A NFL é a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. Os 32 times divididos entre as conferências Americana e Nacional disputam a temporada regular, os playoffs e, consequentemente, a final. O Seattle Seahawks, do estado de Washington, é um dos mais tradicionais e ativos participantes da NFL, mas levou anos para alcançar a primeira chance no Super Bowl. Chegou a hora de se aprofundar na história do Seahawks e conhecer o elenco, as estatísticas e os títulos.
História do Seattle Seahawks
Primeiramente, sob a crescente popularidade da NFL nos Estados Unidos, surgiu a necessidade de um representante da região do Noroeste Pacífico. Sobre a possibilidade de construir um novo estádio, a liga concedeu a sua 28ª franquia a Seattle em 04 de junho de 1974, para jogar no Kingdome Stadium.
Porém, faltava um detalhe: qual seria o nome do time? Mais de 20 mil inscrições e 1.741 ideias foram apresentadas através da pesquisa pública, mas foi “Seahawks” quem venceu.
Com tudo definido, era a hora da estreia. O Seahawks disputou a sua primeira temporada da NFL em 1976. Sob o comando do treinador Jack Pantera, obteve o recorde de 2 a 12. Mais tarde, em 1978, o Seattle foi transferido da NFC (Conferência Nacional) para a AFC (Conferência Americana) onde permaneceu até 2001.
Certamente, o time viveu altos e baixos até se estabelecer no campeonato. Pantera foi substituído por Chuck Knox em 1983 e, pela primeira vez na história, o clube chegou até as finais da conferência: venceu o Denver no Wild Card, bateu o Miami nas semifinais e, na briga pelo título, perdeu para o Los Angeles Raiders por 30-14.
Por sua vez, Knox repetiu o sucesso em outras edições da liga, mas não chegou ao Super Bowl.
Viradas de chave
De fato, o clube atingiu um novo patamar após a compra da parte majoritária da família Nordstrom pelo milionário Ken Behring em 1988.
A primeira mudança de Ken no comando da empresa foi nomear Tom Flores, ex-técnico do Raiders, como presidente e gerente geral do clube. Insatisfeito com a posição, Flores pediu para deixar o cargo e assim se tornar o técnico da equipe principal em 1992.
Mas a grande virada de chave do Seattle Seahawks aconteceu em 1997, quando Paul Allen, o cofundador da Microsoft, comprou o time. Paul passou a investir muito dinheiro em cada setor do grupo: a construção de um novo estádio, melhorias na gestão e a contratação de Mike Holmgren, o novo treinador. Em 2002, o elenco voltou para a Conferência Nacional.
No ano de 2005, o Seattle não só venceu o seu primeiro campeonato NFC, como garantiu a vaga no Super Bowl pela primeira vez com o quarterback Matt Hasselbeck e o running back Shaun Alexander. Na decisão, o time perdeu para o Pittsburgh Steelers por 21-10.
Ao mesmo tempo em que ganhava mais fãs, o Seattle também se cercou de grandes responsabilidades. O sucesso e o bom desempenho recompensaram o elenco com a vitória no Super Bowl 2014, sob o comando de Pete Carroll. Atualmente, é certo dizer que os Seahawks consolidaram o seu lugar na história da NFL.
Quem é dono do Seattle Seahawks?
O Seattle Seahawks pertence à família Allen. O site oficial da NFL indica que Jody Allen, irmã de Paul, é a atual presidente da franquia. Jody também é a responsável na Vulcan, empresa que fundou ao lado do irmão, em 1986.
Por sua vez, família foi responsável pela construção do Lumen Field e Lumen Field Event Center, além da arena Moda Center, a casa do Portland Trail Blazers.
Paul Allen, cofundador da Microsoft, desembolsou uma bolada para comprar o time de futebol americano em 1997. Infelizmente, o empresário e filantropo americano morreu em 2018, mas fez questão de deixar Jody na gerência dos negócios da família.
Segundo o site oficial do Seahawks, Jody é também fundadora, presidente do conselho e presidente da Paul G. Allen Family Foundation, além de ocupar o cargo de diretora do MoPOP, o museu de cultura popular de Seattle, e ser a presidente do conselho do Allen Institute.
Quantos títulos tem o Seahawks?
O Seattle Seahawks disputou o Super Bowl em três ocasiões, mas só venceu em 2014 quando superou o Denver Broncos por 43 a 8 no MetLife Stadium, em East Rutherford, no estado de Nova Jérsei.
Sob o comando de Pete Carroll, o Seattle deitou e rolou no primeiro e segundo período. O grupo foi para o intervalo liderando com 22 a 0, com Peyton Manning pressionado pela melhor defesa da liga sem conseguir atuar.
Por sua vez, Demaryius Thomas conseguiu anotar o primeiro touchdown dos Broncos no terceiro quarto após longo passe de Peyton, além da conversão de dois pontos, mas não teve jeito: o Seattle impôs a sua soberania e ficou com o título por 43 a 8.
Ademais, o elenco também jogou as edições de 2006 e 2015 do Super Bowl, mas perdeu para o Pittsburgh Steelers (21-10) e o New England Patriots (28-24), respectivamente.
Elenco do Seattle
De fato, é impossível alcançar o Super Bowl sem um elenco de ponta à disposição. Através do draft, evento anual promovido pela liga, as equipes adquirem novos jogadores para a temporada. Jovens que praticam o futebol americano universitário são oferecidos sob a oportunidade de assinar o primeiro contrato com um grande clube.
Dessa maneira, conheça os jogadores do Seattle Seahawks:
- Defesa:
Myles Adams, Dre’Mont Jones, Devere Levelston, Mike Morris, Nathan Pickering, Leonard Williams, Rason Williams II, Matt Gotel, Buddha Jones, Jarran Reed, Johnathan Hankins, Byron Murphy II e Cameron Young; - Guard:
Tremayne Anchrum Jr, Anthony Bradford, McClendon Curtis, Christian Haynes e Laken Tomlinson; - Linebacker:
Sunny Anderson, Jerome Baker, Nelson Ceaser, Tyrel Dodson, Easton Gibbs, Derick Hall, Tyrice Knight, Boye Mafe, Uchenna Nwosu, Patrick O’Connell, Joshua Onujiogu, Jon Rhattigan, Chris Stoll, Devin Richardson, Darrell Taylor e Drake Thomas; - Tight End:
AJ Barner, Pharaoh Brown, Noah Fant, Tyler Mabry, Brady Russell e Jack Westover; - Wide Receiver:
Jake Bobo, Dee Eskridge, Hayden Hatten, Tyler Lockett, DK Metcalf, Laviska Shenault Jr., Jaxon Smith-Njigba, Cody White, Dee Williams, Easop Winston Jr. e Dareke Young; - Cornerback:
Lance Boykin, Tre Brown, Coby Bryant, Artie Burns, Michael Jackson, D.J. James, Carlton Johnson, Nehemiah Pritchett, Ro Torrence, Andrew Whitaker, Devon Witherspoon e Riq Woolen; - Running Back:
Zach Charbonnet, George Holani, Kobe Lewis, Kenny McIntosh, Kenneth Walker III e TaMerik Williams; - Quarterbacks:
Sam Howell, Geno Smith e PJ Walker; - Tackle:
Charles Cross, Stone Forsythe, Michael Jerrell, Sataoa Laumea e Abraham Lucas; - Offensive Tackle:
George Fant, Garret Greenfield, Raiqwon O’Neal e Max Pircher - Punter:
Michael Dickson; - Center:
Nick Harris, Michael Novitsky e Olu Oluwatimi; - Safety:
Rayshawn Jenkins, Julian Love, Jerrick Reed II, K’Von Wallace, Ty Okada e Jonathan Sutherland; - Kicker:
Jason Myers.
Estatísticas do Seattle
O Seattle Seahawks inspira gerações. Grandes nomes já passaram pela franquia, enquanto universitários mantêm viva a possibilidade de vestir a camisa azul e branca. Ao longo da história, o Seahawks atingiu recordes e números impressionantes em campo.
Sendo assim, fique por dentro das principais curiosidades e estatísticas do Seattle desde a sua fundação.
- Temporadas: 49 (1976-2024);
- Treinador que mais venceu: Pete Carroll (137 vitórias, 89 derrotas e um 1 empate);
- Títulos do Super Bowl: 1;
- Recorde entrando na temporada de 2024: 392-366-1;
- Recorde dos playoffs: 17-19;
- Maior número de jardas correndo: Shaun Alexander, 9,429 (2000-07);
- Maior número de jardas passadas: Russell Wilson, 37,059 (2012-21);
- Mais recepções: Steve Largent, 819 (1976-89);
- A maioria dos saques de carreira: Jacob Green, 115.5 (1980-91);
- Mais interceptações: Dave Brown, 50 (1976-86);
- Maior número de pontos: Norm Johnson, 810 (1982-90).