Sem dúvidas uma das principais franquias da história da NFL é o San Francisco 49ers. A equipe já teve em seu elenco alguns dos melhores jogadores da liga e participou de duelos históricos. Ademais, o San Francisco é um dos times com mais títulos de Super Bowl na história, algo que automaticamente já demonstra o seu tamanho. Na temporada 2023, inclusive, chegaram até o Super Bowl e quase surpreenderam o poderoso Kansas City Chiefs.
Leia o texto a seguir para entender melhor sobre a franquia e descobrir um pouco da sua história, suas rivalidades, suas conquistas, integrantes do seu elenco e a perspectiva para 2024.
Criação do San Francisco 49ers
O San Francisco 49ers foi originado em junho de 4 de junho de 1946 na cidade de São Francisco, na Califórnia. O time foi batizado com o nome “49ers” por conta dos garimpeiros que se locomoviam até o Estado durante o período de 1849. Época conhecida como “Corrida do Ouro”.
Vale destacar que não foi logo de cara que o San Francisco 49ers começou a participar da NFL. A equipe era parte da AAFC (All-America Football Conference), junto com times como Baltimore Colts original (1947-1950) e o Cleveland Browns. Os três, por sinal, foram convidados a participar da principal liga norte-americana apenas em 1949.
Além disso, é preciso apontar que o tine realiza suas partidas no famoso Levi’s Stadium, localizado em Santa Clara. Ele comporta cerca de 68.500 pessoas e, aliás, também já foi utilizado para partidas de futebol e shows ao vivo.
Conquistas
Como citado antes, o San Francisco 49ers é uma das principais franquias da liga e é um dos times que mais conquistou Super Bowls ao longo de sua trajetória. Ao todo, são cinco troféus Vincent Lombardi que ele possui em sua galeria. Dessa forma, está empatado com o Dallas Cowboys e perde apenas para o New England Patriots e o Pittsburg Steelers, ambos com seis.
- Super Bowl XVI ( 1982);
- Super Bowl XIX (1985);
- Super Bowl XXIII (1988);
- Super Bowl XXIV (1989);
- Super Bowl XXIX (1994).
Ademais, é preciso também apontar que a equipe possui oito conquistas da National Football Conference (NFC). O campeão dessa Conferência possui o direito de jogar o Super Bowl com o campeão da American Football Conference (AFC).
As rivalidades do San Francisco 49ers
Por ser um time com enorme tradição na NFL, o San Francisco 49ers coleciona uma longa série de rivalidades contra outras equipes. Dessa forma, é possível citar algumas franquias que protagonizaram duelos intensos com o time ao passar dos anos. Dentre as que vale a pena citar estão:
Dallas Cowboys
A rivalidade entre 49ers e Cowboys é uma das pesadas de toda a liga. Além de ambas as equipes terem cinco títulos cada, o retrospecto de confrontos mostra um equilíbrio absurdo. Ao todo, se enfrentaram 40 vezes, com 20 vitórias para o San Francisco, 19 para o Dallas e um empate. No que se refere a duelos de pós-temporada, o Dallas leva a melhor com cinco vitórias contra duas de San Francisco.
Los Angeles Rams
Outro grande rival do San Francisco 49ers é o Los Angeles Rams. O Rams não somente tem dois troféus da NFL, mas é do mesmo estado dos 49ers, o que fez com que se enfrentassem inúmeras vezes na história. Na somatória dos duelos, foram até agora 78 vitórias para San Francisco, 69 para Los Angeles e três empates. Em pós-temporada, todavia, os dois se enfrentaram apenas duas vezes e cada time venceu uma.
Philadelphia Eagles
Mais um time que tem rivalidade com os californianos é o Philadelphia, todavia, é um duelo que tem mais ficado mais intenso nos anos recentes apenas. Puxando o retrospecto, são 37 embates entre os dois, com 21 vitórias para San Francisco, 15 para Philadelphia e um empate. Na pós-temporada, os dois se enfrentaram duas vezes e ganharam uma partida cada.
Elenco atual do San Francisco 49ers
O elenco do San Francisco 49ers, assim como os outros da NFL, possuem 53 nomes integrados. Desse número, três dos principais atletas da última temporada foram:
Brock Purdy
Purdy foi a última escolha do draft da NFL em 2022 e, devido a isso, foi apelidado de “Sr. Irrelevante” há algum tempo atrás. Todavia, o quaterback deu a volta por cima na carreira e conseguiu levar o time a uma final no seu segundo ano. O jovem assumiu a titularidade no lugar de Trey Lance, algo que pegou todos de surpresa.
Trent Williams
O ofensive tackle dos 49ers, Trent Williams, também é outro destaque do time que chegou à final. O nível de dominância que possui na sua área é assustador. Ele é o melhor da posição na na liga nos últimos três anos e, aliás, já é tido como futuro Hall of Fame por muitos. Sem ele, certamente o time do San Francisco 49ers não chegaria à final.
Fred Warner
Por fim, é impossível não citar Fred Warner. Atualmente, ele é um dos melhores linebackers de toda a NFL e um grande interceptador. Além disso, lidera o time em tackles e foi um dos grandes responsáveis pela defesa dos 49ers ser uma das melhores do campeonato. A tendência é que o atleta de 27 anos melhore ainda mais nos próximos anos.
Perspectiva do San Francisco para a próxima temporada
Com a conquista do vice-campeonato no último Super Bowl, a equipe dos 49ers fará de tudo para chegar ao título temporada que vem. Afinal, nos últimos três anos, ela chegou, no mínimo, a uma final de conferência. Algo que mostra que, dentro da NFC, o time tem totais condições de vencer todos os adversários que encontrarem, ainda mais com a volta de lesionados.
No entanto, o grande desafio para San Francisco, e para todos os times da National Conference, será enfrentar o Kansas City de Patrick Mahones na final. Os Chiefs levantaram quatro dos últimos cinco Super Bowls, sendo dois em cima da equipe californiana. Isso mostra que, caso esse duelo aconteça novamente daqui a alguns meses, não será nem um pouco fácil para os 49ers.