Início » NFL » Tanner Conner na NFL: carreira, estatísticas e conquistas do atleta do Miami Dolphins

Tanner Conner na NFL: carreira, estatísticas e conquistas do atleta do Miami Dolphins

Publicado em:

Última atualização:

No futebol americano, o tight end é basicamente um coringa. Recebe passes mas também protege a linha defensiva e o quarterback. No Miami Dolphins, franquia da NFL, quem realiza essa função é Tanner Conner. No elenco desde 2022, o atleta busca retomar as habilidades e os bons resultados após uma temporada repleta de lesões.

O jogador usa o histórico no atletismo em seu favor. Com 1,90 m e 102 kg, é veloz e sabe muito bem ler o jogo.

Trajetória de Tanner Conner até a NFL

O talento e a paixão pelo futebol americano estão no DNA de Conner. O pai, Andy, defendeu o Oregon, Seahawks e Rams no início dos anos 90 como linebacker, mas teve a carreira interrompida abruptamente após uma grave lesão no ombro. Dessa maneira, Tanner decidiu seguir o exemplo do pai e também se aventurar no esporte.

O garoto jogava basquete, futebol e atletismo durante o ensino médio, mas se dedicava mais a corrida. De acordo com o jornal The New York Times, Conner foi campeão estadual como veterano da Kentridge High School em 2016, nos 300 metros com barreiras, sob o tempo de 37,4 segundos. A performance do rapaz lhe garantiu uma bolsa de estudos na Idaho State University, uma das mais prestigiadas entidades do país.

A universidade recrutou o jovem para correr, mas garantiu a Conner que ele também poderia se aplicar ao futebol americano. Por isso, se dividia entre as três atividades: atletismo, futebol e os estudos. Segundo o jornal NYT, o garoto conquistou um título de conferência nos 110 metros com barreiras e dois nos 60 metros com barreiras.

Por fim, em 2021, se formou em Administração Atlética e Criminologia com especialização em psicologia.

No futebol, Tanner atuava como wide receiver na faculdade e até passou a se desenvolver na posição. Porém, quando se formou, o atleta garantiu que atuaria em qualquer setor se conseguisse de fato uma vaga na NFL, a maior liga de futebol americano dos Estados Unidos, incluindo de tight end.

Em 2022, Tanner foi convidado para participar do East–West Shrine Bowl, evento que reúne os melhores jogadores das universidades. Apesar do bom desempenho, ele não foi escolhido por nenhum time no draft da NFL. Em 13 de maio daquele mesmo ano, o Miami Dolphins, da Flórida, adquiriu o esportista como um agente livre universitário.

Estatísticas do atleta

O Miami Dolphins é o único clube no currículo de Tanner Conner desde que se aperfeiçoou como profissional no futebol americano. Entretanto, antes de estrear na NFL, Conner atuou no futebol americano universitário, no qual adquiriu experiência e bons números.

O jogador defendeu o time de futebol da Idaho State University. Lá, fez 47 partidas, com 136 recepções para 2.384 jardas (2,18 km), com média de 17.5, e 15 touchdowns. O jovem também contabilizou quatro corridas para 39 jardas (aprox. 36 m), com média de 9.8.

Em 2023, na National Football League, passou a jogar como tight end. Foram 16 partidas, todas válidas pela temporada regular, mas sem estatísticas de passes, recepções ou defesas. Como sofreu com lesões, ficou fora dos gramados por meses, sem conseguir alcançar uma boa campanha.