Nascido em Kingston, na Jamaica, e lutando pela Inglaterra, Leon Edwards é o atual campeão dos meio-médios no Ultimate Fighting Championship. Rocky, como também é conhecido, conquistou o título após derrotar o nigeriano Kamaru Usman por nocaute em 2022. No ano seguinte, os dois se encontraram novamente para uma revanche, mas Edwards levou a melhor, vencendo o rival mais uma vez, agora por decisão dividida dos juízes.
Leon Edwards estreou profissionalmente no MMA em 2011, em um evento britânico chamado Fight UK MMA. O jamaicano naturalizado inglês enfrentou Damian Zlotnicki em sua primeira luta profissional, e já chegou mostrando a que veio após derrotá-lo com um nocaute ainda no primeiro round.
Em 2012, ele entrou para a British Association of Mixed Martial Arts, quando passou a disputar o BMMA, um importante evento de luta britânico da época. Em seguida, em 2014, Leon Edwards teve a primeira chance de disputar um cinturão na carreira. Assim, no BAMMA 15: Thompson vs. Selmani, Rocky submeteu Wayne Murrie com um mata-leão e se tornou o campeão do meio-médio, título este que defendeu com sucesso contra Shaun Taylor no BMMA seguinte.
A trajetória no UFC
O encontro entre Usman e Edwards em 2022 não foi o primeiro entre os dois no Ultimate Fighting Championship de Dana White. Isso porque, em 2015, quando estavam em seu início de carreira no UFC, eles protagonizaram uma luta que marcou a carreira de ambos. A história de Leon no Ultimate, contudo, começa um pouco antes.
Ainda em 2014, Leon Edwards fez sua estreia no Ultimate, enfrentando Claudio Silva em uma noite que tinha como luta principal o embate entre Maurício Shogun e Saint Preux. Mas Edwards perdeu sua primeira luta no UFC para o brasileiro em decisão dividida dos juízes.
No ano seguinte, foi a vez do primeiro encontro com o pesadelo nigeriano Kamaru Usman no UFC on Fox: Dos Anjos vs. Cerrone 2. Usman mostrou toda sua superioridade dominando a luta e sendo bem mais agressivo que Edwards. Ao final do terceiro round, os juízes decretaram por unanimidade a vitória do nigeriano.
Após a derrota, Rocky abriu uma sequência de nove vitórias e um no contest até seu caminho cruzar novamente com o de Kamaru Usman em agosto de 2022 — agora na briga pelo cinturão da categoria.
O nigeriano entrou no octógono com bastante agressividade e força, impondo seu ritmo à luta e deixando Edwards sem muitas opções de ataque. No entanto, no quinto e último round, em uma distração de Usman, Edwards nocauteou o oponente, levando o título e conquistando o cinturão.
Em março de 2023, Kamaru Usman enfrentou Edwards de novo em busca da revanche, no entanto, mais uma vez foi derrotado, agora por decisão unânime. No mesmo ano, Leon defendeu o cinturão contra Colby Covington com sucesso. No dia 27 de julho, ele colocará o título à prova novamente, agora contra o striker Belal Muhammad.
Números de Leon Edwards
Idade: 32 anos
Altura: 1,88 m
Peso: 77 kg
Alcance: 1,88 m
Cartel: 22-0-3 (V-D-E)
Vitórias por nocaute: 7
Vitórias no 1º round: 5
Golpes significativos desferidos: 1483
Golpes significativos conectados: 791
Taxa de efetividade: 53% | 2,75 golpes sig. conectados por minuto
Golpes por posição: 605 em pé | 100 no clinch | 86 no solo
Golpes por área: 444 na cabeça | 183 no corpo | 164 nas pernas
Tentativas de queda: 69
Quedas aplicadas: 12