Do Texas para o mundo. Com apenas 24 anos, Erik Ezukanma defende o Miami Dolphins na NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. Recrutado pela equipe no draft em 2022, o jovem ganhou não somente o primeiro contrato profissional da carreira, mas também a responsabilidade de atuar em uma das mais significativas e experientes franquias do campeonato.
Antes de se juntar ao Miami, Erik alcançou o sucesso na carreira universitária, que lhe rendeu não apenas bons números em campo, mas também prêmios individuais. Com 1.88 m e 93 kg, Erik é atlético e possui todas as características físicas que um wide receiver precisa ter. Ele também é dinâmico, talentoso e ágil, com destaque para a corrida.
Confira, então, a trajetória do wide receiver e todas as estatísticas ao redor do seu trabalho.
Trajetória de Erik Ezukanma no futebol americano
Erik nasceu em Fort Worth, no estado do Texas. Cursou o ensino médio na Timber Creek High School e também defendeu o time de futebol americano da escola. Foram três anos à frente do elenco, nomeado para o MaxPreps Junior All-America Team, o U.S. Army All-American Game em 2018, e listado como o jogador número 44 em todo o estado do Texas.
O caminho do texano no colégio lhe garantiu dezenas de propostas das mais diferentes universidades do país: Arkansas, Houston, Kansas, Missouri, Ole Miss do Mississippi, SMU, TCU, Texas A&M, Utah, Washington State e Wisconsin. Entretanto, Erik escolheu a Texas Tech University por estar em casa. Formou-se em Gestão Esportiva, mas apesar do esforço e das horas de estudo, decidiu se tornar um jogador de futebol americano.
Erik realizou o seu sonho profissional em 2022, ao ser escolhido na quarta rodada do draft da NFL pelo Miami Dolphins, a 125ª no geral. Em entrevista à NFL, o atleta disse que a conquista também foi um presente para a mãe, Lawrette, enfermeira da linha de frente.
Em julho, o jovem assinou contrato com a franquia. Entre 2022 e 2023, poucas oportunidades no time titular foram oferecidas ao garoto do Texas. Mesmo assim, quando colocou o capacete e entrou em campo, Erik mostrou por que seria uma boa opção na escalação do Miami.
Estatísticas do atleta
Erik Ezukanma defendeu três equipes em todo o seu percurso: primeiro o Timber Creek High School, time de futebol do ensino médio; depois o Texas Tech Red Raiders, na universidade; e, por fim, o Miami Dolphins, o primeiro clube profissional. As estatísticas mostram o esforço e a energia que o atleta coloca em cada movimento para a realização de uma jogada.
Pela Timber Creek High School, Erik somou 2.471 jardas (2,26 km) de recepção e 32 touchdowns, além de 383 jardas (aprox. 350 m) e quatro touchdowns.
Ezukanma foi titular por três anos na equipe universitária do Texas Tech. Em 35 partidas, totalizou 138 recepções para 2.165 jardas (aprox. 2 km), com média de 15.7, e o 15 touchdowns. O wide receiver, de certa forma, teve uma campanha impecável no estado da estrela solitária.
Enquanto isso, na NFL, participou de apenas três confrontos nos Dolphins, com uma recepção para três jardas, média de 3.0, além de cinco rushing attempts. Aliás, ele não marcou nenhum touchdown.