos invictos da nadadora norte-americana na modalidade. As duas voltaram a se encontrar nas piscinas nos Jogos Olímpicos de Paris. E, cada uma em sua categoria, celebrou grandes conquistas no evento.

Summer McIntosh deixou a terra do croissant com quatro medalhas olímpicas: ela foi ouro nos 400m medley; prata nos 400m livre, ouro nos 200m borboleta (quebrando o recorde olímpico com o tempo de  2min03s03) e ouro novamente nos 200m medley – este também com direito a quebra de recorde olímpico, com o tempo de 2min06s56. Já Ledecky conquistou o seu nono ouro olímpico de sua carreira ao vencer a prova dos 800m livres.