Início » Lutas » UFC » Stephen Thompson: do kickboxing para o UFC

Stephen Thompson: do kickboxing para o UFC

Publicado em:

Última atualização:

Stephen Thompson é conhecido como “Wonderboy” no mundo do UFC e é um dos lutadores mais habilidosos e respeitados de sua geração. Desde sua estreia no MMA, antes mesmo de fazer parte do UFC, Stephen Thompson se destacou por suas técnicas de striking e golpes precisos.

Nascido em 11 de fevereiro de 1983, em Simpsonville, Carolina do Sul, Stephen Thompson começou a treinar artes marciais aos três anos, quando era orientado por seu pai, Ray Thompson, o qual é faixa preta em kenpo karate. 

Graças aos conhecimentos de seu pai, Stephen desenvolveu um estilo de luta que combina a precisão e a rapidez do karatê com a força e agilidade do kickboxing.

Antes de ingressar no MMA, Thompson teve uma carreira invejável no kickboxing, acumulando um recorde invicto de 57 vitórias e nenhuma derrota.

Atualmente, o lutador também é instrutor de artes marciais e proprietário de uma academia, onde treina a próxima geração do esporte.

Stephen Thompson no kickboxing

Durante sua carreira no kickboxing, Thompson conquistou 5 títulos mundiais, destacando-se como um dos melhores kickboxers da sua geração. Ele competiu na World Combat League, fundada por ninguém mais ninguém menos que Chuck Norris. Pela WCL, Stephen Thompson permaneceu invicto ao longo de 2006.

Além disso, o lutador conquistou 15 títulos atuando no kickboxing, considerando categorias amadoras e profissional, antes de fazer sua migração para o UFC.

Stephen Thompson no UFC

Stephen Thompson fez sua estreia no UFC em fevereiro de 2012 contra Dan Stittgen e venceu por nocaute com um chute na cabeça no primeiro round. Esse golpe espetacular rendeu a ele o bônus de “nocaute da noite” do evento.

Ao longo de sua carreira no UFC, Thompson enfrentou alguns dos maiores nomes da divisão dos pesos meio-médios. Ele se destacou em lutas históricas contra Robert Whittaker, Jake Ellenberger, e Johny Hendricks. 

Aliás, uma vitória contra Hendricks em fevereiro de 2016, por nocaute técnico no primeiro round, foi importante para a carreira de Stephen Thompson e garantiu a chance de disputar o título​.

Desafios pelo título

Stephen Thompson teve duas oportunidades de disputar o título dos meio-médios do UFC contra Tyron Woodley. Contudo, o lutador nunca conseguiu alcançar o feito.

A primeira luta, em novembro de 2016, terminou em um empate técnico após cinco rounds intensos, o que não foi suficiente para o desafiante faturar o cinturão.

A segunda tentativa de conquistar o título foi novamente contra Tyron Woodley, realizada em março de 2017, e terminou com uma derrota para Thompson.

Estatísticas de Stephen Thompson

Stephen Thompson é um striker excepcional no mundo do UFC, com um estilo de luta inspirado no karatê no qual se destaca pela precisão e rapidez, e isso reflete em grandes números presentes em suas estatísticas.

  • Total de lutas no UFC: 20
  • Vitórias no UFC: 11
  • Derrotas no UFC: 6
  • Empates: 1
  • Vitórias por nocaute: 7
  • Vitórias por decisão: 4
  • Média de golpes significativos por minuto: 4,06
  • Precisão de golpes significativos: 41%
  • Defesa de golpes significativos: 58%
  • Média de quedas por 15 minutos: 0,32
  • Precisão de quedas: 45%
  • Defesa de quedas: 64%