O Vitória é um dos personagens principais da Copa do Nordeste. O torneio, que reúne equipes da região, está presente todos os anos no calendário do futebol brasileiro. O Leão da Barra é o maior campeão ao lado do Bahia. Mas, afinal, quantas taças o Vitória tem na Copa do Nordeste? Acompanhe o texto e confira o retrospecto do time baiano.
História do Vitória na Copa do Nordeste
Em toda a história, o Vitória participou de 19 edições da Copa do Nordeste. O Leão só não esteve no quadro de participantes em 2016 porque não obteve a pontuação necessária, e em 2022 por não passar das eliminatórias.
Em 1994, o clube participou da edição de estreia do torneio. Entretanto, com o desempenho abaixo da média, sequer saiu da fase de grupos. A primeira final veio em 1997, assim como o primeiro troféu da competição.
O Vitória está classificado para a Copa do Nordeste em 2025, mas ainda não sabe quem irá enfrentar. As expectativas são altas, com potencial de briga pelo título e um excelente futebol.
Quantas Copas do Nordeste o Vitória tem?
O Vitória tem quatro títulos da Copa do Nordeste, conquistados em 1997, 1999, 2003 e 2010. Divide o legado de maior campeão com o Bahia, que ostenta o mesmo número de taças. O Leão foi vice em três oportunidades, além de ser o segundo time com mais finais disputadas na história da competição, com sete. Saiba mais sobres os titulos do clube:
1997 – Primeiro título do Vitória na Copa do Nordeste
Sob um formato completamente diferente, o Vitória superou todos os adversários e, assim, conquistou o primeiro título na Copa do Nordeste. O time derrotou o Confiança (4 x 2 no agregado) nas oitavas de final, passou pelo Santa Cruz nas quartas (6 x 3 no agregado), e venceu o Ceará na semifinal em dois confrontos acirrados (6 x 5 com a soma dos placares). Por fim, levou a melhor no clássico contra o Bahia na decisão do campeonato, com uma vitória e uma derrota entre os embates (4 x 2 no agregado).
1999 – Bicampeonato do time
O bicampeonato do Vitória na Copa do Nordeste foi conquistado em 1999. a fase de grupos, o elenco ganhou três partidas, empatou duas e perdeu uma, somando 11 pontos na segunda colocação. Nas quartas de final, o Leão passou pelo Botafogo da Paraíba (4 x 3 no agregado), enquanto na semifinal avançou pelo Sport (2 x 2, com vantagem por conta dos pontos).
Reencontrou o rival Bahia na final do torneio. O Vitória levou o primeiro jogo, mas perdeu o segundo. Mesmo assim, com o agregado em 2 x 1, teve o direito de levantar o caneco na cerimônia de premiação.
2003 – Terceiro troféu da equipe baiana
Sob um modelo diferente, o Vitória estreou na segunda fase da competição. Em partida única, venceu o Sergipe por 4 x 0, e o América do Rio Grande do Norte sem problemas (4 x 2 no agregado) na semifinal.
Na decisão pelo título, Vitória e Fluminense de Feira ficaram frente a frente. No primeiro jogo, 1 a 1, mas na volta o empate sem gols assegurou o troféu ao Leão pela vantagem no gol fora de casa.
2010 – Vitória conquista o quarto título da competição
O quarto e último troféu do Vitória na Copa do Nordeste veio em 2010.
Na fase de grupos, o time baiano anotou 25 pontos após vencer sete duelos, empatar quatro e perder três. À frente, o ABC teve a melhor campanha do campeonato com cinco pontos a mais.
Em sequência, o Vitória passou por cima do CSA na semifinal, por 2×1, e venceu o ABC, também por 2×1, para ser tetracampeão.