Início » Lutas » UFC » A história de Charles Oliveira no UFC

A história de Charles Oliveira no UFC

Publicado em:

Última atualização:

A carreira de Charles Oliveira no UFC (Ultimate Fighting Championship) é repleta de momentos emocionantes. Mesmo com a derrota para Arman Tsarukyan em abril, o esportista ainda não pretende parar e tem o sonho de lutar contra Conor McGregor e fazer revanche com o atual campeão dos pesos-leves Islam Makhachev.

Em todo o seu período como profissional, são 34 vitórias e apenas dez derrotas para o lutador que já foi o detentor do cinturão. Atualmente, ele é o brasileiro que ganhou o maior número de duelos no Ultimate Fighting Championship. Fora isso, o esportista também tem o recorde de maior número de nocautes na liga.

Saiba mais a seguir sobre a carreira de Charles Oliveira no UFC, suas estatísticas, desempenho geral e destaques!

A carreira de Charles Oliveira no UFC

As performances de Charles de Oliveira no UFC são classificadas como uma das melhores para se assistir entre os lutadores da liga. Com sua estreia em 2010 sendo uma vitória por finalização aos 41 segundos do primeiro round em cima de Darren Elkins.

Além disso, o esportista brasileiro já foi o campeão dos pesos-leves após a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov. O atleta ainda defendeu seu cinturão quando venceu Dustin Poirier por nocaute. Mantendo o título no UFC 247, o “Do Bronx” não conseguiu cumprir o peso permitido e foi oficialmente destituído de seu título após pesar meia libra acima do permitido. Sendo assim, cancelaram a luta contra Justin Gaethje, e o título passou para o norte-americano.

Com a chance de levantar o título, o atleta tinha que vencer o russo Islam Makhachev na edição 280 para voltar a ter o cinturão. Entretanto, o brasileiro perdeu por finalização no segundo round. Após a derrota, ele teve ainda dois confrontos no UFC. O primeiro aconteceu contra Beneil Dariush, no qual Charles Oliveira nocauteou seu adversário. Já a segunda foi contra Arman Tsarukyan na edição 300, no qual o ex-campeão perdeu por decisão do júri técnico.

Até então, Charles Oliveira ganhou 31 lutas no UFC pela via rápida, sendo 21 por finalização e dez por nocaute. Além disso, ele teve dez derrotas e um ‘no contest’ (sem resultado). Seus principais triunfos foram sobre Beneil Dariush, Dustin Poirier, Jim Miller, Justin Gaethje, Michael Chandler e Tony Ferguson.

Próximos passos do lutador

A carreira de Charles Oliveira no UFC após derrota para o ascendente russo-armênio é de precaução e calma. O lutador ainda está projetando sua volta para o segundo semestre de 2024, o lutador recusou recentemente o desafio do polaco Mateusz Gamrot.

Assim visando cautela, o brasileiro ex-campeão e número dois no top 15 peso-leve (70 kg) de sua liga não parece estar focado em medir forças com mais um atleta que busca ascender no ranking da categoria. Há conversas e boatos também de que o lutador pode mudar sua categoria para os meio-médios.

Vale lembrar que Charles Oliveira está em má fase no UFC devido aos resultados e o esportista brasileiro nunca esteve tão longe como agora para voltar a conquistar o cinturão.