Quando falamos sobre o futebol internacional, mais precisamente os clubes europeus, o Manchester City se posiciona como um dos principais destinos dos grandes craques da história do futebol.
Nomes como o do meio-campista Yaya Touré ou o histórico Bert Trautmann passaram pelo clube inglês e deixaram suas marcas, seja em grandes decisões, em confrontos épicos ou com suas jogadas impressionantes.
Neste cenário de grandes vitórias e goleadas marcantes, os zagueiros do Manchester City ocupam uma posição de destaque. Por isso, neste conteúdo, vamos falar sobre a defesa do City e seus grandes atletas ao longo dos tempos. Continue a leitura para saber mais.
Quem são os zagueiros titulares do Manchester City atualmente?
Muitos jogadores de talento já passaram pela zaga do City, com diversas nacionalidades e apresentando desempenhos incríveis. Aliás, nesta temporada, os zagueiros protagonistas confirmados são Rúben Dias, Manuel Akanji, Nathan Aké e John Stones.
Vamos conhecer melhor esses craques?
Rúben Dias
Dias chegou ao Manchester City em 2020, vindo de uma sequência de temporadas no Benfica. Desse modo, desde sua chegada, ele defendeu a zaga do City em quatro jogos, marcando quatro gols, em confrontos vitoriosos contra os clubes West Ham, Aston Villa, Newcastle e Sevilla.
Manuel Akanji
Akanji veio do Borussia Dortmund para o City em 2022 e tem contrato fechado com o clube até meados de 2027. Então, desde sua chegada, participou de cinco jogos, marcando cinco gols. Os resultados dos jogos em que o atleta disputou foram quatro vitórias (Real Madrid, BSC Young Boys, Bournemouth e FC Copenhagen) e um empate contra o Chelsea.
Nathan Aké
O holandês, assim como Dias, chegou ao City em 2020. Sendo assim, Aké saiu do inglês AFC Bournemouth, onde jogou em dois momentos diferentes: na temporada 2016/17, quando foi emprestado pelo Chelsea, e na temporada 2017/18, quando aceitou a proposta definitiva do clube.
Além disso, no City, Nathan Aké esteve em dez jogos, entregando dez gols em nove vitórias e uma derrota, sendo esta para o Leicester na temporada 2020/21 da Premier League.
John Stones
Após três anos jogando no FC Everton, Stones foi para o Manchester City, mais precisamente em 2016. O contrato do jogador foi renovado algumas vezes e o atual acordo mantém John Stones no City até 2026.
Em seu período no The Citizens, Stones participou de 14 jogos e marcou 16 jogos ao todo. Sua atuação como zagueiro do City garantiu sua presença em 13 vitórias e um empate contra o Liverpool.
Melhores zagueiros do Manchester City ao longo da história
Quando um zagueiro conquista a sua fama em campo e constrói seu caminho na história do clube, outros que vêm depois se inspiram e buscam bater recordes e conquistas.
Nesse sentido, no Manchester City, muitos zagueiros entraram para o ranking dos melhores. Portanto, a seguir, confira o top 10 dos zagueiros recordistas do clube.
- Mike Doyle (faleceu em 2011)
- 426 jogos
- 23 gols
- 3 assistências
- Tommy Booth (carreira finalizada em 1984)
- 400 jogos
- 26 gols
- 2 assistências
- Willie Donachie (carreira finalizada em 1990)
- 376 jogos
- 2 gols
- Sem assistências
- Vincent Kompany (carreira finalizada em 2020)
- 360 jogos
- 20 gols
- 10 assistências
- Richard Dunne (carreira finalizada em 2015)
- 352 jogos
- 7 gols
- 2 assistências
- Pablo Zabaleta (carreira finalizada em 2020)
- 333 jogos
- 12 gols
- 25 assistências
- Kyle Walker (no Manchester City desde 2017)
- 301 jogos
- 6 gols
- 23 assistências
- Ian Brightwell (carreira finalizada em 2007)
- 276 jogos
- 7 gols
- 6 assistências
- John Stones (no Manchester City desde 2016)
- 257 jogos
- 16 gols
- 7 assistências
- Aleksandar Kolarov (carreira finalizada em 2022)
- 247 jogos
- 21 gols
- 35 assistências