O hóquei no gelo é uma das mais tradicionais modalidades das Olimpíadas de Inverno. E embora não seja transmitido no Brasil, muitas pessoas acompanham o esporte pela televisão e acabam virando fãs. Afinal, o esporte é bem divertido e a história do hóquei no gelo é riquíssima, principalmente em países do Hemisfério Norte. Em vários desses locais é possível observar pessoas praticando o esporte na rua, similar ao que acontece com o futebol no Brasil.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre o esporte e descobrir as suas regras, seleções tradicionais e jogadores famosos, não perca tempo e leia o texto a seguir.
O início da história do hóquei no gelo
Não existe apenas uma única versão do surgimento do hóquei no gelo, mas duas.
Uma delas, que é a mais reconhecida, sugere que o esporte começou no Canadá em 1834. Ele seria um derivado do hóquei de campo e teria algumas regras similares. No entanto, também há aqueles que acreditam que a modalidade é uma “adaptação” de um jogo chamado hurling, que é de origem celta e é popular nos países britânicos.
As primeiras partidas da história do hóquei foram realizadas no século 19 e a principal liga de hóquei no mundo, a NHL, surgiu no século 20, em 1917. Dessa forma, nas Olimpíadas, o hóquei se tornou modalidade oficial em 1920 e não saiu mais. Aliás, é um dos principais esportes no gelo do mundo atualmente e um dos mais populares nos Jogos Olímpicos de Inverno.
O “Big Six”
Já que agora você descobriu as origens da modalidade, é importante que conheça os países com mais história no hóquei de gelo. São eles:
- Estados Unidos;
- Canadá;
- Rússia;
- Chéquia;
- Suécia;
- Finlândia.
Eles são apelidados de “Big Six” e são os seis países que mais conquistaram ouros em Campeonatos Mundiais ou Olimpíadas nos últimos anos. A única vez que alguém de fora da lista conquistou um desses torneios nos últimos 88 anos foi a Eslováquia em 2002. Além disso, nenhuma outra seleção conseguiu liderar o ranking da IIHF (International Hockey Federation) desde a sua criação em 2003.
No entanto, por mais que a hegemonia ainda perdure, existem outros países que têm conseguido sucesso em tempos recentes e se colocado em patamares parecidos. Um exemplo disso são a Alemanha, que conquistou prata nas Olimpíadas de 2018 e no Campeonato Mundial em 2023, e a Suíça, também prata no Campeonato Mundial de 2024.
Vale também apontar que, dos países do “Big Six”, o Canadá é o mais bem-sucedido na história do hóquei no gelo, possuindo 37 medalhas conquistadas nesses dois torneios. Entretanto, no lado oposto, os Estados Unidos vem sendo aquele que menos ganhou: são apenas três títulos nas grandes competições em toda a sua história.
Regras do esporte
Afinal de contas, como é funciona uma partida de hóquei?
Na história do hóquei do gelo, os regulamentos indicam que, para existir uma partida, é precisa ter duas equipes com seis jogadores. No caso, cinco deles atuam na linha e um deles participa como goleiro. Os times entram em uma quadra de gelo com seus equipamentos e precisam usar patins para assim percorrer ela.
Ademais, existem dois pequenos gols posicionados no campo de defesa de cada time. Sendo assim, o objetivo é acertar esses gols com o disco (puck), que funciona com uma espécie de bola de futebol. Os jogadores batem no disco com tacos e, sendo assim, a equipe que tiver convertido mais gols no adversário vence. Caso a partida termine empatada, ocorre uma prorrogação, na qual o time que marcar primeiro ganha.
Vale ressaltar que o hóquei é disputado em três tempos de 20 minutos e que, para participar de uma partida, é preciso ter equipamento de proteção adequado. Sendo assim, atletas profissionais utilizam:
- Luvas;
- Joelheiras;
- Capacete;
- Protetores para boca, ombro, cotovelos e pescoço.
Os maiores jogadores da história do hóquei no gelo
Assim como em todos os esportes, existem aqueles atletas que acabam se sobressaindo sobre os demais em questão de performance e resultados. No caso do hóquei, é possível citar alguns personagens:
Wayne Gretzky
Não existe nome na história do hóquei no gelo que seja mais pesado do que Wayne Gretzky. O canadense que nasceu na cidade de Ontário, em 1961, conquistou praticamente tudo na modalidade. Na NHL, conquistou quatro Stanley Cups com o Edmonton Oilers, de 1983 até 1988, e ainda foi eleito oito vezes o melhor jogador da liga. Ainda por cima, é o recordista de pontos em todo o campeonato, com 2857 em 1487 partidas disputadas (média de 1,92 pontos por jogo) e é.
Somando a isso, Gretzky conquistou seis medalhas enquanto atuou pela seleção canadense: uma Copa do Mundo, um Campeonato Mundial e quatro Canada Cups.
Mario Lemieux
Outro jogador que está na lista dos maiores é Mario Lemieux. Assim como Wayne, também é canadese, nascido na cidade de Montreal, em Quebec. O atleta ganhou duas Stanley Cups com o Pittsburgh Penguins e marcou nada menos que 1.723 pontos em 915 jogos (média de 1,88 pontos por jogo). Tinha tudo para disputar com Gretzky o título de GOAT, todavia, várias lesões acabaram atrapalhando sua carreira, que poderia ter sido ainda mais fenomenal.
Vale destacar que, com o Canadá, ganhou uma Olimpíada, uma Canada Cup e uma Copa do Mundo. Além disso, conquistou uma medalha de prata no Campeonato Mundial.
Bobby Orr
Por fim, outro canadense fecha a lista. Bobby Orr nasceu em Parry Soud, Ontario, e é, muito provavelmente, o maior defensor da história da NHL. O atleta revolucionou a posição de vez, partindo várias vezes para o ataque e ultrapassando a linha azul. Com isso, até hoje tem o maior número de pontos em uma temporada por um defensor na história do hóquei no gelo e, no geral, marcou 915. Além disso, ganhou duas Stanley Cups com o Boston Bruins.
No que se refere à Seleção Canadese, entretanto, Orr chegou a conquistar apenas uma medalha de ouro na Canada Cup.
Outros dos maiores da história do hóquei no gelo
Além dos três nomes citados, existem outros atletas que também marcaram o seu nome na modalidade. São eles:
- Mauricie Richard;
- Sidney Crosby;
- Nicklas Lidstrom;
- Alex Ovechkin.
