Início » Lutas » UFC » Belal Muhammad no UFC: confira a história e as conquistas do lutador

Belal Muhammad no UFC: confira a história e as conquistas do lutador

Publicado em:

Última atualização:

O segundo colocado no ranking divisão peso meio-médio no UFC, Belal Muhammad, compete profissionalmente desde 2012 e, anteriormente, já lutou pelo Bellator e Titan FC. O atleta de pais palestinos nasceu em Chicago, Illinois, e possui quatro irmãos. 

O início de sua história com a luta começou como muitos outros atletas das Artes Marciais Mistas (MMA), no wrestling do ensino médio, mais especificamente na Bogan High School, e posteriormente na Universidade de Illinois em Urbana Champaign, onde se formou. 

Depois disso, começou sua trajetória no MMA. Teve uma vitória por nocaute técnico contra Steve Carl e se tornou campeão Peso meio-médio do Titan Fighting Championships, chegando a ter um cartel de nove vitórias e nenhuma derrota. Isso, no entanto, durou apenas até sua estreia no UFC.

História no UFC

A estreia de Belal Muhammad no UFC aconteceu em 2016, quando estreou em um combate contra Alan Jouban no UFC Fight Night 90, em que perdeu por decisão unânime, mas ganhou o prêmio de Luta da Noite. Depois disso, sua segunda luta em setembro do mesmo ano resultou em uma vitória por nocaute técnico sobre Augusto Montaño no UFC Fight Night 94.

Já no UFC 205, Muhammad enfrentaria Lyman Good, mas, por conta de uma violação antidoping de Good, ele enfrentou Vicente Luque, perdendo por nocaute no primeiro round. Dito isso, Muhammad também teve outras lutas notáveis em sua carreira, incluindo vitórias sobre Randy Brown, Jordan Mein, Tim Means, e Takashi Sato. Esta última lhe rendeu o prêmio de Performance da Noite.

Além disso, o lutador também enfrentou uma série de adversários de alto nível, incluindo Leon Edwards, Demian Maia, Stephen Thompson e Vicente Luque, conquistando vitórias importantes por decisão unânime. Inclusive, também teve um revés notável contra Geoff Neal por decisão unânime.

Por fim, em outubro de 2022, Muhammad nocauteou Sean Brady no UFC 280, recebendo seu segundo bônus de Performance da Noite. Depois disso, bateu o brasileiro Gilbert Burns em 2023. Sendo assim, com uma sequência de dez lutas sem perder, sendo nove vitórias e um no contest, Muhammad irá enfrentar Leon Edwards pelo título da divisão no UFC 304.

Belal tem grande fama pelo seu alto número de vitórias por decisão unânime, igualando-se a lendas como Georges St-Pierre e Kamaru Usman com dez vitórias desse tipo na divisão dos meio-médios, e ficando em segundo lugar no geral da história do UFC.

Conquistas de Belal Muhammad

Além de conquistar duas vezes o prêmio de Performance da Noite, em vitórias contra Takashi Sato e Sean Brady, Belal Muhammad também recebeu um de Luta da Noite por seu combate contra Alan Jouban.

Um ponto alto de suas habilidades é sua defesa de quedas, nas quais ele tem um impressionante índice de 93.3% de defesas bem-sucedidas, o segundo melhor na história da divisão dos meio-médios do UFC.

Enquanto isso, no Titan Fighting Championship, foi campeão peso meio-Médio uma vez, mostrando sua capacidade de dominar em níveis preliminares do esporte. Além disso, Muhammad foi reconhecido pelo MMAjunkie.com em janeiro de 2019 pelo Fight of the Month contra Geoff Neal.