O Super Bowl é o maior evento esportivo do mundo e, claro, não poderia faltar viradas em sua história. A final da NFL coloca frente a frente todos os anos vencedores da Conferência Americana e Nacional, e então o campeão fatura o troféu Vince Lombardi. Em uma lista cheia de clássicos, conheça a maior virada do Super Bowl e relembre outros momentos marcantes da liga.
Tom Brady e a maior virada do Super Bowl
O ano era 2017. Nas arquibancadas do NRG Stadium, em Houston, no Texas, fanáticos torcedores e famosos, como Simone Biles, Lea Michele, Ellen DeGeneres, Usher e, claro Gisele Bündchen, acompanharam o Super Bowl LI, a 51ª edição do evento da NFL, a National Football League.
De um lado, o quatro vezes campeão New England Patriots, de Tom Brady. O elenco de Massachusetts carimbou o passaporte para o Super Bowl após superar o Pittsburgh Steelers por 36 a 17, na final da Conferência Americana.
Do outro lado, o Atlanta Falcons, do veterano Matt Ryan, alcançou a decisão da NFL pela segunda vez em sua história. Para chegar à decisão da temporada, o Falcons venceu o Green Bay Packers por 44 a 21 na final da Conferência Nacional. O time buscava o seu título inédito do campeonato de futebol americano.
PRIMEIRO TEMPO
Nenhum ponto foi marcado no primeiro quarto, em um jogo morno e sem grandes emoções. No segundo quarto, o Atlanta abriu o placar em touchdown terrestre de Devonta Freeman. Austin Hooper e Robert Alford ampliaram a vantagem, enquanto Stephen Gostkowski conseguiu um field goal. Fim do primeiro tempo, 21 a 3 para o Falcons.
A cantora Lady Gaga comandou o show do intervalo. Ao som de “Bad Romance”, “Telephone”, “Poker Face” e “Born This Way”, colocou, inegavelmente, a galera para dançar no estádio, além de impulsionar a audiência do evento.
SEGUNDO TEMPO
No terceiro quarto, Tevin Coleman conseguiu o touchdown após o passe de Matt Ryan. O Patriots respondeu com James White, mas pequenos erros impediram o elenco de brigar em campo. Quando tudo parecia perdido, o último quarto deu uma nova cara ao confronto.
Os Patriots adotaram uma nova postura: era o momento ideal para atacar. O time de Tom Brady teve field goal e touchdowns, um atrás do outro, com 19 pontos anotados. O Atlanta, enquanto isso, não conseguiu manter o bom desempenho e muito menos segurar a defesa. Com tudo igual, 28 a 28, era a hora de prorrogação.
PRORROGAÇÃO
Pouco depois, no tempo extra, James White quebrou o jogo logo de cara: com 11 minutos, marcou touchdown e deu a vitória para o Patriots. Placar final: 34 a 28. Para fechar com chave de ouro, Tom Brady foi o MVP do confronto.
Surpreendentemente, Super Bowl 51 foi o primeiro a ser decidido na prorrogação.
Outras viradas históricas no Super Bowl
A vitória do New England Patriots contra o Atlanta Falcons não é a única e nem mesmo a maior virada do Super Bowl. Outros episódios também movimentaram a história do futebol americano.
O Super Bowl XXII, em 1987, trouxe o Washington Redskins e o Denver Broncos. O time do Colorado abriu vantagem, mas o Washington ultrapassou os dez pontos e venceu a partida por 42 a 10.
Em 2010, o Super Bowl XLIV colocou frente a frente o New Orleans Saints e o Indianapolis Colts. Diretamente da Flórida, o Indiana abriu o placar e assumiu a liderança, mas o Saint logo passou à frente. A partir do segundo quarto, então, só deu New Orleans. Resultado final: 31 a 17 para o Saints.
Por fim, na edição 49 do Super Bowl, em 2015, o New England Patriots encarou o Seattle Seahawks. Nos últimos minutos, os Patriots viraram o placar com muito suor e perseverança para fechar a partida em 28 a 24, no Arizona.