GOAT é mais uma das siglas utilizadas ultimamente no mundo dos esportes. Ser considerado o GOAT significa mais do que alcançar vitórias; é estabelecer padrões elevados, quebrar recordes e inspirar futuras gerações de jogadores — e, por que não, de torcedores também?
Ele não é apenas um(a) jogador(a), ele é “(A)O jogador(a)”, o rosto do jogo ou da modalidade e a maior referência dentro daquele nicho. Estamos falando de atletas como Michael Jordan no basquete, Serena Williams no tênis e Pelé no futebol, por exemplo, que conquistaram esse status não apenas por suas habilidades técnicas, mas também por seu impacto na história do esporte.
Vamos ver aqui então o significado de GOAT, que está mais presente do que pensamos!
O “Cabra”?
Bem, na tradução literal, GOAT é a Cabra, o animal! Porém, obviamente, não estamos nos referindo ao mamífero; neste caso, GOAT é sigla para “Greatest Of All Time” ou em português, o “Maior De Todos Os Tempos”. Mas como é definido o maior de todos os tempos em algo?
Podemos definir o maior através de estatísticas, conquistas e feitos dentro e fora de campo. Porém, a discussão sobre o GOAT vai muito além do que parece, já que não existe um senso comum sobre os maiores de todos os tempos nos esportes.
GOAT nos esportes
Futebol: Messi e Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo e Messi protagonizaram a maior rivalidade do futebol na última década. Com disputas acirradas pela Chuteira e Bola de Ouro, os atacantes são os maiores empilhadores do prêmio “The Best” da Fifa.
Cristiano Ronaldo e Lionel Messi são um dos maiores campeões do Bola de Ouro. Enquanto CR7 foi eleito o melhor jogador do mundo por 5 vezes, Lionel Messi é o maior vencedor com 8 coroações.
Futebol Americano: Tom Brady
No futebol americano não há muita discussão quanto ao GOAT. O Giselo (carinhosamente apelidado no Brasil por ser casado com a modelo Gisele Bündchen) é maior que muitas franquias da NFL sozinhas. Heptacampeão da NFL e três vezes MVP da temporada regular, o quarterback Tom Brady tem mais vitórias em Super Bowl do que TODOS os times da liga.
As equipes que mais venceram o jogo mais importante da NFL são o New England Patriots, antigo time de Brady, e Pittsburgh Steelers, com seis títulos.
Tênis: Vênus e Serena Williams
Vênus e Serena são verdadeiras lendas do tênis. As duas irmãs não só colecionaram títulos, mas também se tornaram símbolos de determinação, coragem e inspiração para atletas do mundo todo.
Vênus Williams foi a primeira a despontar, lá nos anos 2000, e logo se tornou uma das maiores tenistas do mundo. Ela tem sete títulos de Grand Slam em simples e outros catorze em duplas, a maioria com a Serena. Vênus já ganhou o torneio de Wimbledon cinco vezes, além de quatro medalhas olímpicas. Vênus também fez história ao lutar por igualdade salarial entre homens e mulheres no tênis.
Já a Serena Williams, com 23 títulos de Grand Slam em simples, ela é a tenista mais bem-sucedida da história. E isso sem falar nos 14 títulos de duplas com a Vênus. Serena dominou o tênis por décadas e seguiu vencendo até mesmo depois de se tornar mãe.
NBA: Michael Jordan
Incontestável para alguns, nem tanto para outros (pois é, loucura). O ídolo do Chicago Bulls e lenda da NBA é uma entidade do basquete mundial. Hexacampeão da NBA, o ala-armador Michael Jordan que já se aventurou inclusive no Baseball é o suprassumo entre os que já pisaram em um ginásio de NBA.
Tão grande foi sua atuação com o Bulls, que a Netflix fez uma série chamada “The Last Dance“, que conta tudo sobre a temporada de 1997-98 da franquia de Chicago.