Início » NFL » Qual é a diferença entre rugby e futebol americano?

Qual é a diferença entre rugby e futebol americano?

Publicado em:

Última atualização:

Um esporte em que dois times usam as mãos para levar uma bola oval de um lado para o outro do campo e, enquanto um corre com ela, os demais derrubam uns aos outros na tentativa de ajudar ou impedir o avanço. Essa descrição simples parece falar tanto de rugby quanto de futebol americano. Mas é basicamente isso o que os dois esportes têm em comum — enquanto as diferenças entre o rugby e o futebol americano são muitas.

O rugby surgiu na primeira metade do século XIX. Já o futebol americano veio como uma adaptação do primeiro, por volta de 1867. Por isso, questões como o uso das mãos, a bola oval e o objetivo de levá-la até a linha de fundo da área do time oponente estão presentes em ambos. 

Mas existem diferenças consideráveis entre o rugby e o futebol americano. Para começar, enquanto o primeiro é popular basicamente no mundo inteiro, apenas Estados Unidos e Canadá têm campeonatos oficiais de futebol americano. Por isso, o rugby de 7, uma variante do rugby tradicional, é um esporte olímpico, mas o futebol americano, não.

Contudo, para além da popularidade, até mesmo a bola das duas modalidades é diferente! Então, confira a seguir as principais características que diferenciam um esporte do outro.

As diferenças técnicas entre rugby e futebol americano

Uma das diferenças mais visíveis entre o rugby e o futebol americano está nas proteções:

  • Rugby: os jogadores entram em campo utilizando apenas shorts e camisetas, além de proteções nos ombros e na boca. Alguns optam por utilizar uma espécie de capacete de espuma chamado scrum cap
  • Futebol americano: as proteções são maiores, mais rígidas e obrigatórias. Capacete, ombreiras, protetores de quadril e de boca, feitos em plástico e alumínio, fazem parte do equipamento.

Além disso, a partida se divide de forma diferente:

  • Rugby: cada jogo tem dois tempos de 40 minutos.
  • Futebol americano: cada partida se divide em quatro partes de 15 minutos. 

Apesar de o formato ser igual, a bola também varia:

  • Rugby: a bola é um pouco maior e mais pesada, com cerca de 400 gramas e 60x30cm. Além disso, é um pouco mais arredondada.
  • Futebol americano: possui uma bola bem mais leve, com cerca de 200 gramas, contudo sua medida de 30x18cm a deixa um pouco mais pontuda

As dimensões do campo também são bem distintas:

  • Rugby: a área do campo mede 150×90 metros. Na linha de fundo, há dois postes unidos por travessão localizado a três metros de altura, formando uma figura que lembra o formato de um “H”.
  • Futebol americano: o campo mede cerca de 100 metros de comprimento por 49 metros de largura. Na linha de fundo, há uma espécie de gol no formato de “Y” ou de pá, com os postes do topo localizados a 3,048m do chão e dispostos de forma paralela. 

Por fim, a equipe que entra em campo também muda de um esporte para o outro:

  • Rugby: 15 jogadores participam da partida e podem atuar tanto na defesa quanto no ataque. Existem dois tipos de substituições: as permanentes e as temporárias, que ocorrem quando um jogador está sangrando.
  • Futebol americano: cada time tem 11 jogadores de defesa e 11 de ataque, que podem alternar conforme a posse de bola. O número de substituições é ilimitado.

O que difere nas regras?

Por mais que o objetivo dos dois esportes seja levar a bola até a linha de fundo adversária, há diferenças aqui também. No rugby, é preciso passar a bola por cima do gol para, em seguida, colocá-la no chão. Já no futebol, basta levá-la até a chamada endzone, que é exatamente a linha de fundo. Para isso, as duas modalidades seguem diferentes regras para os mesmos movimentos. 

Para começar, no rugby, só é possível passar a bola para trás ou lateralmente. Além disso, o jogador só pode bloquear, ou seja, derrubar aquele que está com a bola em mãos. Nesta modalidade, a única forma de mandar a bola para frente é com um chute. 

Ainda no rugby, existem quatro formas de pontuar. O Try vale cinco pontos; a Conversão vale dois pontos; o Drop Kick ou o Goal valem três pontos e o Penalty Kick, três pontos também. 

No futebol americano, no entanto, a bola sempre deve ir para frente. O único momento em que ela pode ser jogada para trás é no início de uma jogada, quando a jogam para o quarterback. Em relação aos bloqueios, qualquer jogador pode bloquear ou ser bloqueado a qualquer momento. Porém, só pode derrubar aquele que está com a bola. 

Por fim, no futebol se chuta apenas quando a equipe vê que não conseguirá alcançar as 10 jardas (aprox. 9 m) de avanço na quarta descida ou para conseguir pontos extras. Enquanto isso, existem cinco diferentes formas de pontuar no futebol americano. O famoso Touchdown vale seis pontos, com a possibilidade do Extra Point, que vale um. A Conversão aqui também vale dois pontos, enquanto o Field Goal vale dois e o Safety, outros dois pontos.