Pedro Munhoz é um dos lutadores brasileiros mais conhecidos. Com o apelido The Young Punisher no ringue de MMA, ele é o ex-campeão peso-galo do Resurrection Fighting Alliance. A seguir, confira a trajetória desse lutador vindo de São Paulo a seguir e quais são as estatísticas em seu cartel.
Trajetória de Pedro Munhoz
Muito novo, Munhoz começou a treinar karatê Shotokan. Porém, ele acabou passando para o judô alguns anos depois e iniciou o treinamento em jiu-jitsu brasileiro aos 13 anos, sendo, assim, introduzido aos ringues.
Atuando como profissional desde 2009, ele deu início à sua carreira competindo em promoções locais em São Paulo, Brasil, antes de se transferir para os Estados Unidos em 2011. Durante esse período, Pedro participou de várias promoções regionais nos EUA, mantendo um recorde invicto.
Posteriormente, ele conquistou o título de campeão peso-galo da Resurrection Fighting Alliance em 16 de agosto de 2013 ao derrotar o veterano Jeff Curran por decisão dividida. Munhoz defendeu seu título pela primeira vez em 24 de janeiro de 2014, superando Billy Daniels por submissão no primeiro round. Logo após essa vitória, o lutador brasileiro assinou contrato com o UFC no início de fevereiro de 2014.
Começo no Ultimate Fighting Championship
Munhoz estreou no UFC em 22 de fevereiro de 2014 como substituto de última hora para o lesionado Francisco Rivera. Ele enfrentou o favorito Raphael Assunção no UFC 170, mas foi derrotado por decisão unânime. Em seguida, o paulista encarou o novato Matt Hobar em 31 de maio de 2014, no The Ultimate Fighter Brazil 3 Finale, conquistando a vitória por nocaute técnico no primeiro round.
Em 4 de outubro de 2014, Munhoz enfrentou Jerrod Sanders no UFC Fight Night 54, saindo vitorioso por submissão no primeiro round. Posteriormente, ele foi flagrado com níveis elevados de testosterona. Após solicitação de documentação dos testes por sua equipe e uma revisão por um especialista, constatou-se que seus níveis estavam no limite normal.
Pedro Munhoz admitiu usar dois suplementos permitidos pelo UFC que podem ter elevado seus níveis de testosterona, mas não fora do limite legal. Em 4 de novembro de 2015, foi suspenso por um ano, retroativo à sua luta, devido a metabólitos de testosterona exógena e sua vitória foi alterada para no-contest. No ano de 2015, ele teve apenas uma luta, no dia 7 de novembro, na qual acabou perdendo.
Lutas mais recentes
Pedro enfrentou Sean O’Malley em 2 de julho de 2022, no UFC 276. A luta foi considerada “no contest” no segundo round devido a uma dedada acidental no olho que impediu Munhoz de continuar. Após a luta, Munhoz divulgou seu registro médico mostrando que sofreu uma abrasão na córnea direita.
O lutador enfrentou Chris Gutiérrez em 15 de abril de 2023, no UFC on ESPN 44, vencendo por decisão unânime. Já em 19 de agosto de 2023, Munhoz lutou contra Marlon Vera no UFC 292, e perdeu a luta por decisão unânime. Sua luta mais recente foi em 9 de março de 2024, no UFC 299, na qual perdeu também por decisão unânime.
Cartel de Pedro Munhoz até agora
Atualmente, o lutador faz parte da equipe American Top Team. Em sua carreira, ele tem 20 vitórias e nove derrotas. Além disso, 40% de suas vitórias são por finalização. Pedro Munhoz não tem nenhuma luta marcada para os próximos meses.