O ano de 2024 não começou muito bem para Jamahal “Sweet Dreams” Hill. Após tirar o cinturão dos meio-pesados do brasileiro Glover Teixeira em 2023, o norte-americano perdeu o posto de rei da categoria no Ultimate Fighting Championship (UFC) para Alex Pereira, após ser nocauteado pelo rival em pleno primeiro round.
O apelido curioso, que em português significa “doces sonhos”, ele ganhou de um colega. “Um companheiro de equipe sugeriu esse apelido antes da minha primeira luta amadora, e eu consegui um nocaute em 42 segundos, então acabou pegando“, contou o atleta ao site do UFC.
Saindo do amadorismo, Hill estreou nas artes marciais mistas de forma profissional em 2017, em um evento chamado Knock Out Promotions (KOP). Em sua primeira luta, ele enfrentou o norte-americano Alex Davison, vencendo o oponente por decisão unânime dos juízes. Em seguida, em 2018, conquistou a chance de disputar o cinturão do KOP. No evento KOP 62: Townsend vs. Hill, Jamahal tirou o título de Dequan Townsend, também por decisão unânime.
Como Jamahal Hill chegou ao UFC
Em 2019, Hill participou do Dana White Contender Series. Trata-se de um programa em que lutadores diferentes se enfrentam no octógono em busca de impressionar Dana White e, assim, conquistar o sonhado contrato com o UFC.
Na ocasião, faltando 30 segundos para o fim do segundo round, o norte-americano venceu Alexander Poppeck com um nocaute. Assim, ele entrou oficialmente para o elenco da franquia de MMA. Sua primeira luta como contratado foi em 2020, quando Jamahal enfrentou o sérvio Darko Stošić no evento UFC Fight Night: Blaydes vs. Dos Santos. E, mais uma vez, os juízes declararam por unanimidade que Hill era o vencedor.
Sua segunda luta no Ultimate foi um tanto polêmica. Inicialmente, o norte-americano saiu do octógono como vencedor de seu confronto com o brasileiro Klidson Abreu. No entanto, a vitória foi anulada, e a luta, marcada como no contest, ou seja, sem resultado, pois Hall testou positivo para o uso de entorpecentes.
No final de 2021, Jamahal Hill abriu uma sequência de vitórias que lhe levou até a disputa do cinturão dos pesados em 2023. Em uma noite intensa e repleta de lutadores brasileiros nos cards preliminares e no principal, o então dono do título, Glover Teixeira, enfrentou Hill na luta principal do evento.
O norte-americano dominou o combate, conectando mais golpes significativos no brasileiro. A luta durou cinco rounds e, ao final, os juízes declararam que Jamahal Hill era o novo campeão dos pesos-pesados do Ultimate. Mas esse título não durou muito, pois pouco mais de um ano depois, Hill voltou ao octógono, agora para defender o cinturão contra Alex Pereira, e foi nocauteado ainda no primeiro round.
Dados estatísticos
- Idade: 33 anos
- Altura: 1,93 m
- Peso: 92 kg
- Alcance: 2,01 m
- Cartel: 12-2-0 (V-D-E)
- Vitórias por nocaute: 7
- Golpes significativos desferidos: 1137
- Golpes significativos conectados: 620
- Taxa de efetividade: 55% | 7,18 golpes sig. conectados por minuto
- Golpes por posição: 493 em pé | 71 no clinch | 56 no solo
- Golpes por área: 408 na cabeça | 156 no corpo | 56 nas pernas